Faltam alguns meses para a Black Friday, por isso, os e-commerces já estão em busca de informações para se prepararem para essa época tão importante para o comércio. Essa preparação envolve muita estratégia e análise para buscar entender os anos anteriores e as tendências que chegam para 2023.
Pensando nisso, a YAV Digital preparou esse conteúdo completo para você! Aqui, você irá conferir quais são as perspectivas para a Black Friday 2023, como foi esse período no ano de 2022, e é claro, dicas valiosas para você se preparar para a edição deste ano. Aproveite o conteúdo!
Quais as perspectivas para a Black Friday 2023?
A cada ano que passa, a Black Friday vem se tornando mais conhecida e procurada pelos brasileiros. Não seria diferente em 2023!
Segundo a pesquisa realizada pelo Google ao Instituto Ipsos, a intenção de compra dos consumidores está maior do que o ano passado, fator que se intensifica ainda mais para o setor de vestuário.
Assim como nos anos anteriores, a Black Friday 2023 acontecerá no final de novembro, mais especificamente no dia 24, uma sexta-feira. Apesar de ter uma data específica, o “Esquenta Black Friday” ainda é uma tendência muito forte que promete aumentar as vendas durante o período.
Venha conferir quais são os tipos de produtos que estão na intenção de compra dos brasileiros:
- Eletrônicos;
- Eletrodomésticos;
- Celulares;
- Itens de informática;
- Vestuário e acessórios;
- Perfumes e cosméticos.
O Facebook encomendou uma pesquisa da Offerwise, que apontou que durante a Black Friday 2023, os consumidores dão preferência a fazerem suas compras online, por meio de e-commerces. Além disso, as categorias de produtos mais comentadas foram:
- Vestuário: 45%
- Eletrônicos: 44%
- Smartphones: 41%
- Informática: 40%
Quais são os números da Black Friday 2022?
Conforme a pesquisa realizada pela Neotrust com a ClearSale, os setores que mais faturaram durante a Black Friday de 2022 foram:
- Eletrodomésticos: 17,9%
- Eletrônicos: 15,3%
- Celulares: 14,7%
- Vestuário e acessórios: 6,2%
- Informática: 6,1%
No geral, as vendas no varejo durante a Black Friday 2022 aumentaram 6,9%. Além disso, as vendas por e-commerce aumentaram 21,1%, enquanto as lojas físicas aumentaram apenas 5,4%. Ainda relacionado a essa mesma pesquisa, a edição do ano passado faturou o total de R$ 6,1 bilhões. Apesar de ser um número expressivo, ainda é menor do que 2021, que obteve R$ 7,9 bilhões.
Acompanhar os resultados de vendas é essencial, para isso, venha conferir 10 métricas de e-commerce essenciais. Confira!
5 dicas para começar a se preparar para a Black Friday 2023
Agora que você já está por dentro das previsões para a Black Friday 2023, está pronto para se preparar para a edição! A YAV Digital preparou uma série de dicas para te ajudar nisso e obter ótimos resultados para o seu comércio. Confira!
1. Corrija os erros do seu site antecipadamente
Realizar uma preparação antecipada é essencial para garantir bons resultados, afinal, desta forma você elimina todos os possíveis erros no seu e-commerce.
Existem diversos fatores que podem ser analisados antes da Black Friday 2023, incluindo o tempo de carregamento da plataforma, disponibilidade dos produtos, acessibilidade do site e outros.
Todos esses fatores podem influenciar diretamente na decisão de compra dos consumidores. Por isso, realize testes de velocidade, busque por formas de melhorar o desempenho da plataforma e garanta que seu site seja responsivo.
2. Invista em uma boa experiência de compra
Não basta apenas vender, é importante garantir uma boa experiência de compra para os seus clientes. Isso fará com que eles se fidelizem e voltem a comprar no seu comércio futuramente.
Segundo a pesquisa realizada pela Neotrust, 7,1% dos consumidores que compraram na Black Friday 2022 retornaram a uma loja que já haviam comprado anteriormente. Esse dado reforça a importância da experiência de compra.
Se quer garantir ainda mais o sucesso das suas vendas durante a Black Friday, confira as dicas que preparamos para te ajudar a conquistar novos clientes, nutrir leads e alavancar seu faturamento. Acesse!
3. Ofereça mais possibilidades de pagamento
Oferecer várias opções de pagamento é uma atitude muito positiva na Black Friday, afinal, dessa forma as pessoas possuem mais possibilidades para escolher a opção que se adeque às necessidades delas.
A pesquisa da Neotrust também apontou que o PIX teve um grande aumento como forma de pagamento, representando 20,4% de todos os pagamentos no Brasil. Por isso, busque incluir diversas formas de pagar as compras, como o PIX, cartão de crédito, boleto e outros.
4. Invista no crescimento da sua marca
Se você quer obter bons resultados durante a Black Friday 2023, precisa investir no fortalecimento da sua marca. Isso é extremamente essencial para as pessoas conhecerem a sua empresa e buscarem por ela para realizar as compras. Então, realize ações de marketing desde já.
Existem diversas formas de realizar isso, a mais simples e conhecida, são as ações por meio das redes sociais. Afinal, elas possuem um grande tráfego de pessoas todos os dias e é muito efetiva. Faça postagens e crie conteúdos com frequência, além de criar uma identidade visual bem definida e marcante.
Aproveite e venha conferir nosso post com dicas para você aprender a vender mais usando as redes sociais!
5. Antecipe possíveis problemas de estoque e fretes
Por último, mas não menos importante, resolva todos os possíveis problemas de frete e de estoque que possam acontecer. Esse é um ponto crucial para manter um bom relacionamento e fidelizar novos clientes.
Por isso, controle a quantidade de mercadoria necessária e analise as tendências de compra e quais produtos possuem mais chances de esgotarem rapidamente. Lembre-se de realizar essa gestão de estoque com muita cautela, pois se você investir nos itens errados pode ter prejuízos significativos.
E aí, gostou das dicas que a YAV Digital preparou para você? Com a preparação e estratégia correta, é possível alcançar ótimos resultados durante a Black Friday de 2023. Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdo e dicas úteis que irão te ajudar a crescer o seu e-commerce. Até mais!
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