Os principais marketplaces do Brasil se inserem em um contexto de revolução cultural e tecnológica, associando conforto com maior oferta de produtos ou preços e com segurança.
O marketplace nada mais é do que um site de vendas onde inúmeras lojas e vendedores anunciam os seus produtos. Ele funciona igual a um shopping center, no qual as lojas ganham maior visibilidade por estarem inseridos em um site já conhecido. Saiba quais são os principais marketplaces do Brasil abaixo!
Mercado Livre
De origem argentina, o Mercado Livre chegou ao nosso país no mesmo ano, em 1999, e atualmente opera em dezoito países. Desenvolveu o seu próprio sistema de carteira digital, com o Mercado Pago, e permite personalização para quem realmente deseja construir a sua loja virtual na plataforma.
Esse é, inclusive, um diferencial que o torna uma das melhores plataformas para vender online. Ele é um bom negócio tanto para os grandes e médios lojistas quanto para as pessoas físicas, fazendo com que seja um dos primeiros sites de vendas a vir na mente dos consumidores.
Magazine Luiza
Ao contrário do Mercado Livre, o Magazine Luiza — conhecido também como Magalu —, iniciou as suas operações de varejo de forma física, em 1957. Passou também a trabalhar online, com site de vendas, no mesmo ano de surgimento do concorrente argentino.
O formato marketplace, no entanto, só foi adotado a partir de 2016, e tem se tornado um dos melhores marketplaces para vender no Brasil.
Essa escolha pelo multicanal, com investimento no formato de plataforma de vendas online, rendeu bons frutos a médio prazo. Segundo o próprio Magalu, as vendas online superaram as físicas no ano de 2023.
Esses resultados se devem muito ao marketplace, dado ao enorme fluxo de lojas que optaram por se juntar à plataforma.
Amazon
A multinacional Amazon chegou aos territórios brasileiros em 2012. Atualmente trabalha com quase todos os nichos e, assim como o Magalu, possui um sistema próprio de entregas.
Como diferencial, a Amazon atrela seu sistema de entregas com a assinatura do serviço de streaming Prime Vídeo, garantindo frete grátis aos assinantes.
Apesar de sofrer prejuízos em 2022, permanece no top 5 de principais marketplaces do Brasil, com preços competitivos. A estratégia do marketplace implica em segurar gastos e prejuízos no curto e médio prazo para ser líder a longo prazo.
Americanas
A Americanas foi fundada em 1929, em Niterói. A sua atuação no marketplace se deu pela fusão com a empresa digital Submarino, surgindo daí a empresa B2W Digital. Essa união ainda contemplava a Shoptime e o Blockbuster, dando origem ao formato como conhecemos atualmente.
A companhia passou por tempos de crise nos últimos anos, por uma fraude contábil que a levou a pedir ajuda judicial por suas dívidas. Apesar disso, e com seu processo de reestruturação, segue como um dos melhores marketplaces para vender e para comprar.
Shopee
O Brasil foi o primeiro país não asiático a incorporar a companhia de Singapura em seus territórios, em 2019, e esta logo se tornou um dos principais marketplaces do Brasil. O seu grande diferencial quanto às demais plataformas são os preços mais baixos e a enorme quantidade de cupons de desconto.
A plataforma muitas vezes oferece frete grátis (sem prejudicar o lucro do vendedor) e adota o chamado “processo de gamificação”, que consiste em fazer com que o comprador vá avançando em sua experiência no site/app por meio das compras, avaliações de vendedores e entregas para ganhar pontos que se revertem em benefícios.
Elo7
A Elo7, nascida em 2008, trabalha com o nicho do artesanato. Em outras palavras, os vendedores que buscam a Elo7 trabalham com produtos feitos manualmente e, muitas vezes, personalizados.
O nicho é levado a sério ao ponto da empresa não permitir comercialização de produtos feitos a partir de processos industriais. Assim como em todos os principais marketplaces do Brasil, o Elo7 trabalha com a venda comissionada e oferece amplo espaço de visualização no nicho em que está inserido.
Enjoei
É uma plataforma digital brasileira nascida em 2009, em São Paulo. Inicialmente voltada à venda de roupas usadas, o Enjoei abriu o seu leque para uma gama maior de produtos, apesar de ainda se ater ao nicho dos produtos de segunda mão.
O seu crescimento como um dos principais marketplaces do Brasil deve-se muito às campanhas publicitárias voltadas às redes sociais e parceria com celebridades, sobretudo femininas. Atualmente, a plataforma também possui depósito de armazenamento próprio e distribuição em parceria com empresas terceirizadas.
Como funcionam as vendas em marketplaces
Alguns dos principais marketplaces do Brasil trabalham apenas com venda por CNPJ. Outros, como Mercado Livre, Elo7 e Enjoei, trabalham com os modelos CNPJ e CPF.
Em sua grande maioria funcionam com pagamento de taxas e comissões. Todo o processo se dá no site, desde o ato da compra até o pagamento, recolhimento do produto e respectiva entrega.
Para entender melhor como funcionam os pagamentos e entender como integrar um Gateway de Frete na sua loja, confira o nosso conteúdo.
A plataforma faz toda a ponte entre lojista/vendedor e cliente. Não há contato externo entre ambos. As plataformas de vendas online também oferecem todo um suporte, desde o frete até o atendimento ao cliente via SAC. Também investem no relacionamento pós-venda com o cliente, investindo nas avaliações e em estratégias para trazer o comprador de volta.
Benefícios de vender em um marketplace
O grande benefício de se vender em um marketplace é aumentar a visibilidade da sua loja. Essa visibilidade compensa quaisquer taxas e comissões acordadas entre a grande variedade de plataformas de venda, pois gera grandes vendas.
Outro grande diferencial desses sites de venda consiste no fato de trabalharem com suas próprias entregas. Seja em parceria com empresas terceirizadas ou entrega 100% própria, gera livre mercado, beneficiando as entregas, que se tornam muito mais rápidas e eficazes do que o modelo tradicional.
Confira 7 estratégias para aumentar as vendas em marketplaces.
Como escolher o melhor marketplace para o meu negócio?
Com tantas opções no mercado, escolher o melhor marketplace para colocar o seu negócio pode ficar mais fácil quando você consegue definir qual é o seu público-alvo e qual o nicho ou segmento de produto você está buscando vender.
A partir dessas respostas, você conseguirá encontrar as plataformas que estão em sintonia com o que você deseja vender; foque também em descobrir quais serviços de atendimento ao cliente oferecidos e as políticas de entrega e comissão.
Para compreender de forma mais detalhada sobre cada um dos marketplaces, como suas taxas de conversão, nichos de mercado e datas comerciais ideais para atuação, a YAV Digital oferece uma consultoria especializada no assunto. Entre em contato e transforme o seu negócio!
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