Automação de marketing: veja como aplicar no seu e-commerce

A automação de marketing é um processo amplamente adotado por gestores de empresas e empresários inseridos no comércio eletrônico e físico que desejam simplificar algumas tarefas dos seus negócios.

Os softwares foram desenvolvidos para automatizar diversas atividades, especialmente processos repetitivos como o envio de mensagens, e-mails personalizados para os clientes em potencial que não realizaram a compra após levar um produto ao carrinho.

Adotar ferramentas de automação de marketing é crucial para melhorar a gestão de vendas e facilitar processos, além de reduzir custos com a contratação de funcionários. Entenda mais no post de hoje.

O que é automação de marketing?, robô segurando um tablet

O que é automação de marketing?

A automação de marketing consiste em um serviço oferecido por softwares que podem automatizar diversas tarefas no marketing digital. Cada um desses softwares oferecem recursos que podem variar conforme a marca. Algumas das principais ferramentas incluem:

  • Criação segmentação de público;
  • Desenvolvimento de relatórios de métricas;
  • Envio de mensagens personalizadas para cada público segmentado;
  • Criação de segmentos de público;
  • Automatização de atividades repetitivas.

Empresas de variados portes podem automatizar diferentes atividades associadas a determinadas estratégias de marketing. Um exemplo disso são os e-mails enviados quando os clientes e consumidores realizam alguma ação, que inclui o fornecimento de dados como nome e endereço de e-mail.

Quais são os benefícios da automação de marketing para o e-commerce

Quais são os benefícios da automação de marketing para o e-commerce?

Ao compreender o que é automação de marketing, é possível transformar a sua experiência no e-commerce de maneira positiva. Isso ocorre especialmente pela possibilidade de simplificar tarefas.

Com isso, empresas de pequeno, médio e grande porte podem se beneficiar de diferentes formas, principalmente no que se refere às aplicações de estratégias de marketing digital. Seus principais benefícios compreendem:

Experiência do Cliente

Automatizar e personalizar mensagens e e-mails para os consumidores é uma oportunidade significativa para melhorar a experiência dos clientes e aumentar as chances de fidelização.

Otimizando Conversões com Automação

A possibilidade de segmentação e automação permite que se otimize conversões da melhor maneira possível. Com mensagens adequadas para cada tipo de lead, as chances de alcançar maiores taxas de conversões são ainda maiores.

Liberdade para outras estratégias

A automação pode contribuir para direcionar o foco da equipe de marketing nas demais estratégias. Um exemplo disso são os agendamentos de postagens nas redes sociais e plataformas como o Pinterest, que permite agendar postagens para vários dias.

Mensagens mais direcionadas

Com exemplos de ferramentas de automação temos o Mailchimp, por exemplo, no qual é possível enviar mensagens mais direcionadas, melhorando a comunicação entre os clientes em potencial e os que já são clientes.

Quais ferramentas são essenciais para implementar a automação do marketing?

Quais ferramentas são essenciais para implementar a automação do marketing?

Para implementar a automação do marketing de maneira eficiente, é crucial utilizar algumas ferramentas para simplificar diferentes tarefas. Ao aproveitar as plataformas essenciais, você pode agilizar processos e impulsionar o crescimento do seu negócio, principalmente se sua marca é nativa digital.

Conhecer as principais ferramentas de automação de marketing é indispensável para aplicar estratégias de maneira segmentada e assertiva. Confira abaixo as mais reconhecidas do mercado que deve considerar.

RD Station Marketing

A RD Station Marketing é uma ferramenta que auxilia na automação e gerenciamento de marketing de lojas virtuais. Ao conectar a plataforma em sua loja, você poderá organizar sua base de clientes, conferir o comportamento dos usuários e compreender toda a jornada de compra de maneira facilitada.

Além disso, ela também é uma ferramenta reconhecida no mercado eletrônico porque oferece soluções que podem gerar leads e segmentar clientes e a melhor parte, é que ela é bastante intuitiva e fácil de utilizar.

ActiveCampaign

O ActiveCampaign é uma ferramenta na qual se pode enviar Newsletter e mensagens personalizadas direcionadas ao público certo para obter sucesso com a estratégia de e-mail marketing.

iContact

Outra plataforma voltada para o e-mail marketing é o iContact. Ela conta com ferramentas para criar e-mails com diferentes designs, personalizá-las e automatizar interações com os leads.

Mailchimp

O Mailchimp é uma das ferramentas de e-mail marketing mais populares e amplamente utilizada por empresários e proprietários de sites para a geração de leads e envio de emails. A plataforma é intuitiva, mas caso surjam dúvidas, pode tirá-las diretamente com o assistente no site ou entrar em contato com a empresa.

Hubspot

Dentre as plataformas mais famosas, a Hubspot está presente em mais de 120 países e é uma das plataformas mais completas de marketing que se pode conhecer. Suas principais ferramentas incluem o gerenciamento de conteúdo, vendas e atendimento ao cliente.

E-goi

A E-goi pode ser a solução ideal para estreitar relações com seus clientes e público-alvo. Atualmente, a ferramenta está entre as melhores para auxiliar no impulsionamento de vendas e outros processos.

Sendinblue

Sendinblue é uma plataforma SaaS voltada para o marketing de relacionamento, ou seja, é indicada para empresas que pretendem optar pela automação de marketing. Ela possui uma variedade de utilidades, além de ser possível ter acesso ao número de contatos, e-mails abertos, cliques e outros

SharpSpring

SharpSpring é uma plataforma de marketing de funil de vendas considerada uma das mais completas. Isso porque suas funcionalidades vão muito mais além da automação de marketing, também se estendendo a automação de vendas e CRM.

Edrone

A Edrone é uma plataforma que, assim como as outras, pode ser utilizada por lojas virtuais de diferentes segmentos e portes. Edrone é excelente para automatização e auxiliar no processo de vendas. Para entender se ela é a ideal para seu negócio, basta acessar o site e agendar uma demonstração.

Dinamize

A Dinamize oferece soluções como ferramentas de automação do marketing, e-mail marketing, recursos para e-commerce, envios para WhatsApp e diversos outros. A plataforma funciona há anos e atende empresas e negócios até hoje.

Ela é uma excelente solução para empreendimentos e proprietários de sites e blogs que desejam expandir a presença online e especialmente, no que se diz respeito a automatização de tarefas.

Adroll

Adrol é uma empresa de tecnologia que oferece recursos como a criação, gerenciamento e análise de campanhas de display, TikTok, Facebook e Instagram. Com ela, os profissionais de marketing podem encontrar clientes em potencial de maneira direcionada.

Em linhas gerais, a Adroll ajuda empresas e profissionais da área do marketing a economizar tempo ao exibir suas campanhas em variados sites e aplicativos em apenas um local.

O que considerar ao colocar a automação do marketing em prática?

O que considerar ao colocar a automação do marketing em prática?

Ao colocar em prática a automação de marketing, é necessário considerar alguns fatores altamente importantes para a eficácia das técnicas utilizadas. Alguns das principais englobam:

  • Definir objetivos;
  • Levar em conta a jornada do cliente;
  • Alinhar suas estratégias ao processo de automação;
  • Analisar de desempenho das campanhas.

É crucial realizar um monitoramento frequente das principais métricas para identificar estratégias que podem ser melhoradas a fim de maximizar o processo de automação e o crescimento do seu negócio.

A automação de marketing, é um recurso que contribui para a potencialização das estratégias de marketing digital na área do e-commerce e a YAV Digital pode te ajudar a fazer a escolha mais assertiva para o seu negócio.

Ao adotar ferramentas de automação, é possível economizar tempo e recursos financeiros, bem como o alcance direcionado dos clientes certos para aumentar as chances de melhorar taxas de conversão, reconhecimento de marca e se destacar no cenário competitivo.

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A YAV é uma empresa de consultoria especializada em tecnologia com o propósito: consolidar e-commerces no mundo digital, prezando sempre pela excelência no atendimento e pelo foco em resultados. Somos experts na gestão de projetos e oferecemos um serviço customizado para cada tipo de negócio. Nossa equipe atua de forma focada na construção e crescimento de empreendimentos on-line, para que ofereçam as melhores soluções do mercado.

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