8 dicas de como se preparar para grandes datas comerciais

As datas comerciais são cruciais para impulsionar as vendas de qualquer negócio, independentemente do setor em que atua, certo? Esse fator é muito importante, principalmente para empresas pequenas e médias que visam o crescimento e mais visibilidade no mercado.

Para garantir o sucesso e aumento de receita, é fundamental que os responsáveis das empresas desenvolvam estratégias eficientes para alcançar o público-alvo e obter reconhecimento de marca. É durante as datas comerciais que eles devem direcionar seus esforços e recursos ao marketing, visto que eles podem aumentar os lucros de modo significativo e, até mesmo, fidelizar clientes. 

Pensando nisso, trouxemos 8 dicas sobre como se preparar para as principais datas para o e-commerce. Continue a leitura e confira.

1. Defina as datas importantes e as metas para o seu e-commerce

Para o sucesso do seu e-commerce, defina quais são as datas comemorativas que sejam relevantes para o seu negócio. Dessa forma, você pode fazer um planejamento de estratégias e campanhas de marketing direcionadas para seu público-alvo. Algumas que você deve incluir no calendário sazonal sem falta são: 

  • Black Friday;
  • Natal;
  • Páscoa;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Pais.

Inclusive, vale lembrar que é necessário um preparo antecipado para otimizar as vendas nessas datas comemorativas do comércio. Quanto mais cedo a campanha for iniciada, melhor para o seu negócio.

2. Planeje-se com antecedência

As datas comerciais são essenciais para todos os negócios, independente do segmento, mas algo que pode ajudar sua empresa a se destacar é se planejar com antecedência. Esse é um fator indispensável, especialmente para empresas que atuam no e-commerce, visto que podem ocorrer imprevistos como o atraso na entrega e outros fatores que podem afetar as campanhas de marketing.

3. Abasteça e organize o estoque

O abastecimento e organização do estoque são ações necessárias que contribuem diretamente para o sucesso de vendas durante as datas comerciais. Portanto, inclua em seu planejamento a negociação com seus fornecedores.

Outro ponto importante é aproveitar oportunidades para vender produtos que estão parados no estoque, estipular preços dinâmicos e definir quais itens serão disponibilizados para promoção. Não esqueça de estabelecer boas condições e prazos para atender o público.

4. Dê treinamento para toda a equipe

O treinamento para a equipe é indispensável para o sucesso das vendas em datas comerciais. Eles têm como principal finalidade orientar os colaboradores e capacitá-los para lidar com as demandas e o processo de vendas

O ideal é criar um tutorial que abrange as diretrizes e regras a serem aplicadas durante o período de promoções. Não esqueça de instruí-los a como informar os clientes sobre as promoções, novos produtos e outros fatores pertinentes. Assim, a equipe estará capacitada para enfrentar situações adversas, especialmente desafios que podem surgir com o aumento no volume de pessoas interessadas nos produtos que sua empresa oferece.

5. Crie campanhas publicitárias e promoções atrativas

Criar campanhas publicitárias e promoções atrativas é um passo crucial para alcançar um bom volume de público em datas comemorativas do comércio. Para uma campanha ter sucesso, é importante que elas tenham começo, meio e fim.

Algo que pode contribuir com o aumento de vendas é informar ao público que os itens em promoção estarão disponíveis por um limite de tempo, além de oferecer itens exclusivos em datas importantes. Implementar essas estratégias podem ajudá-lo a aproveitar as datas comerciais e as oportunidades que esses períodos podem prover para seu negócio. Nesse contexto, é fundamental fazer pesquisas e estudos sobre tráfego pago e orgânico e as melhores técnicas e campanhas para gerar conversões.

6. Desenvolva um plano de ação

Um plano de ação eficaz para datas comemorativas é indispensável. No entanto, é importante considerar alguns pontos como uma comunicação clara com o público-alvo para garantir que eles entendam o tempo limite das promoções e as suas diretrizes. Também é essencial garantir uma boa experiência para o cliente. Ao sentirem-se seguros para adquirir algo em sua loja, a possibilidade de fidelizá-los aumenta.

Para um plano de ação eficiente, considere:

  • Metas: estabeleça objetivos e metas claras de alcance e conversão;
  • Data de início e fim das promoções: definir um prazo ajuda os clientes a definirem o limite de tempo de quando poderão garantir a compra;
  • Verba disponível: permite direcionar recursos para os locais certos;
  • Estratégias de marketing: desenvolvam as estratégias de marketing antes de dar início à ação.

Ao seguir essas dicas e desenvolver um bom plano de ação, os empreendedores podem usufruir das vantagens que as datas comemorativas oferecem, além de alcançar um público considerável.

7. Tenha um plano de devolução e troca de produtos estabelecido

Estabelecer um plano de devolução e troca de produtos é crucial ao se planejar para datas sazonais. Desenvolva uma política de devolução fácil e acrescente-a em seu site para evitar transtornos. Ofereça períodos de devolução que sejam benéficos para as duas partes e faça uma revisão periódica sobre as políticas para atualizá-las caso necessário.

Além disso, faça um levantamento de dados para entender quais os principais motivos pelos quais os compradores normalmente devolvem os pedidos. Dessa forma, é possível resolver o problema e reduzir números de devoluções. Com um plano de devolução estabelecido, você pode agilizar processos, aumentar o número de vendas e melhorar a satisfação dos clientes durante os períodos de datas comemorativas.

8. Ofereça brindes ou condições especiais de frete

Considere oferecer brindes ou condições especiais de frete para atrair mais clientes e até mesmo fidelizá-los. Ao oferecer brindes relacionados a data ou frete grátis em compras acima de um valor pré-definido, é possível levar os clientes a finalizar a compra. Por exemplo, em uma promoção especial do dia dos pais, ofereça brindes como ímãs de geladeira, chaveiros, copos e outros tipos de brindes personalizados para aumentar a satisfação do comprador.

Empresas de variados portes costumam oferecer frete gratuito por compras realizadas em determinado valor. Por exemplo, a depender do tipo de produto que comercializa, você pode definir o valor de R$ 200 ou mais para frete grátis. Não esqueça de destacar sobre o frete grátis e brindes no site da loja e redes sociais para aumentar o volume de vendas do seu negócio.

Bônus: conte com uma empresa especialista em consultoria para e-commerce

Contar com um especialista em consultoria para e-commerce é crucial. Esses profissionais possuem expertise e conhecimento necessário para identificar problemas e orientar sobre processos de otimização que podem ser feitos.

Não apenas isso, mas especialistas em consultoria para e-commerce também auxiliam em todo o procedimento antes e após identificar pontos de melhorias e colocar estratégias de marketing em prática. Cada método colocado em prática é definido com base na análise de dados obtidos, técnicas já aplicadas, acessibilidade do site e diversos outros.

O mundo do e-commerce tem se tornado cada vez mais competitivo e contar com um profissional da área é indispensável para te auxiliar a garantir a visibilidade e destaque em comparação com a concorrência. Conte com a YAV Digital para se preparar para as datas comemorativas do seu negócio.

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