O que é e como funciona o Voice Commerce? Entenda na YAV

Provavelmente você já deve ter perguntado alguma coisa para um assistente virtual de voz, não é mesmo? Seja para tirar uma dúvida ou perguntar a previsão do tempo em algum dia que você está corrido. Essa é uma tecnologia por meio de voz que está ganhando cada vez mais forma e repercussão entre os usuários.

Com o aumento do uso dessa funcionalidade, ela começou a se expandir e atingir até a parte do comércio eletrônico. Ou seja, ao perguntar sobre produtos para uma assistente virtual, você poderá obter informações sobre produtos, como preço, parcelamento, condições de entrega, além de conseguir comprar.

Nesse sentido, seja para comprar ou vender, entender melhor sobre esse conceito é um ponto essencial para o nosso conhecimento. Com isso em mente, separamos para te explicar sobre o que é, como funciona e tudo o que você precisa saber a respeito. Continue com a YAV Digital e aproveite a leitura!

O que é o Voice Commerce?

o que é voice o commerce, garota em frente ao notebook

O voice commerce se trata de uma tecnologia que permite ao usuário adquirir algum produto com o auxílio de um assistente virtual, como a Amazon Echo (Alexa), o Google Nest (Google Assistente) ou a Apple HomePod (Siri).

Ou seja, se a pessoa fizer uma interação transacional com a IA (inteligência artificial) e tiver as configurações corretas, essa conversão será possível. Além desses aparelhos, também é possível realizar a transação por meio dos celulares ou por pulseiras inteligentes (smartbands).

Como funciona o Voice Commerce?

Como vimos, o consumidor necessita ter uma IA com o uso de assistente por voz, além de ter configurado o aparelho com um assistente de compras. Mas, para ser possível todo esse processo, a loja também precisa estar configurada e programada para receber os comandos por voz, caso contrário, não será possível.

Um bom exemplo é o caso da própria Amazon, que permite compras diretamente com o uso da Alexa. Assim, o processo de compra funciona da seguinte maneira:

  • O usuário fala em voz alta o termo que procura, como jaqueta jeans tamanho G;
  • A IA do assistente por voz lista as melhores opções e segue uma ordem de apresentação ao consumidor;
  • Assim, ele pode escolher entre as opções e falar para a IA o produto, dando as mesmas características que ela apresentou;
  • Em seguida, será comentado sobre a forma de pagamento, frete, cupom de desconto e/ou outro ponto necessário;
  • Para finalizar, a assistente virtual irá apresentar um resumo da compra e citar quais são os itens que estão sendo comprados. Com isso, o consumidor só precisa confirmar os dados para finalizar a transação.

Também há a possibilidade de uma loja ter seus itens em “vitrines” na IA, entretanto, o consumidor terá apenas as informações sobre o produto. Entretanto, para fazer a transação, ele precisa acessar seu smartphone ou computador.

Vantagens do Voice Commerce para o e-commerces

Garantir a integração com uma assistente de voz traz diversos benefícios para o e-commerce, visto que ele terá mais uma chance de aparecer para o seu consumidor. Isso fará com que mais pessoas conheçam sua marca e proporcionará melhores índices de conversão. Veja mais benefícios?

Dicas para implementar o Voice Commerce com sucesso

Se está pensando em utilizar o voice commerce como uma nova estratégia para o seu negócio, é preciso se atentar a alguns passos para configurá-lo corretamente e mantê-lo seguro. Confira algumas dicas:

1. Adapte o seu negócio

O primeiro passo é identificar quais são os assistentes virtuais utilizados pela persona do empreendimento. Desse modo, é preciso interligar o seu sistema de vendas com o API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos). Ele é um aplicativo que consegue fazer toda a conexão dos seus produtos com a IA.

2. Otimize o conteúdo e o revise

A parte do seu conteúdo é uma das mais importantes para esse modelo de venda, visto que as pessoas terão acesso às fotos ou vídeos. Ou seja, toda a descrição deve ser muito bem feita, fornecendo detalhes, diferenciais e todos os detalhes possíveis.

Para isso, utilize uma linguagem clara, objetiva e natural. Por mais que a pessoa esteja fazendo uma compra por voz em uma inteligência artificial, ela ainda deseja ter uma conversação mais natural possível, sem aquele tom virtual e frio.

3. Invista em segurança

Além disso, não esqueça de garantir a segurança da sua loja, visto que o consumidor precisa confiar em você e em realizar uma transação por meio do assistente de voz. Nesse sentido, sempre dê prioridade para:

  • Certificado SSL;
  • Sistema antifraude;
  • LGPD.

O Futuro do Voice Commerce

O voice commerce ainda é algo que está sendo implementado aos poucos, principalmente no Brasil. Entretanto, com o avanço da tecnologia e do compartilhamento de informações na web, é possível que com o tempo essa prática cresça e vire uma rotina para várias pessoas.

Segundo o Statista, é previsto que, em 2023, o volume de vendas globais do voice commerce chegue a US$ 19,4 bilhões. Desse modo, como essa tendência ainda não se concretizou no Brasil, quem for o precursor e começar a elaborar esse modelo de conversão para o seu e-commerce terá a possibilidade de colher ótimos resultados quando “bombar”.

Portanto, essa é uma nova oportunidade para os e-commerce, tanto para maior integração com o meio quanto para a sua gestão de vendas. Mas, além disso, essa não será uma estratégia que substituirá a visualização por sites e aplicativos.

Afinal, o consumidor gosta de ter acesso a fotos e vídeos dos produtos, compreendendo melhor como é o seu visual e se faz sentido para o seu estilo de vida.

Gostou desse conteúdo? Aqui na YAV Digital, você encontra muito mais temas para entender sobre novos mecanismos de vendas e a respeito de estratégias para aumentar a sua conversão. Navegue pelo nosso blog e confira muito mais. Até a próxima leitura!

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