O que é growth marketing e como usar essa estratégia?

Assim como o universo das vendas não para de evoluir, o marketing também não! As mudanças são diárias, transformando as formas de traçar suas estratégias de marketing. Desse modo, ficar a par de todas as novas situações é essencial para você crescer nesse mundo e no dos negócios.

Uma dessas novas estratégias é o growth marketing, que traz uma proposta de atuar com um crescimento rápido e disruptivo, visando que o negócio cresça muito e rapidamente.

Para entender melhor sobre ele, a YAV Digital separou alguns pontos importantes que você deve compreender a fundo para buscar por essa aplicação. Para conferir mais sobre, continue conosco e aproveite a leitura.

Afinal, o que é growth marketing?

É uma estratégia que tem como base a aquisição e retenção de clientes, sempre visando um crescimento exponencial. Sua principal função é auxiliar as empresas a aumentarem a sua conversão, ou seja, gerar mais vendas.

Nessa estratégia, os métodos tradicionais foram aprimorados e personalizados, buscando centralizar a expectativa real do cliente em algum produto ou negócio, deixando-os mais fiéis à sua marca.

De maneira geral, podemos dizer que o growth marketing é a inovação de métodos tradicionais. Com ele, as técnicas antigas foram aprimoradas para o nosso cenário atual. E que, além de fazer mais sentido, acaba alcançando melhores resultados.

Inbound e Outbound: o que é e quais as diferenças?

Lâmpadas acesas sobre uma mesa

Diferença entre o marketing tradicional e o growth marketing

A principal diferença entre esses dois conceitos é a curva de crescimento, ou seja, enquanto o tradicional apresenta uma curva com um crescimento mais constante, aos poucos, utilizando métodos simples (por mais que ainda geram bons números).

O growth marketing tem uma curva mais acentuada, algo constante do negócio. Como vimos, essa estratégia busca por ações disruptivas, trazendo muita análise e preparo.

Quais são as fases para aplicar o growth marketing?

Por mais que seja uma estratégia que traga muitos resultados, na maioria das vezes, não quer dizer que utilizá-la será como se fosse uma fórmula mágica. Assim, entender sobre as fases e passos pode te ajudar a garantir mais sucesso em sua aplicação. Confira:

1. Product-Market fit

Essa é a etapa preparatória, ou seja, é o momento em que você busca entender melhor sobre o mercado e o produto. Ou seja, compreender como está e como vem sendo a demanda do consumidor de acordo com o que você oferece.

Dessa maneira, realize uma pesquisa bem completa e comece a se alinhar com o seu público, seja no produto ou na comunicação com ele. Assim, verifique se o seu produto atende a demanda do momento.

2. Growth Hacks

Essa parte é focada na parte de experimentações, ou seja, são formas de atuar de determinado jeito, mas que consigam gerar algum resultado mínimo que seja. Com isso, você deve planejar a estratégia e fazer uma aplicação básica, visando apenas testar como será o seu impacto com o público.

Assim, você pode pegar um método tradicional, mas, por se tratar do growth, traga uma inovação e deixe-o personalizado para a sua intenção. Além disso, é muito importante que você tenha em mente e defina os seguintes aspectos:

  • Defina o seu nicho;
  • Estude seus clientes;
  • Monitore as redes sociais;
  • Produza conteúdos ricos;
  • Analise os dados.

3. Escala e viralização

Outro passo importante da estratégia é garantir um crescimento na escala e na viralização, ou seja, é por esse motivo que as chances de crescer exponencialmente são maiores.

A parte da escala é que você consegue atender o máximo de demanda mantendo os mesmos custos, ou com um valor muito próximo, ou seja, quanto mais gente você atender e menos precisar investir, melhor.

Quando ocorre a viralização é outro ponto positivo. Por exemplo: você criou uma landing page e obteve 5 mil acessos em um mês, já no segundo, seu público fez aquela clássica campanha boca a boca tão boa e no mês seguinte essa mesma página teve 10 mil acessos.

Assim, sua campanha deu tão certo, que seus gastos foram os mesmos mantendo a página, entretanto, a sua conversão foi muito superior.

4. Otimização e retenção

Para garantir que o marketing boca a boca funcione e que tenha uma retenção maior de clientes/consumidores, você precisa garantir a satisfação do usuário.

Assim, a pessoa deve ter uma boa experiência desde a primeira interação, visto que essa é a primeira que fica para muitos. Dessa forma, sempre tenha em mente o que a pessoa vai pensar e como vai reagir. Além de garantir um bom atendimento ao consumidor.

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Vale a pena investir em growth marketing?

Investir nessa estratégia garante que você tenha mais chances de crescer no seu ramo, é sair do básico e buscar por novas formas de inovação, ou seja, sair do básico e do tradicional. É buscar novos caminhos para estratégias e encontrar ótimas soluções.

Portanto, você consegue se desenvolver no mercado, mesmo que seja realizando as experimentações. Assim, nessa constante busca você pode encontrar ótimos resultados para o seu negócio.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e para entender mais sobre marketing digital, siga a YAV Digital. Ah, e não deixe de conferir nosso blogpost sobre: o que é e-mail marketing e veja se você deve investir nessa estratégia. Até a próxima!

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