Como vender no Pinterest: vale a pena investir? | YAV

Por mais que essa rede social não seja tão famosa como outras, ela é muito acessada, servindo muito como base de inspiração para várias pessoas, principalmente nas áreas que exigem a utilização de recursos visual, como moda, decoração e marketing, mas o que poucos sabem é que — é possível utilizar a plataforma para vender!

E melhor, o aplicativo conta com mais de 445 milhões de acessos todos os meses, garantindo uma alta visibilidade ao seu e-commerce. Mas lembre-se, ela é uma plataforma que direciona o usuário para o seu site e/ou marketplace, não sendo possível, de fato, realizar vendas dentro dela.

Outro ponto bem positivo da rede é que não é tão utilizada por grandes marcas, o que pode te dar mais visibilidade no seu nicho, fazendo crescer e gerar mais conversão para sua empresa. Pensando nisso, a Yav Digital trouxe algumas dicas de como utilizá-la para vender!

Confira 7 dicas para começar a vender no Pinterest

Separamos algumas dicas de como utilizar a plataforma para vender mais, com alguns passos simples, mas que podem fazer toda a diferença quando adentrar nela.

1. Utilize imagens de alta qualidade

Assim como em outras redes sociais, a imagem (seja foto ou vídeo) de alta qualidade faz toda a diferença. Por isso, invista em fotos com alta qualidade, que mostre o seu produto no melhor ângulo. Dessa maneira, se atente a alguns detalhes da imagem:

  • tamanho até 32 MB;
  • formato .jpeg ou .png;
  • 1000 x 1500 pixels.

Caso seja um vídeo, ele deve seguir os seguintes tamanhos:

  • máximo de 2 GB de tamanho;
  • ter duração entre 4 segundos e 15 minutos;
  • proporções de 1:1, 2:3 ou 9:16.

Seguindo essas proporções, os tamanhos e qualidade da imagem ficará bem melhor, chamando mais atenção do público, além de deixar a sua página mais bonita.

2. Descrição completa sobre o produto

Outro fator que faz muita diferença é a descrição de cada publicação, então, sempre que postar algo, contextualize e deixe seu público a par do que você está mostrando; indique produtos, dê dicas, faça perguntas relacionadas e, se possível, — coloque o valor do item!

Isso é algo que chama ainda mais atenção e a pessoa fica bem mais satisfeita de já ter conhecimento da quantia que precisará investir.

Além disso, não poste repetidamente apenas produtos para vender, mescle suas publicações para não ficar um perfil engessado e sem a personalidade da marca. E, claro, invista nas fotos que valorize o produto e não fique naquele fundo branco padrão.

mostre a função de cada item

3. Mostre a função de cada item

Mostre a funcionalidade de cada item, como utilizá-lo e outras possíveis utilizações cabíveis a ele. Por exemplo, se o segmento do seu e-commerce é moda, pegue peças e mostre como podem ser utilizadas com diferentes looks e propostas diferentes, mudando um pouco o estilo, a ocasião e a formalidade.

Faça pastas de sugestão

4. Faça pastas de sugestões

Um dos pontos-chave do Pinterest é a pasta organizadora. Nela, é possível separar as publicações por assuntos, assim, o usuário terá mais facilidade para encontrar os itens necessários e fazer uma pesquisa mais a fundo no que realmente deseja e não ficar em um feed infinito vendo coisas “desnecessárias” a ele.

utilize links assertivos

5. Utilize links assertivos

Como seu intuito principal é a venda, não esqueça de utilizar links em suas publicações redirecionando para sua loja virtual, ou até mesmo para uma publicação de blog, mostrando um texto mais completo sobre dicas, por exemplo.

Leia mais: o que é marketing de conteúdo, benefícios e como fazer?

Nesse contexto, utilizar os links fará com seu seja uma jornada de consumo, guiando-o pelas páginas até onde você realmente deseja que ele chegue.

Grupo de pessoas mexendo no celular

6. Interagir com os usuários da rede

Por mais que você tenha um ótimo fluxo de publicações e engajamento nelas, é fundamental que haja interação com seu público, fazendo com que a marca fique próxima a eles, mostrando interesse em se conectar com eles e não apenas na conversão.

7. Ofereça descontos para os usuários da rede social

Uma dica que com certeza vai fazer bastante diferença em seus números — é oferecer cupom de desconto!

Essa é uma estratégia que desperta muita curiosidade nos usuários, fazendo com que uma grande fatia de quem visualize esse cupom compre, de fato.

Além disso, também é algo que cativa o cliente, que se sente especial por receber uma porcentagem em desconto para adquirir um item que estava desejando há algum tempo.

E, se você deseja entender mais a fundo sobre o que é o ideal para suas postagens e como divulgar corretamente, confira nosso post com tudo o que você precisa saber para divulgar um produto na internet!

Portanto, o Pinterest é uma ótima opção para aumentar sua visibilidade na internet, gerar mais interação com seu público e, ainda, ter um grande destaque e crescimento, visto que as grandes marcas não utilizam a plataforma com tanta frequência. Dessa maneira, faça sua estratégia e invista também em postar conteúdo por lá!

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e entendido melhor como utilizar o Pinterest para aumentar sua visibilidade na internet e, consequentemente, aumentar os números da sua conversão. Para mais dicas como esta, — continue navegando no blog da YAV Digital. Até a próxima!

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A YAV é uma empresa de consultoria especializada em tecnologia com o propósito: consolidar e-commerces no mundo digital, prezando sempre pela excelência no atendimento e pelo foco em resultados. Somos experts na gestão de projetos e oferecemos um serviço customizado para cada tipo de negócio. Nossa equipe atua de forma focada na construção e crescimento de empreendimentos on-line, para que ofereçam as melhores soluções do mercado.

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