Sell in e Sell out são conceitos utilizados nas estratégias de posicionamento e venda de produtos no mercado. Para aqueles que tem uma loja virtual, conhecer essas ideias e como vender nelas é essencial.
Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para te ajudar a entender os modelos Sell In, Sell Out e cadeia de suprimentos. Além disso, hoje você também vai aprender como melhorar suas vendas em ambos modelos. Continue sua leitura e venha desbravar essas modalidades. Confira!
Afinal, o que é Sell In?
Sell In é um conceito relacionado as vendas no qual a transação comercial é B2B (business to business). Mas afinal, qual é o significado disso? É simples! Aqui, a venda é feita do fabricante para outra empresa que vai revender o produto depois. De maneira simplista, é uma transação feita de negócio para negócio.
Para a negociação e a compra acontecer nesse modelo, muitas pessoas estão envolvidas na decisão. Afinal, aqui, uma compra sem diretrizes bem definidas pode causar enormes prejuízos para as empresas.
As más decisões em vendas desse modelo podem prejudicar o estoque de produtos e também os consumidores finais, que receberam produtos de qualidade menor ou que não satisfazem suas expectativas. Isso afeta como a marca é vista.
E o Sell Out?
Já o sell out é um modelo de venda onde a transação é feita diretamente com o consumidor final. Chamamos esse tipo de transação de B2C (business to consumer).
Diferentemente do Sell In, aqui, o consumidor é altamente influenciável e não pensa tanto antes de realizar uma compra. Por isso, diversas técnicas de marketing são aplicados nos pontos de venda, para o cliente ver e despertar sua vontade de compra.
Dessa forma, o ciclo de venda é muito menor, porém as vendas ocorrem com mais frequência. Ou seja, as vendas acontecem de forma mais rápida e menos racional, uma vez que a decisão de compra é feita de forma muito rápida e impulsiva.
Que tal conferir o guia completo sobre Inbound e Outbound Marketing que a YAV Digital preparou para você? Confira depois!
Como funciona a cadeia de suprimentos?
Primeiramente, vamos entender o que é a cadeia de suprimentos: de forma simplificada, é todo o processo que os produtos passam até chegarem ao destino. Para que todo o processo aconteça com sucesso, ambos Sell In e Sell Out são muito importantes. O esquema é muito simples:
- Os itens são produzidos;
- Após produzidos são enviados para os distribuidores;
- Distribuidores repassam esses itens para os revendedores;
- Os revendedores vendem os produtos para os clientes finais que levam para suas casas.
Como vender mais no Sell In?
As indústrias precisam manter suas vendas e fidelizar clientes. Para que assim as empresas continuem lucrando. Mas para isso, essas organizações precisam garantir que os pontos de venda gostem e entendam seus produtos. Pensando nisso, confira as dicas que separamos para vender mais com esse modelo:
– Trabalhe o preço
Como mencionado anteriormente, nesse método de transação, as vendas são feitas em alta quantidade para poderem ser revendidas por outros pontos de vendas posteriormente. Mas, para convencer as empresas a comprarem os produtos, não é tão simples.
Afinal, as empresas compram em um grande número e precisam revender os itens ainda recebendo uma margem de lucro. Portanto, sempre trabalhe muito bem sua política de preço, desta forma os PDV (pontos de venda) conseguirão realizar essa transação e a cadeia de suprimentos continuará girando.
– Ofereça vantagens
Toda transação comercial é feita pensando em obter benefícios. Por isso, sempre que possível ofereça vantagens como descontos progressivos e programas de fidelidade para os pontos de venda. Dessa forma, os mesmos terão uma decisão de compra mais rápida e optem por voltar a comprar com sua indústria.
– Utilize a tecnologia a seu favor
Existem tecnologias atualmente que favorecem muito as empresas. Utilize elas a seu favor e implemente em sua indústria ferramentas para controle de estoque, controle de relacionamento com clientes e muitas outras.
Elas pouparão esforços em atividades que podem tomar muito tempo, assim, você consegue utilizar esse tempo para voltar seus esforços em decisões estratégicas.
– Una os modelos Sell In e Sell Out
Ambos os modelos no final se voltam para o consumidor final. Afinal, a experiência do cliente com o produto ditará se o ponto de venda continuará comprando, ou não, os itens da indústria. Por isso mantenha a cadeia toda em pleno funcionamento tendo sempre em mente o Sell In e o Sell Out.
E como vender mais no Sell Out?
Esse é o momento de convencer o cliente final a comprar o produto. Existem muitos fatores que podem influenciar o consumidor a realizar a compra, assim como se não estiverem satisfeitos a transação não vai ser finalizada. Tendo isso em mente preparamos algumas dicas úteis:
– Melhore seus pontos de venda
Visuais chamativos, ambientes organizados e limpos são fatores muito importantes para a decisão de compra do consumidor final. O ponto de venda influencia inclusive na decisão do possível cliente em entrar na loja ou não.
Por isso, invista no seu ponto de venda e o deixe visualmente atraente. Além disso, ofereça brindes, amostras grátis e cupons de desconto. Tudo isso fideliza e faz com que a compra seja feita.
– Fique sempre em contato com seus distribuidores
Se um produto está vendendo muito bem, você não vai querer que acabe todo o estoque e suas vendas diminuam. Por isso, sempre mantenha contato com os distribuidores, para não faltar estoque e também para monitorar o desempenho dos produtos.
– Conheça seus clientes
Talvez o ponto mais importante para melhorar suas vendas: entenda seu cliente. Conheça quem ele é, seus objetivos, classe social e faixa etária. Uma pesquisa de mercado bem desenvolvida te ajuda a compreender os consumidores. Conhecendo eles bem, se torna mais fácil desenvolver estratégias para melhorar as vendas.
Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo e que seja útil para sua empresa! Aproveite e confira nosso post sobre gestão de vendas. Continue acompanhando o blog da YAV Digital para mais post como esse. Até a próxima!
Transforme Seu E-commerce com a YAV Digital
Descubra como a YAV Digital pode revolucionar o seu e-commerce. Nossos consultores especializados estão prontos para impulsionar suas vendas e otimizar sua loja virtual. Fale conosco e eleve seu negócio a um novo patamar!