Além de entender o que não fazer ao abrir um e-commerce, compreender o conceito de DNVB pode gerar muitos resultados para um negócio. Na verdade, o sistema de marcas digitais verticais nativas já existe desde 2007, mas hoje certamente atingiu seu auge e pico.
Este mercado é um dos mais vantajosos e, ao entender o que é nativo digital, podemos compreender o porquê. Algumas das vantagens do sistema de vendas DNVB são uma marca próxima ao cliente, processos de venda focados na personalização e um serviço oferecido de maneira muito mais intimista. Entenda!
DNVB: o que são?
Digitally Native Vertical Brand — Marcas Digitais Nativas e Verticais —, ou DNVB, são negócios criados na internet e que atuam majoritariamente no mercado digital de maneira vertical. Sua verticalidade se expressa no modo de atendimento, negociação e venda proposto por esses negócios virtuais.
Todo o processo de venda é realizado pela empresa que não terceiriza nenhum dos seus serviços, daí a sua alcunha: vertical. Seu atendimento, pós-venda, plataforma de compra e até negociação são produzidos pela marca e sempre de maneira intimista. Entre algumas de suas principais características estão:
- Estrutura vertical focada no funil de vendas e atendimento;
- Presença digital;
- Marca com personalidade e um relacionamento duradouro com o público;
- Maior desenvoltura em toda produção.
Esses elementos constituem a base do que é nativo digital e vertical. São definições importantes que devem trabalhar com toda empresa e negócio que foca na internet e nas suas atividades enquanto uma produção digital.
O que significa ser nativa digital?
Quando estudamos DNVB, o que verificamos é que se trata de uma empresa nativa digital, isso quer dizer que nasceu do ambiente digital e que atua nativamente ali. Isso significa que a internet e todo ambiente virtual é a sua casa e o local de todo seu desenvolvimento, produção e atendimento.
Os clientes da empresa a encontram no ambiente digital e se relacionam com ela ali, sem esperar muito que ela se desenvolva para outras áreas. E embora possam ter algum tipo de empreendimento físico e negócios que saem da internet, no geral, não é exatamente o que essas empresas procuram e focam.
Mudanças no setor para o surgimento das DNVBs
Desde quando empresas que atuam no ramo digital começaram a surgir e você pode escolher entre ter lojas físicas ou digitais, não só realizaram mudanças na prestação de serviços de diversos nichos como influenciaram até o consumo.
Ao nos aprofundarmos sobre o que é nativo digital, vemos que o próprio público consumidor passou a esperar das empresas um serviço similar ao encontrado nas DNVBs. A praticidade, rapidez no atendimento, facilidade de acesso e outros benefícios entregues pelo setor são buscados pelo público em todo mercado.
Funcionamento das marcas nativas digitais
Marcas digitais funcionam de maneira bem diferente no mercado, onde o seu foco é atender o cliente de maneira prática, rápida e eficiente. Seu foco também está em criar uma relação com o público, algo que é possível por conta da sua forma de atuação, uma vez que pela internet tem contato direto com os clientes.
Ao observar o que é o DNVB e o serviço na prática, verificamos uma desenvoltura dessas marcas em criar uma personalidade e engajar o público de diversas formas.
Sempre apostam na presença digital e nas mídias sociais, criam uma imagem facilmente reconhecível através de um logotipo ou mascote, e, geralmente, contam com cores e uma identidade visual particular.
Por que apostar em uma DNVB
Há várias vantagens e benefícios em apostar em um método de vendas DNVB, um público engajado, vendas consolidadas em um só lugar e maiores possibilidades de lucro são alguns exemplos do porquê este mercado é tão versátil e interessante. Conheça mais benefícios que essas marcas oferecem logo abaixo.
Relacionamento duradouro com o público
O público das marcas digitais e verticais é profundamente engajado e se sente próximo da empresa e cria uma conexão com ela. Há vários motivos para isto, mas os principais são porque a marca não só os atende em todo o processo de venda, como insere a sua personalidade neste atendimento.
Desse modo, os consumidores se sentem de fato íntimos do produto ou serviço e têm um contato crescente e consistente com ele. Muito disso fica claro na visualização do DNVB e o que é sua metodologia de venda e pelo método vertical.
Possibilidades maiores de lucro
Um dos grandes benefícios de ter uma marca digital é que elas oferecem maiores possibilidades de lucro. Especialistas calculam que, no geral, uma DNVB oferece de 3% a 5% mais lucro para os métodos tradicionais de um negócio.
As razões para isto são muitas, pois, além das vendas serem maiores — por conta do engajamento com o público —, há economia em espaço físico. Além disso, há menos gastos com a contratação de outras empresas para manterem sua plataforma digital e marketplaces.
Menos custos
Custos, de maneira geral, são menores em uma empresa DNVB, elas não precisam lidar com e-commerces alugados, com estabelecimentos comerciais e nem com uma estrutura física para funcionar. Basta estar presente na internet e ter o básico para vender e atender seus clientes online.
Mais fácil lidar com seu nicho de mercado
O nicho de mercado das DNVBs é bem específico, particular e fácil de entender. Toda empresa que atua na internet e tem uma marca focada no mercado virtual conhece melhor seu público, por isso pode personalizar o marketing, adotar métodos de venda guiados para tornar a compra incrível e que sejam focados nesse nicho.
Maior controle sobre todo processo de vendas
Todo o processo de vendas dentro de uma marca digital e vertical é controlado pela empresa. Logo, há pouca margem para ruídos e falhas que sejam oriundas de terceiros e outros prestadores de serviço. Dessa forma, a marca pode cuidar para que seu público seja atendido da melhor maneira possível.
Diferenças entre DNVB e e-commerces
É importante não confundir DNVBs com e-commerces, embora os dois conceitos possam se aplicar ao mesmo negócio, trata-se de serviços distintos. Uma DNVB pode ser um e-commerce ou pode manter um, mas não é estritamente necessário, e marcas que não são digitais verticais também podem tê-los.
Em DNVB o e-commerce é só uma parte do negócio
Em uma marca digital, o e-commerce é uma parte de sua estrutura, no qual seus clientes podem até realizar boa parte de suas compras e interações com o negócio. No entanto, ele não precisa estar lá, e muitos DNVBs atuam por meio de aplicativos, embora seja fato que a maioria tenha e-commerces.
É importante focar no todo
É necessário lembrar que, quando vimos o que é DNVB, notamos que sua estrutura vertical lida com o público em várias etapas. A venda, dentro dessas etapas, é só mais um degrau do processo, pois há o atendimento, o pós-venda, a soluções de problemas e outros itens indispensáveis da prestação de serviços.
E-commerces não definem uma DNVB
O fato de uma empresa ter um e-commerce não a define como DNVB. Lojas físicas e que são nativas fora da internet podem manter e-commerces, migrarem para lá e utilizar várias ferramentas importantes para a venda on-line. Então, é importante nunca confundir, mesmo que lojas virtuais sejam próximas e de certa forma vinculadas às DNVBs no geral.
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A YAV é uma empresa de consultoria especialista em conseguir resultados, seu trabalho em conjunto com seus clientes e-commerces oferece uma otimização em todas as vendas.
Dessa forma, é possível alavancar os resultados de maneira orgânica, vender mais e de maneira eficiente em e-commerces e marketplaces em geral.
Não deixe de garantir para seu negócio uma marca digital focada em processos verticais. É a melhor saída para ter uma empresa sólida e com resultados, que oferece o que há de melhor para todos seus clientes. Entre em contato!
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