Black Friday 2023: se organize para vender mais!

Faltam alguns meses para a Black Friday, por isso, os e-commerces já estão em busca de informações para se prepararem para essa época tão importante para o comércio. Essa preparação envolve muita estratégia e análise para buscar entender os anos anteriores e as tendências que chegam para 2023.

Pensando nisso, a YAV Digital preparou esse conteúdo completo para você! Aqui, você irá conferir quais são as perspectivas para a Black Friday 2023, como foi esse período no ano de 2022, e é claro, dicas valiosas para você se preparar para a edição deste ano. Aproveite o conteúdo!

Quais as perspectivas para a Black Friday 2023?

Quais as perspectivas para a Black Friday 2023?

A cada ano que passa, a Black Friday vem se tornando mais conhecida e procurada pelos brasileiros. Não seria diferente em 2023!

Segundo a pesquisa realizada pelo Google ao Instituto Ipsos, a intenção de compra dos consumidores está maior do que o ano passado, fator que se intensifica ainda mais para o setor de vestuário.

Assim como nos anos anteriores, a Black Friday 2023 acontecerá no final de novembro, mais especificamente no dia 24, uma sexta-feira. Apesar de ter uma data específica, o “Esquenta Black Friday” ainda é uma tendência muito forte que promete aumentar as vendas durante o período.

Venha conferir quais são os tipos de produtos que estão na intenção de compra dos brasileiros:

  • Eletrônicos;
  • Eletrodomésticos;
  • Celulares;
  • Itens de informática;
  • Vestuário e acessórios;
  • Perfumes e cosméticos.

O Facebook encomendou uma pesquisa da Offerwise, que apontou que durante a Black Friday 2023, os consumidores dão preferência a fazerem suas compras online, por meio de e-commerces. Além disso, as categorias de produtos mais comentadas foram:

  • Vestuário: 45%
  • Eletrônicos: 44%
  • Smartphones: 41%
  • Informática: 40%

Quais são os números da black friday

Quais são os números da Black Friday 2022?

Conforme a pesquisa realizada pela Neotrust com a ClearSale, os setores que mais faturaram durante a Black Friday de 2022 foram:

  1. Eletrodomésticos: 17,9%
  2. Eletrônicos: 15,3%
  3. Celulares: 14,7%
  4. Vestuário e acessórios: 6,2%
  5. Informática: 6,1%

No geral, as vendas no varejo durante a Black Friday 2022 aumentaram 6,9%. Além disso, as vendas por e-commerce aumentaram 21,1%, enquanto as lojas físicas aumentaram apenas 5,4%. Ainda relacionado a essa mesma pesquisa, a edição do ano passado faturou o total de R$ 6,1 bilhões. Apesar de ser um número expressivo, ainda é menor do que 2021, que obteve R$ 7,9 bilhões.

Acompanhar os resultados de vendas é essencial, para isso, venha conferir 10 métricas de e-commerce essenciais. Confira!

5 dicas para começar a se preparar para a black friday 2023

5 dicas para começar a se preparar para a Black Friday 2023

Agora que você já está por dentro das previsões para a Black Friday 2023, está pronto para se preparar para a edição! A YAV Digital preparou uma série de dicas para te ajudar nisso e obter ótimos resultados para o seu comércio. Confira!

Corrija os erros do seu site antecipadamente

1. Corrija os erros do seu site antecipadamente

Realizar uma preparação antecipada é essencial para garantir bons resultados, afinal, desta forma você elimina todos os possíveis erros no seu e-commerce.

Existem diversos fatores que podem ser analisados antes da Black Friday 2023, incluindo o tempo de carregamento da plataforma, disponibilidade dos produtos, acessibilidade do site e outros.

Todos esses fatores podem influenciar diretamente na decisão de compra dos consumidores. Por isso, realize testes de velocidade, busque por formas de melhorar o desempenho da plataforma e garanta que seu site seja responsivo.

Invista em uma boa experiência de compra

2. Invista em uma boa experiência de compra

Não basta apenas vender, é importante garantir uma boa experiência de compra para os seus clientes. Isso fará com que eles se fidelizem e voltem a comprar no seu comércio futuramente.

Segundo a pesquisa realizada pela Neotrust, 7,1% dos consumidores que compraram na Black Friday 2022 retornaram a uma loja que já haviam comprado anteriormente. Esse dado reforça a importância da experiência de compra.

Se quer garantir ainda mais o sucesso das suas vendas durante a Black Friday, confira as dicas que preparamos para te ajudar a conquistar novos clientes, nutrir leads e alavancar seu faturamento. Acesse!

Ofereça mais possibilidades de pagamentos

3. Ofereça mais possibilidades de pagamento

Oferecer várias opções de pagamento é uma atitude muito positiva na Black Friday, afinal, dessa forma as pessoas possuem mais possibilidades para escolher a opção que se adeque às necessidades delas.

A pesquisa da Neotrust também apontou que o PIX teve um grande aumento como forma de pagamento, representando 20,4% de todos os pagamentos no Brasil. Por isso, busque incluir diversas formas de pagar as compras, como o PIX, cartão de crédito, boleto e outros.

Invista no crescimento da dua marca

4. Invista no crescimento da sua marca

Se você quer obter bons resultados durante a Black Friday 2023, precisa investir no fortalecimento da sua marca. Isso é extremamente essencial para as pessoas conhecerem a sua empresa e buscarem por ela para realizar as compras. Então, realize ações de marketing desde já.

Existem diversas formas de realizar isso, a mais simples e conhecida, são as ações por meio das redes sociais. Afinal, elas possuem um grande tráfego de pessoas todos os dias e é muito efetiva. Faça postagens e crie conteúdos com frequência, além de criar uma identidade visual bem definida e marcante.

Aproveite e venha conferir nosso post com dicas para você aprender a vender mais usando as redes sociais!

Antecipe possíveis problemas de estoque e fretes

5. Antecipe possíveis problemas de estoque e fretes

Por último, mas não menos importante, resolva todos os possíveis problemas de frete e de estoque que possam acontecer. Esse é um ponto crucial para manter um bom relacionamento e fidelizar novos clientes.

Por isso, controle a quantidade de mercadoria necessária e analise as tendências de compra e quais produtos possuem mais chances de esgotarem rapidamente. Lembre-se de realizar essa gestão de estoque com muita cautela, pois se você investir nos itens errados pode ter prejuízos significativos.

E aí, gostou das dicas que a YAV Digital preparou para você? Com a preparação e estratégia correta, é possível alcançar ótimos resultados durante a Black Friday de 2023. Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdo e dicas úteis que irão te ajudar a crescer o seu e-commerce. Até mais!

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A YAV é uma empresa de consultoria especializada em tecnologia com o propósito: consolidar e-commerces no mundo digital, prezando sempre pela excelência no atendimento e pelo foco em resultados. Somos experts na gestão de projetos e oferecemos um serviço customizado para cada tipo de negócio. Nossa equipe atua de forma focada na construção e crescimento de empreendimentos on-line, para que ofereçam as melhores soluções do mercado.

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