A Black Friday faz parte do calendário comercial e se destaca como uma excelente oportunidade de impulsionar as vendas do seu e-commerce. No entanto, para aproveitar esse período, é necessário planejar algumas estratégias para ser visto diante da concorrência.
Afinal, garantir um serviço logístico de qualidade, boa gestão de estoque, qualidade na descrição dos produtos e um bom atendimento ao cliente são ações que garantem satisfação do público e, consequentemente, a lucratividade do seu negócio. Por isso, separamos estratégias eficazes para te ajudar, confira!
1. Faça o gerenciamento do seu estoque
O gerenciamento de estoque é uma estratégia de Black Friday fundamental para que o seu negócio consiga ter bons resultados nesse período. É um processo que consiste no planejamento, organização e controle das mercadorias armazenadas.
- Inventário de estoque: faça uma contagem dos produtos, verifique a data de validade e identifique produtos com possíveis danos;
- Reposição: estabeleça um sistema de reposição eficiente quando o estoque estiver baixo;
- Análise de vendas: identifique os produtos mais vendidos para obter uma estimativa de demanda para o período.
Implementar um sistema de gerenciamento de estoque eficaz é uma das bases para a Black Friday. Ter isso estabelecido pode garantir benefícios para o seu negócio, como a redução de custos e melhorias na tomada de decisão, além de minimizar as perdas de produto.
2. Converse com seus fornecedores
Conversar com seus fornecedores é a base para alcançar o sucesso durante a campanha. Essa é a oportunidade perfeita para garantir a disponibilidade dos produtos e negociar com os fornecedores para estabelecer os melhores prazos e preços.
Você pode pesquisar ou solicitar orçamentos de fornecedores distintos para fazer comparações e obter as melhores condições — não esqueça de verificar as formas de pagamento para ter acesso às mais flexíveis.
3. Garanta um bom serviço logístico
Garantir um bom serviço logístico é a chave do sucesso de uma estratégia para Black Friday. Essa etapa envolve um planejamento muito bem pensado para proporcionar uma excelente experiência de compra aos clientes. Os principais pontos que otimizam o serviço logístico da sua loja, incluem:
- Verificação de estoque;
- Planejamento;
- Automatização de processos;
- Parceria com transportadoras;
- Acordos com fornecedores.
Além disso, é fundamental se preparar para possíveis imprevistos no decorrer das campanhas de Black Friday, como o aumento de demanda ou atraso na entrega de produtos. Manter a comunicação direta com os clientes e realizar treinamentos com os colaboradores são fatores fundamentais.
4. Otimize o site para não ter problemas de carregamento e servidor
Um dos fatores que podem fazer com que o cliente desista de uma compra é a lentidão do site. Isso ainda pode prejudicar o alcance do seu site nos mecanismos de busca, como Google e Bing, por exemplo. Corrigir a velocidade do site é indispensável para garantir o ranqueamento, melhora a experiência do cliente e até uma maior taxa de conversão.
5. Melhore a descrições dos produtos
A descrição dos produtos pode facilmente converter visitantes em clientes ao convencê-los de que aquela seria uma ótima compra. Para isso, utilize palavras-chave relevantes, adicione chamadas de ação, destaque os principais benefícios e otimize todo o site para mobile, tornando-o responsivo.
6. Treine o seu atendimento ao cliente
A Black Friday pode aumentar as demandas de maneira significativa e, como consequência, pode surgir a necessidade de existir mais colaboradores. Portanto, realizar treinamentos com eles para esse período, é uma maneira inteligente de conscientizá-los sobre como agir em determinadas situações. Para treinar a sua equipe, é necessário:
- Comunicação clara e precisa;
- Conhecimento das ferramentas;
- Informações sobre os produtos;
- Formas de identificar oportunidades de vendas;
- Investir em simulações de atendimento.
Vale ressaltar que oferecer um bom atendimento ao cliente é o melhor investimento. Ao focar em treinamento para a sua equipe, você consegue construir um bom relacionamento com os clientes e conquistar a fidelidade deles.
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7. Invista em pós-venda
O pós-venda é uma ótima oportunidade para transformar um comprador em um defensor da marca. Algumas maneiras de otimizar o pós-venda incluem a personalização no atendimento, comunicação proativa, pesquisa de satisfação e facilidade de contato.
Não apenas isso, mas o programa de fidelidade para recompensar os compradores mais fiéis, é uma ótima forma de fazer com que os consumidores continuem comprando em sua loja mesmo após o período de Black Friday.
8. Crie uma landing page com otimização SEO
A criação de uma landing page com otimização SEO consiste em páginas que tem como principal objetivo a conversão de visitantes em clientes. Para isso, é necessário definir um objetivo claro, criar títulos atraentes e escolher as melhores palavras-chave.
Outros pontos importantes incluem a otimização das imagens e da estrutura da URL, a utilização de meta descrição e realização do monitoramento das pesquisas realizadas nos mecanismos de busca, por meio do Google Search Console ou Google Analytics.
Para melhorar ainda mais o alcance do seu empreendimento, deve contar com uma empresa de consultoria adequada. Para isso, conte com a YAV Digital, temos uma equipe treinada para auxiliar no crescimento da sua empresa com foco em resultados!
9. Estabeleça promoções chamativas
Estabelecer promoções chamativas envolve criar programas de fidelidade, pacotes personalizados, desconto por forma de pagamento, brindes, descontos, frete grátis a cada determinado valor em compras e cupons etc. — e tudo isso pode ser divulgado nas suas redes sociais!
No entanto, é importante lembrar que essas promoções devem ser sustentáveis para o seu negócio. Isso significa que é necessário realizar um planejamento financeiro antes mesmo de começar a oferecer benefícios aos consumidores!
10. Crie um programa de fidelidade
Criar um programa de fidelidade bem estruturado é a chave para fortalecer e estreitar o relacionamento com os clientes. Para isso, é necessário escolher o modelo e determinar as recompensas. Existem diversos tipos de programa de fidelidade, como pontos, rankings, cashback e níveis. Porém, é necessário estabelecer regras fáceis de entender e flexíveis para diminuir a chance de futuros conflitos.
11. Desenhe suas campanhas de marketing antecipadamente
Planejar o marketing de Black Friday antecipadamente é uma estratégia bastante eficiente e necessária para garantir o sucesso das vendas do seu negócio. As principais etapas de planejamento incluem:
- Definir os objetivos;
- Juntar suas ideias de Black Friday às estratégias;
- Escolher os canais de comunicação;
- Criar um calendário editorial.
Faça uma lista de todas as tarefas necessárias durante a campanha, como a parte publicitária, envio de e-mail marketing, criação de conteúdo e publicação etc. Não esqueça de monitorar as métricas para realizar ajustes ao final, se necessário.
12. Invista em anúncios pagos
Por último, uma estratégia amplamente usada durante a Black Friday são os anúncios pagos por meio de plataformas como o Google Ads, Meta (Facebook e Instagram) e Pinterest Ads. Esse recurso permite que empresas alcancem mais consumidores e tenham maiores oportunidades de conversões.
Alguns dos principais benefícios dos anúncios pagos são a segmentação precisa, alcance rápido, flexibilidade e resultados mensuráveis. Cada campanha pode ser utilizada para melhorar o alcance.
Investir na Black Friday é uma oportunidade única de impulsionar as vendas do seu empreendimento e conquistar o reconhecimento de marca. Escolha a YAV Digital para te ajudar nesse período e alavancar o sucesso do seu e-commerce!
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