O que é um Gateway de Frete e por que integrá-lo à sua loja?

O gateway de frete é uma porta de entrada que faz conectividade com a página de uma loja a fim de apresentar uma tabela com os valores de entrega ao endereço dos clientes.

Dessa forma, é possível verificar se há opção expressa ou econômica e o prazo de entrega estipulado para aquela cidade, conforme o CEP informado no site.

Os valores estabelecidos pelas transportadoras são informações que definem se os clientes devem fazer ou não a compra no e-commerce. Cerca de 75% dos brasileiros deixam de adquirir produtos em sites devido ao valor elevado do frete e, com isso, optam em procurar um concorrente que não faça a cobrança da entrega — ou ofereça descontos especiais.

o que é um gateway de frete?

O que é um gateway de frete?

Entre as estratégias para aumentar as suas vendas, o gateway é uma tecnologia que conecta as lojas digitais com a página de frete de transportadoras e fornece opções de entrega para atender as demandas dos compradores.

Deste modo, há disponível o frete econômico em que a entrega leva mais dias para ser feita, enquanto o modelo expresso é mais rápido, porém tem um custo maior devido à urgência para receber a encomenda.

Além disso, esta porta de entrada, em tradução literal, realiza o cálculo automático do valor de frete que o cliente deve pagar antes de finalizar a compra. Tudo o que deve ser feito é inserir o CEP, marcar a opção de frete e finalizar este processo rapidamente ao pagar pelo pedido.

por que integrar um gateway de frete à sua loja virtual

Por que Integrar um gateway de frete à sua loja virtual?

O gateway de frete faz o cálculo do valor em segundos, evitando que os clientes precisem realizar o procedimento de forma manual. Através do gateway da transportadora, os compradores verificam as opções rapidamente, analisam os valores e escolhem a opção que precisam para aquele momento. Com isso, você consegue dar a melhor experiência de compra aos seus clientes!

benefícios da integração de gateway de frete

Benefícios da Integração de gateway de frete

O cálculo do valor de frete é mais preciso e seguro com o gateway de frete, proporcionando um processo de compra mais eficiente ao cliente. Há maior transparência na hora de efetuar o pagamento, pois o comprador sabe o valor do transporte e em qual período o pedido deve ser entregue no endereço cadastrado na loja digital, além de proporcionar:

  • Controle de gastos;
  • Redução de erros;
  • Agilidade para os clientes;
  • Maiores chances das compras serem concluídas;
  • Possibilidade da empresa aumentar os lucros.

Uma pesquisa feita pelo SPC Brasil informa que 23% dos clientes preferem adquirir produtos em uma loja digital que ofereça o frete grátis, ou seja, se a sua página disponibiliza um benefício como este, pode haver maiores chances de você fazer negócio.

Como escolher o melhor gateway de frete

Para escolher o melhor gateway, é necessário entender o tipo de logística da transportadora, valores e tempos de entrega para todas as regiões do Brasil.

Você também precisa verificar se há opções de envio rápido ou econômico antes de assinar o contrato com a empresa, pois são informações indispensáveis para a sua loja digital vender mais.

Além disso, é necessário que o gateway de frete ofereça a função de cotação automática quando o cliente fizer o checkout no site. Caso esta opção não esteja disponível, pode acontecer da sua marca vender menos que o esperado devido às complicações para o comprador calcular o valor e data de entrega.

Entenda qual é melhor: abrir loja física ou digital.

passos para integrar um gateway de frete à sua loja virtual

Passos para integrar um gateway de frete à sua loja virtual

O gateway de frete tem a função de auxiliar os potenciais clientes a calcularem a entrega ao endereço cadastrado e o período que pode levar para o produto ser enviado.

Assim, estas pessoas têm mais autonomia para definir se querem ou não fechar a compra com a sua loja, dependendo do valor apresentado. Entenda o passo a passo para utilizá-lo:

1. Avalie suas necessidades de envio

É necessário verificar se todos os produtos presentes em sua loja podem ter frete gratuito ou se apenas itens promocionais estão aptos a este benefício.

Mercadorias de grande porte, geralmente, apresentam uma data de entrega maior e os valores também são mais altos, com isso, é necessário conversar com as transportadoras a fim de definir a cobrança mais justa.

2. Escolha um gateway de frete compatível

O recurso precisa ser compatível com a sua loja e o seu tipo de negócio para garantir que os potenciais clientes comprem diariamente. Não adianta ter produtos de alta qualidade vendidos por bons preços, quando o valor de transporte é muito alto e o prazo de entrega extremamente demorado, pois estes são fatores que podem te impedir de vender.

Intelipost

Com a Intelipost você tem a possibilidade de aumentar as vendas e diminuir os custos operacionais relacionados ao transporte. Isso porque é possível aplicar esta porta de entrada no site a fim de proporcionar mais autonomia e economia aos clientes.

Freterapido

O Freterapido permite uma conexão omnichannel a fim de facilitar o gerenciamento dos produtos enviados. Este gateway possibilita aos clientes fazerem o cálculo de frete em segundos e também rastrear o pedido através do e-mail, SMS, WhatsApp sem haver a necessidade de contatar o SAC da sua loja.

Frenet

A Frenet faz a conexão da transportadora com o seu site a fim de proporcionar uma experiência inovadora e mais prática aos compradores.

Através deste gateway de frete é possível apresentar tabelas de transportadoras que você já conhece e tem familiaridade, como Correios, Loggi e a Jadlog, além de ocorrer também a indicação da empresa que mais combina com a sua loja.

Mandaê

Ao optar pela Mandaê, você proporciona aos seus compradores valores de fretes mais competitivos, consegue diminuir os custos operacionais e proporcionar uma entrega ágil.

Inclusive, os clientes conseguem acompanhar todo o processo de envio de maneira prática por meio de um painel que gera maior segurança e transparência sobre onde as encomendas se encontram.

Kangu

Mais uma plataforma de fretes, a Kangu te possibilita encontrar diferentes opções de transportadoras que cobram valores menores. A logística é eficiente, há maior segurança desde o processo de postagem até a entrega dos pacotes e o sistema oferece uma página para os clientes rastrearem as compras rapidamente.

Melhor Envio

Para reduzir os gastos operacionais, você tem a possibilidade de trabalhar com a plataforma gratuita do Melhor Envio que oferece uma usabilidade prática de trabalhar.

Os compradores conseguem acompanhar o rastreio, assim como você também fica ciente a respeito da localização dos pedidos em tempo real e consegue intervir, se problemas ocorrerem durante a entrega das encomendas.

DataFrete

A intenção da DataFrete é oferecer um sistema eficiente e prático de trabalhar e auxiliar a reduzir os gastos excessivos que as empresas têm com as transportadoras.

Você também consegue acompanhar o desempenho da ferramenta através do dashboard que apresenta relatórios constantes sobre as entregas feitas aos compradores.

Smartenvios

Com a Smartenvios é possível fazer o envio de todas as encomendas feitas separadamente pelos clientes através do ponto físico desta transportadora. Assim, as compras são mandadas com maior agilidade, garantindo que os compradores recebam os pedidos dentro da data prevista.

3. Configure a integração

É importante realizar a configuração do gateway na página de sua loja, a fim de verificar se está pronta para ser utilizada. Você pode contar com o seu time de desenvolvedores para realizar o procedimento de maneira rápida ou entrar em contato com a YAV Digital a fim de solicitar a ativação da porta de entrada.

4. Teste a integração

Após a configuração estar concluída, é indispensável fazer testes regulares para verificar se o gateway está funcionando como deve. Caso erros sejam detectados, você consegue se comunicar com uma das empresas escolhidas para este serviço e, assim, resolver quaisquer tipos de problemas de maneira rápida — além de contar com o auxílio da YAV.

5. Monitore e otimize

Em casos de falhas ou imprevistos, é necessário otimizar o gateway de frete e monitorá-lo constantemente para saber se os clientes estão satisfeitos ou não com o serviço.

Por isso, é fundamental verificar quais das opções oferecem relatórios em tempo real para ter controle de erros e acompanhar se os envios foram feitos no período correto.

Se problemas ocorrerem com a encomenda, como potenciais atrasos, por exemplo, o cliente pode fazer o cancelamento do pedido e obter o estorno do dinheiro. Sabemos que este é um fator que nenhuma empresa deseja lidar e, por isso, é fundamental analisar criteriosamente quais transportadoras são as melhores.

O seu negócio necessita de uma transportadora de qualidade, que auxilie a reduzir os custos operacionais e forneça um serviço excepcional de entrega aos clientes, sem exigir um frete elevado e a YAV Consultoria te ajudará a fazer a implementação em seu sistema!

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A YAV é uma empresa de consultoria especializada em tecnologia com o propósito: consolidar e-commerces no mundo digital, prezando sempre pela excelência no atendimento e pelo foco em resultados. Somos experts na gestão de projetos e oferecemos um serviço customizado para cada tipo de negócio. Nossa equipe atua de forma focada na construção e crescimento de empreendimentos on-line, para que ofereçam as melhores soluções do mercado.

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