Inbound e Outbound: o que é e quais as diferenças?

O mercado está cada vez mais competitivo, em especial, quando falamos de garantir um espaço para o seu e-commerce na internet. Junto a isso, surgiram diversas metodologias e estratégias de marketing para ajudar neste processo. Dentre elas, temos o Inbound e o Outbound Marketing.

Ambos são muito eficientes, porém, com funções e vantagens diferentes! Nesse sentido, é muito importante que você entenda o que eles são e quais são as suas principais diferenças, para, então, poder utilizar cada um deles de maneira correta e no momento certo.

Continue a leitura e confira o texto completo!

O que é Inbound Marketing?

Podemos dizer que o Inbound Marketing é uma estratégia recente no mercado brasileiro. Também conhecido como marketing de atração, ele tem o objetivo de atrair e reter os clientes de uma empresa.

Porém, nesse caso, as suas ações servem para despertar o interesse das pessoas pelo e-commerce. Assim, são elas que procuram a organização e não o contrário.

Para isso, o Inbound usa como principal estratégia o marketing de conteúdo, ou seja, utiliza conteúdos relevantes para educar o público-alvo para que ele entenda que precisa do produto ou serviço da empresa para solucionar os seus problemas.

Dessa forma, também é possível fazer com que as pessoas naveguem pelo funil de vendas se tornando leads e, consequentemente, clientes. Nesse sentido, você pode criar conteúdos relevantes e direcionados para o perfil da persona para publicar no blog e nas redes sociais.

Assim será possível atrair as pessoas certas até o site, ou seja, você conseguirá aumentar o tráfego orgânico das páginas.

Depois disso, pode desenvolver landing pages para captar as principais informações das pessoas interessadas nos produtos do e-commerce transformando elas em leads. Em seguida, deve-se elaborar e enviar uma sequência de e-mails marketing com conteúdos pertinentes para criar relacionamento até que eles se tornem clientes.

Principais vantagens do Inbound Marketing

Para que um e-commerce tenha sucesso é necessário adotar estratégias que sejam eficientes. Nesse caso, você precisa analisar muito bem quais são as vantagens que elas podem proporcionar para a sua empresa. Pensando nisso, agora vamos apresentar os principais benefícios do Inbound Marketing. Veja abaixo:

  • Mais econômico;
  • Maior possibilidade de mensuração;
  • Maior retorno sobre o investimento;
  • Melhor compreensão do comportamento do público;
  • Maior índice de atração e fidelização dos clientes;
  • Maior penetração da marca no mercado;
  • Melhor comunicação com o público;
  • Maior possibilidade da segmentação das ações;
  • Aumento das oportunidades de vendas;
  • Entre outros.

Portanto, essa metodologia pode ajudar muito o seu e-commerce a ganhar visibilidade e, consequentemente, aumentar as chances de garantir conversões.

Porém, as estratégias precisam ser utilizadas com muito planejamento e controle para que os resultados esperados sejam alcançados.

Leia também: Como divulgar um produto na internet? O Guia Completo!

O que é Outbound Marketing?

Já o Outbound Marketing, também conhecido como marketing tradicional, é uma estratégia que tenta convencer o público-alvo de comprar os produtos e serviços de uma empresa por meio da divulgação direta. Ele pode ser considerado uma metodologia de interrupção, pois não pede licença para entrar no dia a dia das pessoas.

Nesse caso, ele pode usar como estratégia as publicidades tradicionais (anúncios na TV, no rádio, nas revistas, nos outdoors e nos jornais). Assim como as famosas malas diretas, os patrocínios em eventos, os cartazes, os folhetos, os panfletos, os flyers, entre outros.

Além disso, também pode ser implementado na internet, ou seja, em banners, pop-ups, posts patrocinados, anúncios nas redes sociais e no Google, parcerias com influencers, entre outros. Ou seja? Essa é uma estratégia de marketing que leva muito em consideração a mídia paga.

Quais as principais vantagens do Outbound Marketing?

Assim como o Inbound, o Outbound também apresenta muitos benefícios para o seu e-commerce. Diante disso, é importante analisar cada um deles para entender como eles podem impactar no sucesso das suas vendas. Assim, fica mais fácil construir estratégias mais assertivas. Acompanhe abaixo as principais vantagens:

  • Maior retorno sobre o investimento;
  • Aproveitamento da diversidade de canais e mídias;
  • Maior precisão e rapidez na solução;
  • Maior possibilidade de validação do perfil do público-alvo;
  • Maior velocidade para validar premissas;
  • Mais facilidade para encontrar profissionais na área;
  • Maior assertividade no contato;
  • Entre outros.

Como você conseguiu ver essa metodologia também apresenta muitos benefícios, por isso veja como ela pode ser incluída no dia a dia do seu e-commerce para que você possa aproveitar essas vantagens da melhor maneira possível. Assim, fica mais fácil conquistar os objetivos desejados.

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Qual a diferença entre Inbound e Outbound?

Em primeiro lugar, no Inbound o cliente vem até a empresa e nessa estratégia existe uma comunicação de mão dupla, ou seja, o público tem voz.

Por outro lado, no Outbound a empresa procura os clientes e a comunicação é uma via única, pois é difícil saber a opinião do público que visualiza um outdoor, por exemplo.

Ainda falando sobre as diferenças, o Inbound Marketing não é intrusivo, ou seja, ele não interrompe a rotina das pessoas. Ao contrário, essa estratégia cria conteúdos e publica nos lugares certos para que o público correto tenha acesso de maneira natural.

Além disso, o custo da aplicação dessa metodologia é menor, já que a maioria das estratégias usa canais digitais e serviços gratuitos ou com valores mais acessíveis.

Já o Outbound Marketing, é mais agressivo, pois suas estratégias são mais persuasivas e diretas, ou seja, tentam a todo momento convencer a pessoa que ela precisa comprar o produto ou o serviço da empresa.

Sem contar que o custo da sua implementação, na prática, é mais alto. Isso porque você precisa investir em publicidade para atingir o público-alvo.

Outra diferença marcante entre os dois, é que ao parar de pagar as publicidades no Outbound a empresa perde visibilidade e alcance. Isso não acontece no Inbound, pois o conteúdo continua disponível na internet para que o público possa ter acesso. Porém, é importante investir em atualização para manter a qualidade das postagens.

Além disso, as ações do Outbound são mais difíceis de mensurar, pois a maioria envolve a mídia off-line. Por exemplo, não tem como contabilizar quantas pessoas viram o outdoor na rua.

No entanto, é possível verificar quantas pessoas visualizaram o post nas redes sociais. Isso porque a maioria das ferramentas e canais utilizados no Inbound emitem relatórios com os resultados alcançados.

Apesar das diferenças, é importante lembrar que essas duas metodologias não são excludentes: podem ser mescladas nas estratégias de marketing das empresas. Assim, você pode aproveitar as vantagens de cada uma delas para garantir a visibilidade do seu e-commerce no mercado.

Agora que você já sabe quais são as diferenças entre Inbound e Outbound, que tal ficar por dentro de todas as novidades do mundo do e-commerce? Aproveite o nosso conteúdo sobre marketing digital!

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