O que é e-mail marketing? Devo investir nessa estratégia?

Com certeza, você deve saber que traçar uma estratégia para sua empresa é fundamental, afinal, com o mercado tecnológico cada vez mais aquecido, seguir algumas tendências se torna essencial para alavancar e conseguir competir no mercado digital.

Um dos meios que podem te auxiliar é o e-mail marketing, uma ferramenta que conta com uma comunicação direta via e-mail, disparando mensagens para sua lista de contatos, com o intuito de informá-los sobre promoções, lançamentos, exclusividades, vantagens, programas ou outra informação importante sobre a sua empresa.

Entenda o que é e-mail marketing e sua importância

Para você entender mais sobre esse tema, tirar suas dúvidas e começar a utilizar essa estratégia, a Yav Digital preparou um post exclusivo para passar as informações mais relevantes sobre o assunto. Continue a leitura e aproveite!

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia que tem como base o envio de e-mails para uma lista de contato com um disparo gerado por meio de ferramentas de automação, estabelecendo comunicação direta com cada destinatário.

Entretanto, por mais que o e-mail seja uma eficaz forma de comunicação, a fim de garantir uma manutenção da relação entre indivíduos, a utilização dele foi (e ainda é) usada de forma errônea. Dessa forma, começou a incomodar os usuários com mensagens indesejadas, lotando sua caixa de entrada.

Assim, muitos e-mails enviados começaram a ser bloqueados pelos provedores, bloqueando ou movendo direito para a caixa de spam. E isso acabou prejudicando essa estratégia de marketing.

Em contrapartida, as empresas começaram a pedir permissão para enviar e-mails de marketing para os usuários, começando a aumentar sua base de dados e criar uma lista de contato para o envio, constando apenas para pessoas que realmente se interessam por receber o conteúdo.

Desse modo, então, começou a ser utilizado corretamente, acarretando diversos benefícios de uso para a empresa.

Confira depois: Como atrair mais clientes ao seu e-commerce.

Por que utilizar e-mail marketing?

Essa estratégia é a terceira mais utilizada por empresas, fortalecendo ainda mais sua identidade e fama, além de aumentar o nível de cliques em suas redes sociais e no site. E, além disso, ainda traz diversas vantagens para ser utilizado. Confira:

– Alcance previsível

O e-mail conta com um ótimo alcance, visto que se você enviar esses e-mails para a caixa de entrada do seu público, como ele deseja receber esse tipo de conteúdo, a chance dele abrir para verificar e fazer a leitura é muito mais alta.

– Formato flexível

O bom do e-mail é que você consegue utilizar diversos meios de comunicação, seja escrita, por imagens, GIFs – além de poder direcionar o usuário ao seu site, para verificar os produtos, fazer alguma leitura mais aprofundada em um blogpost, etc.

É possível, ainda, deixar o e-mail com a cara da sua empresa e passar toda a mensagem que precisa.

– Alto retorno financeiro

Como você consegue atingir seu público diretamente e previsível, a chance de você ter um retorno financeiro é muito maior. Geralmente, fazer um investimento nessa estratégia resulta em uma alta taxa de conversão!

Ao utilizar o desconto progressivo em suas vendas, pode elevar ainda mais seu giro. Separamos um post para explicar e exemplificar melhor como essa tática funciona. Confira depois: Como aumentar suas vendas com o desconto progressivo.

– Canal próprio

Diferente de outros meios de comunicação, como as redes sociais, no e-mail marketing não são os algoritmos que definem se seu conteúdo é relevante ou não, sendo uma forma ainda mais segura e eficaz de aumentar sua rentabilidade.

Qual o papel do e-mail na sua estratégia de marketing?

O e-mail marketing pode ajudar e cumprir diversos objetivos da empresa. Embora ele seja muito mais utilizado para fins promocionais e comerciais, ainda é possível utilizar de 5 outras formas a fim de fortalecer sua imagem.

  1. É possível estreitar o relacionamento com seu cliente de forma bem pessoal, por usar uma comunicação direta com o consumidor, mantendo sua marca bem próxima dele;
  2. Se você tem um blog, por exemplo, é possível usar o e-mail para promover uma indicação de leitura, aumentando o número de visitantes no seu blog;
  3. E, claro, converter esses leitores em possíveis clientes, passando de um mero leitor para um possível lead que fará uma compra na sua empresa;
  4. Utilizar exatamente para fazer vendas, enviar produtos, promoções e descontos — direcionando para sua página de compra;
  5. Além disso, é um ótimo canal para realizar seu pós-venda, seu único fim não é apenas a venda, mas sim, tratar bem o consumidor e fidelizá-lo à sua empresa, o incentivando a realizar ainda mais compras.

Quais tipos de e-mail você pode incluir na sua estratégia?

Além de utilizar o e-mail para deixar sua empresa ainda mais próxima do consumidor, como alerta para compra. Você pode usar de outras formas:

  • Boas-vindas;
  • Newsletter;
  • Atualizações no blog;
  • E-mails promocionais;
  • E-mails editoriais;
  • E-mails transacionais;
  • Fluxos de nutrição;
  • Pesquisas;
  • Datas comemorativas;
  • Novidades do e-commerce;
  • Lembretes (aviso do produto que queria, de vencimento, itens no carrinho).

Utilizar o e-mail marketing é uma ótima estratégia que tem tudo para te auxiliar a engajar seu conteúdo e efetuar ainda mais entradas no seu site, aumentando sua rentabilidade e conversão de venda. Portanto, deve ser sim investido, ainda mais que conta com um custo baixo e uma alta taxa de conversão e aumento de cliques.

E não deixe de conferir mais sobre nossos conteúdos relacionados a marketing! Acesse e entenda mais: Inbound e Outbound: o que é e quais as diferenças? Até o próximo blogpost!

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