Como aumentar suas vendas com o desconto progressivo

Administrar um negócio é desafiador, principalmente para quem está buscando atrair mais clientes.

Se você precisa de ideias para aumentar suas vendas, um bom planejamento é ideal, e é por isso que muitas empresas têm feito o desconto progressivo. Uma estratégia que tem ganhado importância devido a alta competitividade do mercado.

Nesse post a YAV Digital irá te mostrar o que é e quais vantagens esse tipo de estratégia pode trazer ao seu negócio.

O que é desconto progressivo

É uma estratégia utilizada para estimular o consumidor a comprar mais produtos por um preço reduzido. De forma resumida, quanto mais o cliente comprar, mais o preço será reduzido.

Por existir uma maior competitividade nos dias atuais no comércio, essa tática tem ganhado destaque nos planos de curto e médio prazo, já que os consumidores sempre procuram por produtos diferentes.

Como funciona o desconto progressivo

Como você pode perceber, essa é uma estratégia muito utilizada pelos comércios e é apropriado que saibamos como funciona. Existem maneiras de você aplicar essas propostas, mas o mais comum é promover um programa de desconto.

Para isso temos duas formas de abordar essa estratégia: compras do mesmo produto e compras de produtos diferentes.

Compras do mesmo produto

Aqui, temos o seguinte plano: o cliente recebe desconto ao comprar uma grande quantidade do mesmo produto. Ou seja, o e-commerce pode oferecer um desconto nos produtos se caso o consumidor fizer a compra de mais uma unidade. por exemplo:

  • 1 unidade por: R$ 100,00
  • 2 unidades por: R$ 95,00
  • 3 unidades por: R$ 90,00

Lembrando que os valores dos descontos devem ser condizentes com o número de peças adquiridas, por isso é importante fazer um planejamento condizente com os seus custos para quando for colocar as promoções.

Compras de produtos diferentes

Nesse caso, ao invés de ser descontado nas compras por unidade, temos esse abatimento em produtos da loja. Independente se for do mesmo modelo ou conjunto.

  • Na compra de 3 produtos: 5% de desconto
  • Na compra de 5 produtos: 10% de desconto
  • Na compra de 7 produtos: 15% de desconto

Observações sobre em relação ao valor do desconto

O empreendedor deve ter cuidado no momento em que for decidir os preços para seus descontos, para que não prejudique sua empresa, assim como também é possível espantar os clientes. Defina os valores de acordo com seu público-alvo e das metas que sua empresa possui. Após essas análises e estudos, ficará muito mais fácil definir um valor para seus descontos progressivos.

Então, para que você tenha uma pequena base do que se deve analisar, a YAV te traz as seguintes observações:

  1. Entenda o valor pago no produto: Saiba quais foram os custos daquele produto antes dele ser revendido. Marque os gastos que teve com fornecedor, frete, imposto, comissão de vendedor e todas as premissas que envolvem o item.
  2. Pesquise seu concorrente: Veja o preço dos concorrentes a fim de achar uma maneira de oferecer valores melhores. Faça um registro dos valores de mercado e analise se o que está oferecendo está de acordo. Não adianta colocar um valor que esteja acima dos demais, pois os clientes fazem pesquisas antes de comprar um produto.
  3. Margem de lucro: Essas promoções diminuem a margem de preço dos produtos que são ofertados para o público por uma quantia menor. Por exemplo, se o seu e-commerce atua com uma margem de lucro de 50%, tente diminuir para 25%. Cuidado para não prejudicar as finanças do seu negócio. Caso isso não seja possível, tente fazer de outras formas como dar brindes ou oferecer boas condições de parcelamento.
  4. Duração das promoções: Tenha em mente por quanto tempo aquela promoção irá durar. Você pode fazer pequenos testes, como deixar por um curto período de tempo e ver quais itens tiveram um melhor resultado. Com o tempo se consegue fazer uma análise melhor e assim fazer planejamentos mais precisos. Lembrando que, colocar o prazo do término da promoção pode funcionar como um gatilho mental para os consumidores comprarem.
  5. Escolha dos produtos certos: Não escolha qualquer produto para as promoções. Assim, não se consegue fazer uma análise e medir a eficiência do seu planejamento. Uma dica é fazer variações como: itens mais rentáveis, depois itens menos vendidos, assim por diante.
  6. Estimular compras recorrentes: Se for escolher um produto, tente usar aquele que já tem vendas recorrentes. Ora, se o produto já vende sem promoções, imagine quando os clientes souberem que o preço está ainda mais baixo para um produto que sempre compram.

Quais vantagens de se usar o desconto progressivo?

Essa estratégia é uma boa para e-commerces que querem impulsionar suas vendas. Pode gerar números expressivos e aqui temos algumas vantagens:

Imagem com um notebook e um mini carrinho de compras, com a frase "Quais as vantagens de se usar o desconto progressivo?"

Conquista e fidelização de clientes

Com um fluxo de descontos progressivos recorrente, é possível fidelizar consumidores que possuem um interesse concreto já em sua marca. Clientes que ainda não estão tão próximos da sua loja também acabam se interessando e se tornando fiéis por estarem se beneficiando com essas promoções.

Uma outra forma de conquistar o cliente, é através de um WooCommerce, que nada mais é que um plugin para sites. Se interessou mais sobre essa ferramenta? Veja mais informações em outro post que temos em nosso blog sobre o que é WooCommerce e como funciona.

Aumenta o ticket médio da loja

O ticket médio é um termo utilizado para se referir ao valor médio gasto pelo consumidor em sua loja. O cálculo pode ser feito de forma bem simples: faça uma divisão do montante das vendas pelo número de pessoas que as realizou. Sendo assim, é necessário fazer com que cada cliente gaste mais em seu e-commerce.

Ter aumento é uma das vantagens quando se adota o desconto progressivo. Por isso, fazer seu cliente gastar mais é garantir um maior ticket médio.

Melhora nos canais digitais de busca

Uma vantagem adquirida com os descontos é a melhora de resultados do seu e-commerce nos canais digitais. Vários clientes comprando, ticket médio em alta, captação maior de clientes, promoções dos produtos certos e você terá uma superioridade maior sobre os concorrentes.

Os canais digitais são uma excelente forma de divulgação para seu e-commerce. Se o investimento nessas plataformas forem feitas de forma correta, sua loja terá muito mais visibilidade e assim atrairá novos clientes.

Imagem com fundo vermelho, uma xícara de café ao centro e quadrados de açúcar representando as horas do ponteiro, com a frase "Quando se usar o desconto progressivo?"

Quando se usar o desconto progressivo?

Considerando que não podemos usar essa estratégia a todo momento, ela só será praticada se tiver um planejamento adequado. Em outras palavras, analise suas metas, as intenções com a venda, e claro, como é o desempenho do seu negócio em determinada época do ano.

Mesmo o seu fluxo de vendas sendo positivo durante todo o ano, a estratégia pode ser excelente para atrair novos compradores e até mesmo para gerar saída em itens parados já por um tempo.

Outro fator importante a se analisar é saber em qual setor a sua empresa está atuando. Essa prática pode não ser interessante para formatos de empresas que vendem no atacado, por exemplo.

Imagem com fundo vermelho e etiquetas de desconto, com a frase "Como aplicar o desconto progressivo?"

Como aplicar o desconto progressivo?

Para você realizar essa estratégia, fizemos uma lista com alguns itens que você deve ter em mente na hora de fazer seu planejamento.

1. Defina um objetivo

Sua empresa precisa saber qual o objetivo crucial e o que querem alcançar. Existem algumas possibilidades relacionadas ao financeiro ou aumento do conhecimento de marca.

Ter esses objetivos muito bem definidos também ajuda a realizar as análises, sobre o que está dando certo e o que não está. Além disso, ela conseguirá saber se o que foi planejado foi cumprido, isso tudo graças a indicadores estratégicos que existem nos dias de hoje.

2. Determine quais produtos serão vendidos

Esse é um ponto muito importante para complementar a sua estratégia. Estamos falando em dar descontos, ou seja, não seria muito viável fazer isso com produtos recém-lançados ou com valores muito altos. Se a elaboração for feita de maneira incorreta, isso pode trazer prejuízos financeiros para sua empresa.

Uma ideia a se fazer nesse momento do estudo é colocar produtos que estão parados no seu estoque ou que possuem baixo movimento de compras. Isso irá te dar uma base melhor para entender a real intenção dos compradores com aquele produto e qual preço eles estão dispostos a pagar.

3. Cálculo da margem de lucro

Precisa estar sob a análise da empresa em todo momento. É essencial que se tenha o controle para saber se o que você receberá de forma líquida de um produto é aceitável. Além disso, esse valor recebido pela mercadoria precisa cobrir os custos de produção e de aquisição.

Dessa forma, avalie o máximo de descontos que sua empresa pode permitir sobre um item e calcule o quanto se pode lucrar se todos os produtos fossem vendidos com o maior desconto possível. Apenas decida o valor do desconto se tiver a certeza de que não terá o seu financeiro prejudicado com essa venda.

4. Faça uma tabela com os valores dos descontos

Essa tabela pode te ajudar a entender o quanto seu consumidor poderá desfrutar do produto que está em desconto. Por exemplo, a cada faixa de preço você dar uma porcentagem de desconto:

  • Desconto inicial em um produto – 10%
  • Dois produtos que juntos totalizam mais de R$ 200 – 20%
  • Três produtos que juntos totalizam mais de R$ 300 – 30%
  • Cinco produtos que juntos totalizam mais de R$ 500 – 50%

Dito sobre essas aplicações, podemos considerar também os métodos de atrair e reter o cliente ou tentar convencer através de uma divulgação direta., que são estratégias usadas no para e-commerces. Você pode conferir mais informações em um post onde explicamos sobre Inbound Outbound: o que são e quais as diferenças.

Vitrine de vidro refletindo pessoas caminhando na rua com a frase "Quais cuidados tomar ao fazer o desconto?"

Quais cuidados tomar ao fazer o desconto?

Tendo em mente de como prosseguir e estabelecer o desconto progressivo, agora você precisa conhecer alguns cuidados na hora de fazer o planejamento:

1. Converse com seus fornecedores

Antes de você determinar os valores do desconto, entre em contato com o fornecedor. Isso se dá pelo motivo de que, será que ele irá conseguir suprir a alta demanda dos produtos que estão saindo de sua loja? Por esse motivo é importante deixá-lo ciente de que serão preciso mais itens para repor aquele setor da loja.

2. Perfil do cliente

Ter conhecimento e saber detalhadamente sobre o seu cliente é essencial. Além do mais, saber o perfil é essencial em muitas estratégias e, por isso, não deve ser descartada essa opção.

3. Não faça oferta de um produto sem planejamento

Lembre-se sempre de fazer o planejamento dos seus produtos. Mesmo se for um item que está com baixa incidência de vendas, não é por esse motivo que irá colocá-lo à venda.

4. Jamais enganar seus consumidores

Você quer reter e captar clientes, certo? Então, não seria uma boa ideia fazer ações para enganar seus consumidores, como, aumentar o valor de um produto para depois colocá-lo em desconto no preço original. Além de ser antiético, isso pode prejudicar e muito seu relacionamento com o cliente, que irá perder totalmente a confiança na sua empresa.

5. Não faça descontos que te dão prejuízo

É notável que a sua estratégia de desconto progressivo não irá funcionar se você tiver prejuízos com eles. Com isso, é provável que algo no seu planejamento deu errado e que é hora de se pensar em uma ação para reverter a situação.

Todos esses cuidados são necessários e para garantir que não aconteça, é recomendado fazer uma consultoria. Caso não conheça tanto sobre, aqui no blog temos um post onde falamos mais detalhadamente sobre o processo de se contratar uma consultoria para e-commerce.

Anotou todas as dicas sobre o desconto progressivo? Continue no Blog da YAV Digital para fazer o seu e-commerce decolar!

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