Podemos iniciar falando que não existe e-commerce sem marketing digital, pois o primeiro precisa do segundo para atrair clientes para a sua plataforma.
Assim, é essencial saber aplicar as estratégias certas no momento certo para obter os resultados esperados. Além disso, existem diversas ferramentas e técnicas de marketing que podem ser utilizadas no dia a dia da sua empresa, bem como estratégias que devem ser implementadas.
Então, continue a leitura para conferir tudo que você precisa fazer para aplicá-las efetivamente.
O que fazer antes de aplicar as estratégias de marketing digital?
O marketing digital para e-commerce não é um bicho de sete cabeças, ou seja, se você entender como funcionam as estratégias fica mais fácil identificar aquelas que podem ser aplicadas na sua empresa para atingir os objetivos desejados.
Porém, antes de escolher as estratégias, é necessário entender melhor como funcionam a sua empresa, o seu público-alvo e a concorrência.
Para te ajudar neste processo, abaixo você encontrará uma breve explicação dos principais pontos que deve levar em consideração antes de elaborar o plano de ação de marketing. Então, vamos lá!
Defina o composto de marketing
Para iniciar a estratégia de marketing digital para e-commerce, é necessário definir qual será o composto de marketing. Ou seja, você precisa identificar qual será a praça, o produto, o preço e a promoção da marca. Nesse caso, a praça é o canal de distribuição que pode ser a loja virtual ou o marketplace, por exemplo.
Em seguida, temos o produto, já que sem ele o e-commerce não tem razão de existir. Para criar ou adquirir no atacado um bom produto, você deve fazer uma boa análise do mercado e dos concorrentes, bem como precisa identificar as demandas dos clientes. Assim, é possível ter um produto que seja atraente.
Depois disso, defina o preço. Lembre-se de que você precisa levar em consideração o valor cobrado pela concorrência, assim como outros fatores, como a qualidade do produto.
Nesse caso, é possível optar pela estratégia de diferenciação (quando existe alta qualidade e alto preço) ou de penetração (quando tem alta qualidade e baixo preço).
Por fim, temos a promoção que envolve toda a comunicação da empresa com os seus clientes atuais e futuros. Para isso, você precisa usar técnicas de marketing e de vendas para conseguir atrair, vender e fidelizar os consumidores. Então, após definir os 4 Ps do marketing, fica mais fácil identificar quais estratégias de marketing digital serão utilizadas pela marca.
Identifique o público-alvo
Também é importante conhecer o público-alvo e segmentá-lo de acordo com os critérios desejados. Para identificar o público, você precisa levantar as principais características demográficas e psicológicas do seu cliente ideal. Por exemplo, deve-se saber idade, hábitos de consumo, desejos, dores, objeções de compra, profissão, entre outros detalhes.
Com um panorama do público-alvo em mãos, fica mais fácil classificar os clientes de maneira demográfica, geográfica, psicográfica, entre outros. Nesse caso, se você escolher adotar uma segmentação psicográfica, o público será organizado de acordo com o estilo de vida.
Analise o mercado
Em seguida, você deve analisar o mercado no qual a sua empresa está inserida. Isso porque é importante conhecer os principais concorrentes diretos e indiretos.
Quando falamos de marketing digital a concorrência é ainda maior, pois existem empresas que concorrem pela mesma palavra-chave no Google, porém não vendem o mesmo produto.
Por isso, a pesquisa relacionada a concorrência precisa ser muito minuciosa. Assim, é possível entender como as outras empresas funcionam, como elas vendem e quais as estratégias de marketing que elas usam e dão certo. Com essas informações, você consegue determinar quais ações pode adotar para se destacar entre essas organizações.
Defina o posicionamento
O próximo passo é definir o posicionamento da marca, assim fica mais fácil identificar qual será o tom de voz e o estilo de comunicação que deve ser utilizado. Para tanto, é necessário saber qual é a razão de existir da empresa, quais são os diferenciais perante a concorrência, quais são os produtos oferecidos, quem é o público-alvo, entre outros detalhes.
Com essas informações, você consegue elaborar a declaração da marca. Esse documento vai servir de norte para todas as ações de marketing digital no e-commerce. Por isso, é essencial que separe um tempo para fazer isso, pois saber o posicionamento é determinante para o sucesso das estratégias.
Leia também: Consultoria para e-commerces: como funciona?
Quais são as estratégias de marketing digital para e-commerce?
Agora que você já sabe o que deve fazer antes de escolher a estratégia de marketing digital para e-commerce, o próximo passo é conhecer as principais ações que pode adotar na sua empresa. Então, continue lendo o texto para conferir essas informações.
Personalização da experiência do cliente
Você pode identificar o comportamento dos clientes atuais e dos visitantes do e-commerce para saber como eles navegam pelo site. Para isso, pode usar informações dos cookies e do IP deles. Assim, é possível criar uma experiência customizada para aquele tipo de comportamento.
Nesse caso, pode desenvolver mensagens, ofertas, entre outras oportunidades para impulsionar a pessoa a comprar os produtos do seu e-commerce.
Sabe quando você acessa um site para ver um tênis e, depois, fica vendo publicidade de diversas empresas com esse mesmo produto nas redes sociais? Então, essas empresas estão usando essa estratégia.
Marketing de Conteúdo e SEO
Também é possível utilizar estratégias de marketing de conteúdo para atrair os clientes. Nesse caso, você escreve textos otimizados com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que as pessoas leiam e naveguem pelo site por meio dos links internos inseridos no decorrer do conteúdo.
Assim, é possível levar os leitores por meio dos textos até uma página de vendas no qual acontecerá a conversão. Isso acontece porque os conteúdos são elaborados levando em consideração os desejos e as dores do público-alvo. Assim como são dispostos no site com o intuito de levar a pessoa a navegar pelo funil de vendas.
Além disso, com as técnicas de SEO o seu e-commerce tem mais chances de aparecer na primeira página da SERP do Google. Dessa forma, é possível atrair muito mais pessoas, pois a tendência é que elas cliquem sempre nesses primeiros resultados durante uma pesquisa na internet.
Para tanto, é necessário escolher muito bem as palavras-chaves e os links internos que serão utilizados nos textos, bem como deve-se preocupar com a parte técnica do site, como velocidade, responsividade, design, navegabilidade, escaneabilidade, entre outros fatores.
Marketing de afiliados
Você também pode criar um programa de afiliados no qual a empresa paga uma comissão para que outras pessoas façam a divulgação dos seus produtos e serviços. Isso ajuda muito a aumentar o alcance da organização e, consequentemente, as chances de converter é maior.
Nesse caso, você deve definir os critérios de seleção dos afiliados, as regras para divulgação das soluções e as formas de remuneração do trabalho. Em geral, o pagamento pode ser feito no formato custo por clique (CPC) no qual o afiliado recebe quando uma pessoa clica no anúncio.
Ou, ainda, ele pode receber por meio do custo por venda (CPV) cujo pagamento acontece após uma pessoa adquirir o produto ou o serviço. Com essas informações definidas, é possível divulgar no mercado o programa e iniciar os trabalhos. Lembre-se de que os afiliados precisam ser monitorados para que tudo funcione corretamente.
Redes sociais
As redes sociais também são uma estratégia de marketing digital para e-commerce muito eficiente, pois é uma maneira gratuita de atrair o público-alvo até o seu site. Para isso, você precisa conhecer muito bem o perfil do cliente ideal para criar imagens, vídeos e legendas que chamem a atenção.
Assim, é possível despertar o interesse do público para que ele clique e acesse o seu site. Por exemplo, você pode fazer tanto posts com os produtos à venda quanto posts com dicas de como usá-lo. Porém, lembre-se de que a escolha dos temas dos textos e elementos visuais deve estar de acordo com o posicionamento da empresa.
Mídia paga
Por fim, também temos as mídias pagas, ou seja, nessa estratégia você usa publicidade para divulgar o seu e-commerce. Para isso, pode usar o Google Ads ou o Social Ads (post patrocinado nas redes sociais). No primeiro caso, você paga para que o seu site apareça na primeira página do Google facilitando assim que as pessoas cliquem nele, por exemplo.
Já no segundo, você cria conteúdos e posta nas redes sociais. Quanto mais interessante forem as publicações, maior é a chance das pessoas clicarem para saber mais informações no site.
Portanto, são duas estratégias muito importantes para atrair possíveis clientes, em especial, porque as técnicas orgânicas, como o marketing de conteúdo, levam mais tempo para ter resultados.
Leia também: 10 melhores plataformas de e-commerce para começar sua loja!
Como resolver os desafios do e-commerce com as estratégias de marketing digital?
O e-commerce apresenta muitos desafios no dia a dia, por isso é essencial saber identificá-los e encontrar alternativas para resolvê-los o mais rápido possível. Nesse sentido, as ferramentas, as estratégias e as técnicas de marketing digital podem ajudar muito quem atua no ambiente online.
Assim, o site ganha maior visibilidade e o público tende a clicar para conhecê-lo. Ou, ainda, consegue aumentar a taxa de conversão usando formulários online e landing pages cuja função é coletar informações importantes dos leads.
Portanto, o marketing digital oferece muitas alternativas para que você possa atrair mais pessoas para o seu e-commerce. Então, você precisa entender a fundo cada uma das ferramentas e estratégias mencionadas no post para aplicá-las na sua empresa. Assim, poderá obter os resultados esperados.
Agora que você já sabe o que é marketing digital para e-commerce, que tal conferir mais conteúdos como este? Então, nos siga no Facebook e no Instagram para receber nossas novidades sobre o mundo do e-commerce diariamente.
Até o próximo post!
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