O porte da sua empresa definirá o capital inicial a ser investido, cerca de R$ 1.000,00 à R$10.000 de investimento. Contudo, esses valores podem variar para mais ou para menos dependendo do tamanho da empresa, quantidade de funcionários, estoque, dentre outros fatores.
Nesse post, você terá noções iniciais do que é preciso para abrir uma loja de roupas on-line, descobrirá qual será o valor de capital necessário para começar conforme o porte do seu empreendimento, como divulgar seus produtos online e saberá se este é um ramo lucrativo. Acompanhe!
Como definir o tipo de porte da minha loja on-line?
Abrir uma empresa do zero no módulo online envolve alguns custos iniciais – mas que só precisam ser feitos uma vez! – e custos periódicos para a manutenção de estoque e/ou serviços.
Para isso, o primeiro passo é definir o porte do seu empreendimento. No segmento de pequenos negócios existem algumas classificações definidas por lei, conheça:
Microempreendedor Individual (MEI)
Dentro dessa categoria, além do empreendedor, pode ser feita a contratação de até 1 funcionário por CNPJ e ter um faturamento de até R$ 81 mil por ano. Após abrir um MEI, é necessário efetuar um pagamento mensal de uma taxa entre R$ 67 a R$ 72 para manter seu cadastro ativo.
O investimento inicial pode variar entre R$ 1 mil a R$ a R$ 5 mil. Esse valor servirá para compra de estoque de produtos, identidade visual (opcional), compra de domínio, impostos, embalagens, entre outros itens que podem ou não ser precisos.
Micro Empresa (ME)
Nesta modalidade de empresa é permitido ter um total de 19 funcionários e faturamento de R$ 81 mil até R$ 360 mil, para uma média de ganho bruto de R$ 30mil ao mês. Na proporção que o porte da empresa aumenta, seus impostos também.
Para um investimento inicial de ME, você deve desembolsar valores que podem variar entre R$ 5 mil a R$ 50 mil. Neste montante, estão inclusos os valores para desenvolvimento de e-commerce, aluguel de apps operacionais, contratação de profissionais de tecnologia, dentre outros.
Você também pode se interessar: Como abrir um e-commerce: dicas para começar!
Empresa de pequeno porte (EPP)
Na última categoria de pequenas empresas temos a EPP. Nessa, o quadro de funcionários poderá ir de 10 a 49, e atingir faturamento anual entre R$360 e R$ 4,8 milhões, assim como uma alíquota de 4 a 7,83% ao ano.
Para iniciar um projeto para uma empresa de pequeno porte o valor inicial pode começar em R$ 50 mil e podendo chegar a faixa de R$ 500 mil.
Montar uma loja de roupas on-line é lucrativo?
O segmento com maior destaque de 2022 foi o de moda e acessórios, que movimentou cerca de R$ 20 bilhões no Brasil. Esses dados foram retirados de um levantamento sobre informações de busca realizadas pelos usuários.
A pesquisa foi encabeçada pela SmartHint, um dos maiores sistemas de inteligência de buscas e recomendações da América Latina, pertencente à Magalu.
Segundo o diretor-geral da Nuvemshop no Brasil, Guilherme Pedroso
“Moda é o segmento que mais evolui no e-commerce e, após o salto de crescimento dos últimos anos, a tendência ainda permanece. As lojas se adaptaram ao ambiente online e passaram a investir mais nesse canal de venda por meio de estratégias que integram o físico e o digital. Dessa forma, o setor continua atraindo mais consumidores e aumentando a confiança das pessoas na hora de comprar”, afirma.
Veja também: Entenda a diferença entre e-commerce e marketplace!
O que é preciso para abrir uma loja de roupas on-line?
Os primeiros passos para abrir sua loja de roupas on-line são: registro do CNPJ da empresa, definição do nicho de moda em que irá atuar, público-alvo e persona, fornecedores confiáveis e a plataforma de venda. Entenda sobre cada etapa:
1. Registre sua loja de roupas
O primeiro passo para tirar sua loja online de roupas do papel é fazer o registro de pessoa jurídica (CNPJ) — que também pode ser obtido através de um MEI. Para garantir que tudo saia conforme as determinações da lei, você pode buscar por uma consultoria jurídica.
Com o auxílio de um advogado, você irá entender quais os passos necessários para o registro da empresa de forma personalizada, pois existem diversas categorias e níveis de empreendimento.
Outra alternativa são os sites especializados neste ramo de cadastros CNPJ. Eles são seguros e cuidam desse processo todo para você, de forma prática e rápida.
Para sua empresa estar em dia com a Receita Federal é preciso ter um registro ou identificação no órgão. Isso é necessário para que sua empresa cumpra com as responsabilidades de impostos diante do Governo Federal e não fique inadimplente com o estado.
Lembrando que alguns procedimentos e exigências podem variar conforme a sua região.
2. Defina seu nicho
Mesmo que o ramo de moda seja um nicho segmentado, para você ser mais assertivo e atender com excelência às demandas do seu cliente é necessário traçar o estilo de roupa que eles mais consomem. Trabalhando bem essa etapa na abertura do seu negócio, você evitará futuros problemas, como estoque parado.
Definir o seu nicho de mercado te garante um melhor posicionamento comercial e autoridade na área definida. Alguns são:
- Brechó;
- Roupas esportivas;
- Moda infantil;
- Moda gestante;
- Moda plus size;
- Moda evangélica;
- Moda infanto-juvenil;
- Dentre outras.
Tendo alguns exemplos como ponto de partida, faça uma pesquisa na sua região, procure se há fornecedores que possam atender a sua demanda de peças e encontre peças que encante seus clientes.
Acesse: 8 dicas para criar conteúdo para o Instagram da sua loja
3. Conheça seu público-alvo e persona
É muito importante definir muito bem quem será o público-alvo e persona. Para isso, imagine quem poderia se interessar pelo perfil de roupas que você irá vender e as principais dores da sua clientela. Dessa forma, é possível atender esse grupo de forma personalizada e gerar valor para o nosso negócio.
Para que você atenda cada vez com mais qualidade, é possível montar um resumo geral inicial dessa “persona” — A figura semi fictícia a quem seu negócio é direcionado. E, com o tempo e maior número de informações, montar uma lista detalhada que pode conter:
- Idade;
- Profissão;
- Atividades de lazer;
- Hábitos;
- Forma de se comunicar;
- Problemas/Dores.
4. Encontre fornecedores qualificados
Um fator que influencia muito a qualidade do seu produto é a empresa que você definirá como fornecedora. Uma má escolha pode afetar os preços finais das peças, os prazos de entrega, qualidade e a reputação da sua loja com os clientes.
Por isso, tome o tempo necessário buscando as melhores parcerias. Algumas dicas na hora de procurar são:
- Pesquise os mais indicados e bem avaliados no Google: leia o feedback sobre a empresa e procure por relatos sobre a qualidade dos produtos ofertados;
- Dê preferência a fornecedores locais: tendo uma proximidade maior, você fica por dentro de todo o processo, tem custos reduzidos com entrega e com o tempo de entrega;
- Fique de olho nos catálogos on-line: para identificar se o custo-benefício de um fornecedor distante vale a pena, entre em contato com representantes comerciais e pesquise sobre frete, tempo de entrega e outras informações sobre logística;
- Entre em contato com o fabricante: cada empresa tem uma quantidade mínima de venda e, em geral, quando começamos com pedidos menores, comprar direto da fábrica pode não ser viável ou possível. Mas, isso não inviabiliza o contato, pois eles podem te indicar os melhores fornecedores autorizados para te atender.
- Tenha sempre um segundo fornecedor: escolha duas empresas que podem sempre atender a demanda específica do seu e-commerce, isso vai te ajudar a ter uma segurança na hora de definir prazos de entrega e gera competitividade nos valores que você irá pagar no atacado.
Veja: Gestão de vendas: o que é, como funciona e porque investir?
5. Escolha a melhor plataforma de vendas para seu negócio
Como já vimos até aqui, a fase inicial de estruturar um novo negócio virtual pode envolver diversas etapas e demandar boa parte do seu tempo, e é nesse momento que questões como “Eu vou ter que desenvolver um site do zero?” podem surgir.
Hoje não é necessário entender de programação para ter seu domínio online, existem plataformas de consultoria que personalizam todo o domínio com a sua identidade visual e produtos que você vende. Você também encontra plataformas de criação de e-commerce automatizadas, sendo possível encontrar layouts prontos.
O que fazer para divulgar sua loja online no início do negócio?
O marketing digital é a melhor forma de divulgar e atrair novos clientes para o seu negócio on-line. Por meio de alguns mecanismos e com uso das redes sociais é possível gerar um bom retorno de visitas e possíveis compras no site.
- Utilize as redes sociais como vitrine virtual: através delas você pode ter um contato maior com seus clientes, atualizá-los das novidades e atrair pessoas novas para seu site;
- Aposte em conteúdos de blog: com uma boa comunicação sobre suas peças você pode agregar valor e também fornecer informações importantes sobre o nicho, aumentando o tráfego do seu domínio. Aproveite o espaço para falar aprofundadamente sobre o diferencial da sua marca e produto;
- Mantenha o contato com o cliente: o e-mail marketing é uma ferramenta muito forte de vendas. Com ele, você consegue disparar conteúdos para clientes qualificados, dessa forma sua comunicação se torna mais assertiva.
- Otimização SEO para sua página: na hora de anunciar seu produto ou serviço, o que pode ser melhor que a maior vitrine do mundo? Torne sua página relevante e com conteúdo para divulgação no Google, assim, sempre que alguém fizer uma busca por uma empresa com autoridade no ramo, você vai estar presente na tela do notebook ou celular de possiveis futuros clientes.
- Invista em trafego pago: outra forma de estar sempre na mente do consumidor, é com o trafego pago! Nele, você investe uma quantia pelo tempo decidir, e compra “espaços” para divulgar seu produto/ serviço em platarformas como Facebook ads, Instagram ads, Google ads, entre outras.
- Crie defensores da sua marca: se quiser um investimento menor no começo, você pode investir na forma mais clássica de marketing, o marketing boca a boca. Clientes felizes e com suas expectativas superadas, fazem questão de contar sua experiência levando o nome da sua empresa para frente. Esse tipo de estratégia deve sempre acompanhar sua empresa!
E aí, já está se sentindo inspirada para dar o primeiro passo? Seguindo as etapas que você viu neste post você já consegue tirar o seu projeto do papel e iniciar a sua empresa. Lembre-se de sempre adaptar as nossas dicas para o seu negócio.
Além de impulsionar as vendas, o e-mail é um aliado do seu pós-venda e ajuda nos feedbacks dos consumidores sobre seu produto. Dessa forma você pode melhorar cada vez mais a sua qualidade de serviço.
Continue conosco e confira muitos outros conteúdos para montar o seu negócio on-line e lucrar muito. Toda semana trazemos novidades aqui no blog da YAV Digital. Fique de olho!
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