O Natal é uma das melhores datas para o comércio, principalmente para os e-commerce. É um período com alto número de conversões e com vendas diárias em ótimos níveis. Mas é necessário planejamento e estratégia para que tudo saia como planejado e seja possível gerar bons números de conversão.
Para isso, a empresa pode utilizar algumas estratégias que auxiliam no processo, afinal, qualquer diferença que a loja tiver, pode atrair mais e mais clientes.
Quer entender mais sobre como aumentar suas vendas e quais estratégias utilizar para o seu e-commerce? Continue aqui e confira todas as dicas que a YAV Digital separou para você alavancar ainda mais suas vendas no Natal. Boa leitura!
1. Descontos progressivos
Com o desconto progressivo, quanto mais itens o usuário adicionar ao carrinho maior será o desconto recebido! Essa é uma dica que pode fazer com que o cliente leve muito mais produtos do que ele realmente estava pensando em comprar. Caso o site tenha vários departamentos, o ideal é que o desconto seja aplicado para cada tipo de nicho.
Além disso, é fundamental que você calcule a margem de lucros dos produtos, a fim de estabelecer esse desconto progressivo sem sair no prejuízo (boa parte dos softwares consegue calcular para você).
2. Oferta secreta no app
Caso o seu e-commerce tenha um aplicativo próprio, disponibilizar ofertas no app vai fazer com que mais pessoas se interessem por ele, sendo mais um meio de vendas para aumentar sua conversão. Dessa maneira, você pode programar um banner que mostre sobre essas ofertas que estão ocorrendo no aplicativo e disponibilizá-lo em suas redes sociais.
3. Kits de produtos
O kit é sempre uma ótima opção, uma vez que é um presente muito mais atraente, com vários produtos que se complementam. Sem falar que facilita muito para o cliente encontrar algo assim já montado, principalmente porque os kits contam com um desconto maior quando comparamos com o valor de cada produto separado.
Lembre-se: o kit deve ter relação entre os produtos, ou seja, produtos do mesmo nicho que se complementem entre si.
4. Recomendações de produtos
Com base nas pesquisas dos clientes pelo seu site, é possível recomendar produtos de interesse dele. Com isso, é possível utilizar 2 técnicas:
- Cross sell (venda cruzada): produtos que complementam algo que ele já vem pesquisando. Por exemplo, se o usuário está procurando um celular, sugerir anúncios de capinha, película, fone de ouvido e outros acessórios relacionados;
- Up sell (venda superior): focar em anúncios de produtos que também podem ser do interesse do usuário, porém com um valor mais elevado.
Assim, é possível que o cliente também compre mais coisas, principalmente com a venda cruzada, analisando que o usuário realmente precise daquele produto.
5. Frete grátis ou com preço baixo
Essa técnica é um chamariz para clientes! Quem não gosta de um frete grátis, não é mesmo? Esse benefício pode ser utilizado em algumas situações, tais como:
- Compras acima de um valor determinado;
- Aplicado em algumas regiões;
- Produtos de apenas uma categoria;
Ou também, colocar o preço do frete com um valor simbólico, com o preço bem abaixo do habitual, estimulando que o cliente realmente finalize a compra.
6. Cupom para próxima compra
Assim que o cliente finalizar a compra, presenteie-o com um cupom de desconto para uma próxima compra que faça em sua loja. Com isso, você pode gerar mais vendas e fidelizar mais clientes.
Ah, e para ter produtos divulgados na internet, há algumas técnicas e passos para não cometer erros. Acesse e veja tudo o que você precisa saber para divulgar um produto.
7. Troca gratuita
Visto que muitas pessoas compram para presentear outras, nem sempre a pessoa pode gostar do que ganhou. Dessa forma, ter uma boa política de compras é muito favorável para o e-commerce. Essa troca gratuita é muito utilizada principalmente com roupas e sapatos.
8. Cartão-presente
O cartão-presente é uma excelente opção para quem não consegue escolher o presente ideal, ou tem medo de errar na escolha. Nesse sentido, crie opções de vale-presente com valores determinados, a fim de que o usuário consiga comprar e presentear alguém especial.
Além disso, como esse tipo de vale entra como se fosse um desconto no momento da compra, pode ser que o usuário compre um produto com valor superior e aplique o vale para obter o desconto na sua compra.
9. Cashback
O cashback funciona como uma fidelidade, com benefícios para ambos os lados. Tanto para o consumidor, que terá desconto na próxima compra, quanto para o comerciante, que terá aumento nas chances de vendas.
10. Live Commerce
Outra maneira de aumentar suas vendas é pelo live commerce, que é uma live feita em alguma rede social na qual a loja tem maior engajamento. Nela, são apresentados produtos com grande potencial de conversão, com ofertas e descontos especiais.
Dessa maneira, é necessário seguir um roteiro para mostrar cada produto e, claro, ter uma pessoa que tenha carisma e saiba como prender a atenção do usuário durante a transmissão ao vivo.
Além disso, também é interessante lançar cupons e descontos para serem usados por um período determinado, geralmente enquanto durar a live.
11. Promoção-relâmpago
As promoções relâmpago, que duram por um tempo determinado, podem fazer um “boom” nas suas vendas, principalmente se o produto tiver um bom desconto.
Sempre que há um cronômetro, as pessoas correm para comprar e aproveitar essa redução de preço. Dessa forma, é importante se preparar para lançar essa promoção e divulgá-la para o seu público.
12. Compre 1 leve 2
Uma ótima forma de conquistar o cliente é oferecendo o produto em dobro! Mas tenha cuidado ao fazer isso com determinados produtos, analise o preço de custo e verifique se essa possibilidade é viável, caso contrário, você pode sair no prejuízo.
13. Formas de pagamento
E, claro, invista em diversas formas de pagamento para o seu e-commerce, dê opções de pagamentos e formas de pagamentos facilitadas, principalmente o parcelamento sem juros em até x vezes. Assim como o frete grátis, você vai conquistar seu cliente!
14. Desconto extra para retirada em loja física
Para aqueles empreendimentos que contam com loja física, ter descontos no site para a retirada pode atrair muito o público local. Essa é uma estratégia para interligar o offline e o online e garantir uma experiência omnichannel aos seus clientes.
Sem falar que eles ficarão muito mais satisfeitos com o desconto e conseguirão retirar o produto com muito mais agilidade, antes mesmo do tempo até que ele chegue até eles.
15. Banner de contagem regressiva
Utilizar um banner com uma contagem regressiva pode ativar um gatilho de urgência no cliente, visto que quando ele chegar ao número zero, ele não terá aquela oportunidade novamente. Assim, as chances dele adquirir algum item dentro deste tempo aumentam consideravelmente.
16. Mobile first
Tenha um site ou aplicativo otimizado para o mobile, afinal, mais de 80% das compras são atualmente feitas por um celular ou aparelho similar. Tanto que, por conta disso, já começaram a tratar esse tipo de compra como “m-commerce”, se tornando uma realidade no meio.
Desse modo, faça melhorias na sua plataforma para que ela também seja rápida e eficaz, respondendo com um bom tempo para que o usuário não fique esperando.
17. Campanhas com influenciadores
Essa é uma estratégia do marketing de influência que vem sendo cada vez mais utilizada, visto que as pessoas gostam de ver influenciadores que recebem produtos e fazem o famoso “unboxing”.
Com isso, avalie perfis com alguma relação de público-alvo com o seu empreendimento e conversem para criarem uma relação e troca positiva para ambos. Desse modo, quando a pessoa ver que seu influenciador está com algum item vendido por você, ela vai conhecer sua marca e ainda pode se interessar em adquiri-lo.
Entenda o que é Google Meu Negócio e saiba como aparecer nele!
18. Envio de última hora
Busque fazer envios expressos para aqueles clientes atrasados. Para isso, você precisa definir um raio de quilometragem a fim de delimitar a distância. Mas claro, entenda melhor sobre a sua logística e se o transporte será realmente possível, visto que não queremos prometer algo e não cumprir com isso.
19. Entrega garantida antes do Natal
Por ser uma data tão especial, nada de ter atrasos na entrega, hein! Afinal, ninguém gosta de presentear ou receber um presente atrasado. Assim, entenda até que dia seu empreendimento pode fazer vendas para as entregas padrões para todas as regiões, sem correr risco de atraso.
Nesse sentido, também informe isso ao seu cliente. Caso ele compre, ele estará ciente de que irá receber após a data. Mas dependendo da região dele, talvez ele também tenha a entrega expressa, então também deixe essa informação sempre bem visível para não perder nenhuma conversão.
20. Gatilhos mentais
Tal como o banner de contagem regressiva, há outros gatilhos que o seu e-commerce pode utilizar. Não tenha medo de incentivar a compra de itens ou combos. Para isso, explore gatilhos como:
- Escassez;
- Urgência;
- Reciprocidade;
- Antecipação;
- Novidade.
21. Suporte rápido ao cliente
Como erros podem acontecer, tenha um suporte rápido para o atendimento ao cliente. Assim, tenha um time sempre conectado para tirar dúvidas sobre produtos, condições de pagamento, entregas e outros. Isso permitirá que ele não mude de ideia e compre em outro site.
Portanto, há várias formas de alavancar suas vendas no final de ano, mas é essencial que você se planeje bem, confira como está seu estoque, se a promoção é adequada para o produto.
Tudo deve ser conferido e analisado com cuidado para não ocorrer nenhum erro e nem prejuízo em uma época tão lucrativa quanto essa.
Esperamos que tenha gostado desse conteúdo, e para mais dicas de como aumentar sua conversão, continue seguindo o blog da Yav Digital! Até a próxima leitura!
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