3 tendências de e-commerce para 2025: o que esperar?

O e-commerce no Brasil continua crescendo e evoluindo rapidamente, impulsionado pelas mudanças no comportamento do consumidor e pelo avanço tecnológico tanto das plataformas quanto das ferramentas que auxiliam os lojistas no meio digital.

Para lojistas e empresas que desejam se destacar neste cenário, é crucial compreender as tendências que moldam o futuro do varejo. 

Logo, neste artigo, exploramos as principais tendências para 2025 e como sua empresa pode se preparar para fazer desse ano o ano da virada do seu negócio.

Como está o varejo brasileiro? 

Após a pandemia e, sobretudo, com a recuperação econômica, o varejo brasileiro mostrou grande resiliência. Em 2021, o comércio eletrônico cresceu 27%, alcançando um faturamento de R$ 161 bilhões (ABComm, 2022).

Setores como alimentos, moda e eletrônicos mantêm um ritmo de expansão, impulsionados pela conveniência das compras online e pela retomada gradual do varejo físico que também acaba reforçando a lembrança de marca no online.

Principais tendências do varejo para 2025

1. Comércio eletrônico e omnichannel

O e-commerce brasileiro segue em expansão e, até 2025, espera-se que as vendas online representem 30% do varejo total (Euromonitor International, 2022). A integração entre os canais online e offline, conhecida como omnichannel, é fundamental para oferecer conveniência e flexibilidade ao consumidor, que pode, por exemplo, comprar online e retirar na loja ou adquirir um item na loja física e recebê-lo em casa.

2. Sustentabilidade e consumo consciente

Cada vez mais, os consumidores brasileiros optam por marcas comprometidas com práticas sustentáveis. Um estudo da Nielsen (2022) aponta que 65% dos brasileiros preferem comprar de empresas que adotam iniciativas ecológicas e socialmente responsáveis. Grandes empresas têm investido em práticas como logística reversa e redução de carbono, especialmente nos setores de moda e alimentos, onde produtos orgânicos e eco-friendly são cada vez mais valorizados.

3. Tecnologias emergentes e personalização

A personalização será uma das grandes forças de transformação no e-commerce, impulsionada por tecnologias como inteligência artificial (IA), big data e análise preditiva. Com esses recursos, é possível criar uma experiência de compra personalizada, sugerindo produtos com base no perfil do cliente e otimizando a cadeia de suprimentos. No setor de moda, por exemplo, a IA já é usada para recomendar peças com base nas preferências de cada consumidor.

Projeções de crescimento por categoria

  • Moda e Vestuário: A moda online deve crescer 20% ao ano até 2025, impulsionada pela demanda por vestuário casual e sustentável (GlobalData, 2022).
  • Eletrônicos: Com crescimento anual projetado de 15%, o setor de eletrônicos será impulsionado pelo trabalho remoto e pelo entretenimento digital, com alta demanda por dispositivos como smartphones e notebooks (IDC, 2022).
  • Alimentos e Bebidas: O e-commerce de alimentos cresceu 35% em 2021 e deve continuar com uma taxa anual de 12% até 2025, especialmente em produtos saudáveis e orgânicos (ABRAS, 2022).
  • Beleza e Cosméticos: Com um crescimento anual projetado de 14%, o setor é impulsionado pela demanda por produtos naturais e cruelty-free (Mintel, 2022).

A transformação digital no futuro do e-commerce

A digitalização é a grande força motriz do crescimento do varejo no Brasil até 2025. À medida que o e-commerce expande, a busca por estratégias omnichannel e por práticas sustentáveis se torna cada vez mais importante. A Plugg.To, pioneira em hubs de integração no Brasil, conecta empresas a mais de 70 marketplaces e ERPs, consolidando 

Empresas que se anteciparem a essas tendências estarão bem posicionadas para capturar oportunidades em um mercado em transformação. Para continuar crescendo, confira nosso post com estratégias para seu e-commerce crescer mais rápido!

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Yav Digital

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