E-commerce: como funciona uma loja virtual? A YAV Digital explica!

O electronic commerce, ou simplesmente e-commerce, é uma forma de comércio online que só tende a crescer em diferentes nichos nos próximos anos.

Mas afinal de contas, quais vantagens esse modelo de negócio oferece para chamar tanto a atenção dos comerciantes e clientes? Você sabe quais são os diferentes tipos de e-commerce e quanto custa montar um do zero?

Se a resposta para qualquer uma dessas perguntas foi não, fique tranquilo(a), a YAV Digital vem com um guia completo para tirar todas as suas dúvidas a respeito do comércio eletrônico.

Fique até o final e confira ainda as dicas que preparamos para você obter sucesso nessa nova empreitada. Vamos lá!

Afinal, o que é um e-commerce?

Como o próprio nome já demonstra, os e-commerces são lojas virtuais. Nomes como Magazine Luiza e Netshoes compõem alguns dos maiores e-commerces brasileiros, com receitas que chegam facilmente na casa do bilhão. Vale lembrar que tanto produtos quanto serviços podem ser vendidos na internet.

Como a loja é virtual, todo o processo é feito online, desde o pagamento até a resolução de qualquer problema. O período de pandemia deixou ainda mais claro as vantagens desse processo e impactou diretamente no desenvolvimento do mercado online.

Só pra você ter uma ideia, estima-se que o comércio eletrônico no Brasil cresceu cerca de 27% em 2021 e quase 54% em 2022. As vantagens de vender produtos e serviços online tem chamado a atenção dos comerciantes em diferentes nichos, e as facilidades para comprar cativam cada vez mais os clientes!

Qual a diferença entre e-commerce e marketplace?

Antes de continuar, precisamos deixar bem clara a diferença entre marketplace e e-commerce. O primeiro pode ser visto como um grande shopping no espaço virtual, em que diversas lojas vendem seus produtos e aproveitam a autoridade de seu hospedeiro! É claro que essa forma tem suas vantagens e desvantagens, além de alguns cuidados essenciais para entrar na disputa com tudo.

O e-commerce, por sua vez, é específico apenas de uma determinada marca. Ele é totalmente exclusivo e independente, facilitando a construção de uma identidade e autoridade própria.

Aqui, o planejamento também é importantíssimo para o sucesso, como veremos com mais detalhes durante todo o post. Acompanhe para não perder nada!

Quais as vantagens de um e-commerce? Conheça 5 atrativos!

Como mencionamos anteriormente, as vendas online só crescem de acordo com as pesquisas. Isso se deve tanto às facilidades e atrativos na operação para o dono do e-commerce quanto na agilidade e disponibilidade para o cliente. Vamos explicar cada um desses pontos logo na sequência, confira:

1- Possibilidade de funcionamento 24 horas

Não apenas 24 horas por dia, mas também 7 dias por semana! Como o e-commerce fica totalmente disponível na web, é possível que o usuário acesse a vitrine virtual e coloque seus desejos no carrinho em qualquer momento do dia. E a quantidade de tráfego nos e-commerces durante a madrugada e início do dia é muito maior do que parece, viu?

2- Facilidade na divulgação

Novamente, criar e divulgar seus produtos na internet também são passos mais fáceis e com muitas possibilidades. Você pode, por exemplo, realizar a integração da loja virtual com suas redes sociais ou criar anúncios com a ajuda do próprio Google. Temos um post exclusivo sobre o assunto aqui no blog que vale a pena conferir!

3- Campo ampliado para detalhes

Em sua loja online você pode apresentar uma grande quantidade de detalhes sobre o seu produto, o que talvez não fosse possível em uma rápida conversa presencial.

O cliente pode avaliar dados como modelo, peso, marca, tamanho, material, garantia, dimensão, frete e muitas outras informações no seu tempo, para então fechar a compra!

4- Sem limitação geográfica

Sem dúvida, a possibilidade de comprar um produto exclusivo de uma loja no Espírito Santo e receber no interior do Paraná é interessante para ambos os lados.

Os comerciantes alcançam um público muito maior e não limitam suas vendas apenas a uma região, já o cliente aproveita um leque muito maior de produtos e recebe o que precisa no conforto do lar.

5- Diversidade de ferramentas para acompanhamento

Além de acompanhar o desenvolvimento e alcance da sua loja online, ferramentas como o Google Search Console permitem ao lojista configurar e observar diferentes aspectos do comportamento do usuário.

Páginas mais acessadas, termos que levaram o cliente para o site e até por qual tipo de aparelho o usuário está acessando a rede são alguns dos pontos que devem ser analisados.

Tudo isso contribui para uma estratégia cada vez mais assertiva e direcionada, lembrando que tudo isso pode ser observado utilizando apenas uma das ferramentas para acompanhamento de e-commerces disponibilizada sem custo pelo próprio Google. Outra opção interessante e igualmente grátis é o Google Analytics, que permite a visualização de métricas como:

  • Quantidade de novas visitas;
  • Taxa de rejeição do seu e-commerce;
  • Receita e outras métricas de conversão;
  • Usuários em um período de tempo;
  • Origem do tráfego do seu site (anúncios, redes sociais, pesquisas orgânicas).

Quais as desvantagens de um e-commerce?

Como todo empreendimento, abrir e manter uma loja virtual tem suas dificuldades a serem superadas. A primeira delas é a estratégia que será aplicada no setor logístico, sem dúvida um dos mais importantes em qualquer e-commerce. Confira alguns apontamentos simples que muitas vezes passam despercebidos pelos donos de lojas virtuais:

  • Satisfação do cliente em relação ao processo;
  • Respeito aos prazos estabelecidos;
  • ROI (Retorno sobre Investimento em inglês);
  • Estoque organizado e que atenda a demanda;
  • Possibilidade de aplicação da logística reversa.

Muitos citam ainda a desvantagem de o cliente não ver o produto no momento da análise, o que faz da loja física uma opção mais segura. No entanto, ressaltamos que os e-commerces atualmente já possuem diversos recursos para resolver esse problema, sem contar as diferentes formas de passar confiabilidade, como a famosa aba “quem somos” do site.

Quais são os tipos de e-commerce?

Antes de mais nada, montar um e-commerce exige planejamento e busca por informações. Muitas pessoas não sabem que existem diferentes tipos de lojas virtuais na web, com características únicas e interessantes para diferentes estratégias. Confira as variações de um e-commerce tradicional logo abaixo:

T-commerce

Um e-commerce em si é um nome mais genérico para as plataformas de compra online, outras variações chegam para expandir essa possibilidade de venda em canais bem mais específicos, como o t-commerce. A letra T representa as televisões digitais, que podem ser usadas para consulta de alguma marca ou produto que passou durante a programação, estratégia já aplicada pela Globo!

S-commerce

O S-commerce é mais voltado para as redes sociais e envolve fortemente a questão do C2C, em que consumidores vendem seus produtos para outros consumidores. Não é por acaso que grandes nomes do meio – como Facebook e Instagram – lançaram suas próprias áreas para comércio entre os usuários.

M-commerce

Precisamos falar ainda do M-commerce (comércio para o mobile), que vê no uso dos dispositivos móveis uma grande oportunidade para realizar vendas. Ninguém imaginaria, há 20 anos, que seria possível adquirir qualquer coisa por meio de um pequeno aparelho e ainda acompanhar todo o processo – algo extremamente comum nos dias atuais.

E-commerce C2C

Customer to customer é um e-commerce com possibilidade de venda de um consumidor para outro. Nesse caso, os famosos marketplaces como Mercado Livre são bons exemplos: plataformas que realizam a mediação entre as transações e cobra taxas dos vendedores.

E-commerce B2C

O e-commerce business to customer se equipara à tradicional relação entre lojas e clientes. O B2C se dá quando há um entendimento melhor sobre as funcionalidades e utilidades de um produto e não somente informações práticas e enxutas. Sua popularidade começou quando as lojas físicas sentiram a necessidade de estar, também, no ambiente digital.

E-commerce B2B

Um e-commerce B2B (Business to Business) conversa com outra marca, ao contrário daqueles voltados para o consumidor final. O objetivo desse formato é fornecer produtos em grandes quantidades diretamente para outras empresas, oferecendo produtos e serviços necessários para a operação da mesma. Veja as principais vertentes de um e-commerce voltado para outras empresas:

  • Matérias primas;
  • Maquinários;
  • Treinamentos;
  • Consultorias;
  • Automóveis;
  • Peças.

E-commerce D2C

Você com certeza já comprou alguma coisa em um mercado atacadista, certo? Esse modelo de loja representa bem o e-commerce D2C, que parte do fabricante diretamente para o consumidor final. Marcas de carros que não fazem uso de concessionárias para mediação, como a Tesla, são ótimos exemplos de empresas D2C!

Quanto custa um e-commerce

Quanto custa um e-commerce?

Montar um e-commerce próprio é sem dúvida o sonho de muitos lojistas, a chance de vender um produto ou serviço online é realmente atrativa e com vantagens interessantes. Confira os valores médios para iniciar essa operação em diferentes portes na sequência e veja qual se encaixa melhor na sua realidade:

  1. Microempreendedor MEI: investimento inicial entre R$1 mil e R$5 mil.
  2. Microempresa ME: entre R$5 mil e R$50 mil para abrir um comércio eletrônico com ME.
  3. Empresa de Pequeno Porte (EPP): valores iniciais entre R$50 mil e R$500 mil.
  4. Empresas de grande porte sem restrição de faturamento: valores ficam por conta do projeto.

As empresas de grande porte são aquelas que faturam, no mínimo, cerca de R$4,8 milhões anualmente. O custo de projetos para essas corporações são exorbitantes e incluem o desenvolvimento exclusivo e acompanhamento cuidadoso. Só a nível de curiosidade, a EDP Smart colocou cerca de R$5,5 milhões no desenvolvimento de seu e-commerce.

Como montar um e-commerce de sucesso?

Montar um e-commerce do zero parece um bicho de sete cabeças no primeiro momento, visto que é preciso decidir entre diversas plataformas e ainda definir alguns aspectos importantíssimos para a estratégia. A consultoria para e-commerce vem como uma grande aliada nesse processo, tanto na construção quanto no acompanhamento do projeto.

Documentação, base de produtos, gestão da estratégia e até mesmo monitoramento da concorrência são alguns dos pontos abordados por consultorias especializadas em comércios eletrônicos. Acesse nosso post exclusivo sobre o assunto aqui mesmo no blog e continue se aprofundando nessa temática.

Ah, continue acompanhando o blog da YAV Digital para ficar por dentro de muitos outros conteúdos que ainda vamos abordar em relação aos e-commerces e marketplaces. Nos acompanhe nas redes sociais e receba em primeira mão dicas que vão te ajudar a construir um negócio sólido e focado em resultados.

Até a próxima!

Avalie este post
Yav Digital

Yav Digital

A YAV é uma empresa de consultoria especializada em tecnologia com o propósito: consolidar e-commerces no mundo digital, prezando sempre pela excelência no atendimento e pelo foco em resultados. Somos experts na gestão de projetos e oferecemos um serviço customizado para cada tipo de negócio. Nossa equipe atua de forma focada na construção e crescimento de empreendimentos on-line, para que ofereçam as melhores soluções do mercado.

Deixe um comentário