Como medir KPIs e planejar as vendas em marketplaces

Sabemos que em um negócio, a compreensão sobre o avanço e desempenho é fundamental. Assim, os KPIs são como sinais que mostram o quão bem a empresa está indo em áreas importantes e ajudam a ver se as coisas estão indo bem ou se precisam de melhorias.

Para essas análises, a escolha dos KPIs deve ser adequada. Afinal, a maneira como são analisados é essencial para determinar a eficácia dessas métricas, seja para algo positivo ou negativo.

Para você compreender melhor, separamos alguns tópicos que te auxiliarão a entender o que deve ser analisado nos KPIs e como medir as vendas no seu marketplace. Continue com a gente e entenda mais.

1. Conheça os processos da sua empresa

O primeiro passo é compreender os processos da sua empresa, essa é uma etapa fundamental para utilizar KPIs corretamente. Entenda como funciona o andamento dos processos para conseguir medi-los com as ferramentas escolhidas, caso contrário, há chances de acontecer erros.

Por exemplo, identificar claramente quais são os objetivos de negócio e as estratégias que devem ser adotadas para alcançá-los. Afinal, estar familiarizado com os processos internos e saber onde a organização deseja chegar, permite uma análise mais profunda.

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2. Defina os KPIs micro e macro

Para esse processo, é preciso uma análise cuidadosa dos processos internos, das metas organizacionais e das áreas-chave de desempenho. Então, defina duas partes, os KPIs macro e os micros.

Os KPIs micro são métricas específicas que se concentram em aspectos operacionais de uma organização, é o que a empresa deseja melhorar em um curto prazo. Já os KPIs macro, por outro lado, são métricas de alto nível que fornecem uma visão geral do desempenho total da organização em relação aos seus objetivos estratégicos de longo prazo.

3. Adapte cada métrica para os objetivos da sua empresa

Como a organização tem suas características únicas, é fundamental o processo de personalização de cada métrica. Ou seja, fazê-las da melhor maneira conforme as metas da empresa. Ao adaptar cada métrica, você garante que está medindo o que realmente importa e obtendo insights significativos para impulsionar o sucesso organizacional.

4. Trace uma estratégia

Elabore uma estratégia que incorpore as medidas necessárias para estimular o avanço da empresa, empregando indicadores de desempenho para avaliar o êxito dessas iniciativas. É fundamental traçar metas que sejam alinhadas com a empresa e ter indicadores que também façam sentido para o negócio.

Assim, sua estratégia será muito mais definida e mais segura a longo prazo. Além disso, é essencial revisar a estratégia de KPIs da empresa de tempos em tempos, isso garantirá que continue alinhada com os objetivos de negócio em evolução.

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5. Reúna todos os dados em um só lugar para facilitar a visualização

Reunir todos os dados em um único local é uma prática para facilitar a visualização e análise, com esse processo, não é necessário abrir várias abas e planilhas.

Ao concentrar todas as informações em um só lugar, ao precisar analisar, todos terão um acesso fácil e rápido. E claro, uma visão abrangente do desempenho da empresa, permitindo uma tomada de decisão mais informada e ágil.

6. Monitore os resultados com frequência

A análise constante é uma maneira de verificar se as metas estão sendo alcançadas e se são reais, se estão irreais ou até mesmo necessitando de mais suporte para alcançá-las. Observando os dados com a devida frequência, há mais chances de sucesso nas estratégias adotadas pela empresa.

Além disso, quando você fica de olho nos KPIs com frequência, consegue perceber rapidamente se as coisas estão melhorando, piorando ou se algo está fora do lugar. Assim, pode resolver os problemas logo que eles aparecem, antes que se tornem grandes obstáculos.

Ferramentas para análise de métricas de KPIs

Há várias ferramentas que podem ser utilizadas para analisar, desde modelos mais simples até os mais completos com diferentes variações. Aqui estão algumas ferramentas populares para análise de métricas de KPIs:

  • STRATWs One;
  • Scoro;
  • SEMrush;
  • Datapine;
  • InetSoft;
  • Smartsheet;
  • HandyKPI;
  • Reveal Analytics;
  • Amplitude.

Essas são apenas algumas opções, e lembre-se de que a escolha da ferramenta depende das necessidades específicas da sua empresa, do orçamento e da complexidade das métricas que você deseja analisar.

Portanto, traçar quais são os melhores KPIs e entender como funcionam em relação a empresa, é uma maneira de estar sempre atento às novidades e mudanças que estão ocorrendo. Um ponto que vale lembrar é: para garantir um monitoramento eficaz dos KPIs, é importante estabelecer um processo estruturado e sistemático.

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