O marketplace do Facebook é uma plataforma fornecida pelo Facebook para os usuários poderem vender ou comprar produtos sem sair da rede social. Em geral, ela funciona como uma loja virtual onde os usuários podem negociar e comprar uma variedade de itens.
Essa é uma ótima oportunidade para empresas de varejo que desejam aumentar as vendas e obter reconhecimento de marca. Em um cenário de mercado cada vez mais competitivo, é indispensável utilizar meios eficientes de exibir seus produtos. No entanto, é importante ressaltar que o Facebook funciona apenas como um facilitador, visto que as transações são totalmente realizadas pelos usuários.
Por essa e outras questões, não é incomum que gestores de empresas e empresários se perguntem se realmente vale a pena anunciar no marketplace do Facebook. Continue a leitura e entenda mais sobre a ferramenta e decida se vale a pena anunciar seus produtos no marketplace da rede social!
Antes de tudo: entenda como o Marketplace do Facebook funciona
O marketplace do Facebook é uma ferramenta de vendas do Facebook que funciona como uma loja virtual onde é possível buscar, comprar e vender produtos anunciados por indivíduos e empresas. A plataforma é restrita para quem:
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Tem conta inativa ou nova;
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É menor de 18 anos;
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Utilizou um perfil adicional no Facebook e não o principal;
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Violou as Políticas Comerciais ou os termos de serviço.
No geral, ele funciona como uma vitrine, parecido com os principais marketplaces, como Mercado Livre, Shoppe, Amazon e Magazine Luiza e possibilita a criação de anúncios de produtos diretamente da página do seu negócio ou perfil pessoal.
Além disso, a rede social também permite a criação de grupos de compras e vendas, comunidades que têm como principal e único intuito facilitar o comércio local. Uma das suas principais vantagens é a possibilidade de encontrar grupos conforme o segmento e localização.
Por exemplo, ao buscar por “celular” após clicar no ícone do marketplace no Facebook, o usuário tem acesso a uma variedade de aparelhos celulares à venda em suas imediações, facilitando o processo de compra e venda.
Acessar o marketplace é rápido e fácil. Para isso, basta acessar o feed e clicar no ícone do marketplace e, para criar, é necessário clicar em “Criar novo classificado” e selecionar uma das alternativas que incluem: item para venda, veículo para venda, imóvel residencial para venda ou locação.
Para quais negócios o Marketplace do Facebook é indicado?
O Marketplace do Facebook é uma ferramenta de comércio que pode ser utilizada por qualquer empresa ou indivíduo para vender ou adquirir produtos. A plataforma pode ser indicada para variados tipos de negócios, como para microempresas, vendedores independentes, grandes empresas e empreendedores que desejam expandir o seu negócio. Ela permite a venda de produtos, como:
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Eletrônicos;
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Artigos esportivos;
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Vestuário;
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Itens de escritórios;
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Jogos e brinquedos;
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Artigos domésticos;
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Jardins e ambientes externos;
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Instrumentos musicais.
O que não pode ser vendido no Marketplace do Facebook?
As políticas do Facebook não permitem comercializar alguns itens e, por isso, antes de mais nada é importante se atentar ao que não pode ser vendido na plataforma, incluindo itens, como:
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Jogos de azar;
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Serviços;
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Munições, armas e explosivos;
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Materiais inflamáveis;
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Bebidas alcoólicas;
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Produtos adultos;
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Suplementos como barras de proteínas e vitaminas;
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Remédios;
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Eletrônicos que permitem acesso a conteúdo digital ilegal;
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Tabaco.
Ao integrar os seus produtos e site da sua loja ao marketplace do Facebook, é indispensável conferir quais são os itens não permitidos para não haver problemas futuros com a plataforma.
Como aumentar as vendas otimizando produtos para marketplaces?
O Marketplace do Facebook é seguro?
Utilizar o marketplace do Facebook é seguro, no entanto, é necessário tomar alguns cuidados para evitar golpes. Um dos principais exemplos é que embora o Facebook ofereça uma proteção de compra gratuita para determinadas compras, esse benefício não se aplica a transações realizadas em sites de terceiros ou por outros meios.
Outro ponto importante e muito comum em plataformas de vendas são golpes realizados por supostos compradores que escolhem a opção de pagar por Pix e enviam uma captura de tela de uma transferência falsa que parece verídica. Esse pode se tratar de um Pix agendado ou montagem. Por outro lado, também existem outros tipos de golpes, como:
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Sorteios falsos: golpe em que é sorteado um item falso para coletar dados pessoais ou extorquir dinheiro das vítimas;
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Produtos que não chegam: o comprador faz a compra de um produto que na realidade não existe;
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Produtos danificados: o produto não é entregue na qualidade esperada e muitas vezes não funciona;
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Promoções falsas: é uma forma de phishing em que o comprador clica em um link e fornece dados pessoais;
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Golpes de seguro: os golpistas se passam por compradores que desejam pagar o custo do envio e convence o vendedor a pagar uma taxa por um seguro falso;
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Pagamentos excessivos: onde um suposto comprador alega ter pago mais que o valor do produto;
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Produtos falsificados: o golpista vende um produto falsificado alegando ser original;
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Golpe do Google Voice: é um golpe que funciona em outra plataforma e um dos mais comuns é a tentativa de roubo de conta do Google Voice.
Por isso, o ideal é realizar uma pesquisa aprofundada sobre o vendedor e optar por realizar compras apenas com lojas de confiança e conferir o pagamento ao realizar uma venda.
Como é feito o recebimento do pagamento pelo Marketplace do Facebook?
O processo para receber o pagamento no Marketplace do Facebook é realizado após a marcação do produto como enviado é informado o número de rastreamento. O prazo para fazer isso é de até três dias e caso não seja feito, o sistema cancela o pedido automaticamente ainda que haja um acordo direto com o comprador.
Para acelerar o processo de pagamento, é essencial provar que a entrega do produto está sendo realizada da maneira correta e de acordo com o esperado. Feito isso, o pagamento será devidamente depositado na conta que o vendedor informou quando configurou a forma de envio.
Veja também: Como medir KPIs e planejar as vendas em marketplaces
Afinal, vale a pena anunciar no Marketplace do Facebook?
É possível afirmar que vale a pena anunciar no marketplace do Facebook, pois a ação garante uma variedade de vantagens, um dos principais o alcance, o que significa que mesmo um pequeno empreendimento pode atingir um maior público por meio da ferramenta.
Outra vantagem é a facilidade de uso, visto que a plataforma é integrada ao Facebook e pode facilmente ser acessada. Além disso, a ferramenta não cobra uma comissão por venda ou cadastro, o que é um ponto positivo.
Isso sem contar que ela também possui uma boa usabilidade e é muito prática de se utilizar. Porém, é importante ter em mente que há uma grande concorrência na plataforma, embora seja uma ótima ferramenta a longo prazo.
Para aumentar as chances de vendas e crescer no e-commerce, é essencial traçar boas estratégias de venda e investir no marketplace certos para seu negócio. Para te ajudar nessa jornada, a YAV Digital oferece consultoria para marketplace e outros serviços para te ajudar a vender muito mais.