Tráfego pago e orgânico: em qual é melhor investir?

Tráfego orgânico e pago são, sem sombra de dúvidas, as principais nomenclaturas que alguém que começa investir nas mídias sociais ou interessados em alavancar seu site se deparam.

No geral, ter um bom tráfego significa, basicamente, ter audiência em seu site. Do e-commerce ao blog, isso significa que aquele site tem uma vida útil por meio de leitores e visitantes constantes.

Dito isso, é fundamental saber como funcionam os diferentes tipos de tráfego e como garantir sua implementação para ter resultados na internet. Continue lendo para entender melhor sobre o assunto!

O que é o tráfego orgânico?

Tráfego orgânico é um tipo de estratégia que não envolve um aporte financeiro para receber tráfego, construído de maneira natural para as visualizações e visitas ao seu site.

Por mais que este tráfego seja visto por muitos como de “maior qualidade”, pois oferece algumas vantagens em relação ao modelo pago, é bom entender que também traz seus próprios desafios. 

Como comentamos, o tráfego para um site significa seu número de visitantes e audiência, ou seja, todo usuário da internet, ao cair em um site, se torna uma pessoa que compõe o tráfego dele.

No caso do modelo orgânico, que não conta com meios como anúncios e propagandas pagas, o modo como o site recebe visitantes geralmente gira em torno das seguintes situações:

  • Pesquisa por um conteúdo no Google (intenção de busca);
  • Menção ao site em outra página (backlinks);
  • Recomendações de influencers que aconteceram de maneira natural;
  • Recomendações de amigos e do público do próprio site;
  • Marketing de conteúdo;
  • Retorno de um já usuário da página. 

Veja que todos esses caminhos não foram, de nenhum modo, traçados por um anúncio ou por qualquer meio de método pago, todos foram criados de maneira natural.

Como uma de suas principais vantagens, este método traz para o site um público mais cativo e que não depende de anúncios constantes para acessá-lo. Ou seja, não necessita que você invista dinheiro diretamente (apenas no quesito da criação do conteúdo em si).

O que é o tráfego pago?

Além do modelo orgânico já tratado, existe o meio pago e aqui já é necessário deixar claro que o sentido da palavra é o mesmo, com tráfego queremos dizer o número de usuários que navegam (trafega) por aquele site. No entanto, seus métodos são diferentes do orgânico, já que aqui toda a estrutura é paga. 

O tráfego pago é criado por meio de anúncios, propagandas e parcerias pagas dos mais diversos tipos. Se o usuário chegou até o site por algum método pago por seu responsável, desenvolvedor ou colaborador. Entre seus principais caminhos estão: 

  • Anúncios em sites;
  • Anúncios no Google;
  • Anúncios em diversas plataformas, como YouTube, TikTok, Instagram;
  • Reviews, críticas e análises de produtos que foram contratadas;
  • Parcerias pagas com influencers.

Esses são os principais tipos de tráfego pago que podem trazer ótimas vantagens — se bem administrados — desde que as métricas do e-commerce sejam analisadas da forma correta.

Um dos principais benefícios dessa forma de tráfego é que ele traz retorno imediato de público. A partir do momento que o anúncio começa a ser disparado, o site já recebe novos usuários.

Além disso, esse modelo pode ser combinado em diversas estratégias, podendo, inclusive, se transformar em tráfego orgânico, pois os usuários trazidos pelos anúncios não precisam mais deles para voltar ao site. 

E agora, em qual dos dois devo investir?

A melhor maneira de resumir em qual tipo de tráfego investir é dizer que as duas opções são viáveis. Ambos os tipos de tráfego devem ser utilizados e implementados em seu site.

É claro que, por ser “gratuito”, o tráfego orgânico deve receber maior atenção do desenvolvedor – principalmente pelas suas vantagens a longo prazo. No entanto, o tráfego pago nunca deve ser descartado e pode ser integrado nas mais diversas estratégias.

Outro fato interessante sobre o tráfego pago é que ele também pode gerar um público que frequenta de maneira assídua seu site, bastando apenas conseguir adaptá-lo e combiná-lo com outras estratégias de retenção.

É importante dizer a favor do tráfego orgânico que o mesmo deve ser trabalhado sempre, praticamente todos os dias no site. Já o tráfego pago deve ser inserido apenas em momentos específicos.

Para um e-commerce, por exemplo, o tráfego pago faz muito sentido em vendas sazonais, promoções e descontos especiais. No entanto, não é algo necessário de ser mantido o tempo todo. É necessário analisar de forma intencional as formas de atrair os usuários para o seu e-commerce.

Benefícios do investimento em tráfego pago

Como comentamos, o tráfego pago não deve ser menosprezado, ao contrário, ele deve estar presente em seu site, ao menos pontualmente. As razões são várias, além das inúmeras vantagens e benefícios podem ser extraídos de uma boa estratégia de tráfego pago. Entre as principais, podemos citar: 

  • Retorno quase imediato da estratégia; 
  • Ótimo para vendas sazonais; 
  • Método inteligente para conseguir boa audiência para sites novos;
  • Muito vantajoso para anunciar promoções. 

Todos esses benefícios compõem o tráfego pago e são essenciais para conseguir bons resultados. Mas lembre-se que, para essa estratégia fazer sentido, é necessário analisar as métricas que ele gera. Para isso, o Google Analytics é uma ótima ferramenta!

Além disso, vale ressaltar que um tipo de tráfego não anula o outro, ou seja, ambos podem ser implementados ao mesmo tempo, pois combinar os meios pagos com o orgânico não traz nenhum problema. 

Benefícios do tráfego orgânico

Certamente o tráfego orgânico é o mais utilizado e, a longo prazo, ele tende a ser mais benéfico pelo simples fato de que é gratuito e mais confiável. O tráfego orgânico não depende do pagamento em ferramentas e anúncios, pois basta implementar as estratégias corretas. Entre seus benefícios, destacamos: 

  • É gratuito; 
  • Tem resultados confiáveis e expressivos a longo prazo; 
  • Gera um público fiel;
  • Para e-commerces, gera receita previsível e recorrente; 
  • Pode posicionar o site no topo dos resultados do Google;
  • Favorece a autoridade na internet. 

São vários benefícios que se destacam em relação ao tráfego pago. Mesmo gratuito, o tráfego orgânico também pode gerar benefícios financeiros. E mesmo para blogs e afins, o tráfego significa mais visitas e mais anúncios e possibilidades de parceria. 

Para e-commerces, o resultado vem através da compra dos produtos. Para e-business, por meio de reconhecimento de marca e contato com a empresa, por exemplo.

Quais são as estratégias para aumentar o tráfego orgânico?

Existem diversas estratégias que podem gerar um bom tráfego orgânico e que você deve conhecer para ter mais sucesso na internet. Elas podem alavancar os resultados da sua página e trazer mais visitantes para perto. Além disso, não podemos nos esquecer que ele acaba formando um público cativo e fiel. 

Entre as principais, devemos mencionar o SEO (Search Engine Optimization), que é uma série de atividades que focam em ranquear bem o seu site no Google e também em outros buscadores, ou seja, elas fazem com que o Google te recomende primeiro. Entre as estratégias adotadas estão: 

  • Uso de backlinks em sites parceiros; 
  • Indexação correta do seu URL; 
  • Criação de autoridade e relevância na internet;
  • Uso de redes sociais;
  • Rede de links internos que fazem o usuário conhecer outras páginas ou textos do site;
  • Guests posts (artigos escritos em sites convidados e vice-versa);
  • E-mail marketing;
  • Criação de conteúdo estratégico para blog.

Todas essas práticas podem trazer mais público para sua página e fazê-la crescer em leitores e visitas. É uma ótima forma de sempre ter seu site em alta, e quanto mais tráfego orgânico, melhor seu SEO e, assim, uma estratégia alimenta a outra. 

Como vimos, é impossível ignorar o tráfego orgânico, pois ele traz tantas vantagens e benefícios que se tornam fundamentais para o sucesso na internet. Inclusive, uma forma de deixar essa etapa ainda mais eficiente é contar com ajuda dos dados do Google Search Console (GSC).

Ainda é necessário alertar que isso não significa de modo algum que o tráfego pago deve ser deixado de lado, ok? Ambos se complementam e o pago pode ser integrado em suas estratégias para maior engajamento público!

Avalie este post

Conte com a YAV Digital para aumentar sua presença online. Co-criamos soluções personalizadas para o seu negócio!

Yav Digital

Yav Digital

A YAV é uma empresa de consultoria especializada em tecnologia com o propósito: consolidar e-commerces no mundo digital, prezando sempre pela excelência no atendimento e pelo foco em resultados. Somos experts na gestão de projetos e oferecemos um serviço customizado para cada tipo de negócio. Nossa equipe atua de forma focada na construção e crescimento de empreendimentos on-line, para que ofereçam as melhores soluções do mercado.

Deixe um comentário