Google Search Console: como usar? | Guia da YAV Digital

O Google Search Console uma ferramenta intuitiva, que oferece funcionalidades para acompanhar o trafego do seu site, palavras-chave e principais buscas alcançadas. Para usar o Google Search console, basta acessar a página. O login pode ser feito com sua conta Google, sendo necessário informar qual site deseja rastrear.

No post de hoje vamos te apresentar um passo a passo simples de como usar o GSC, explicar como configurá-lo corretamente, quais recursos oferece e demais informações importantes sobre a ferramenta. Acompanhe!

Como configurar o Google Search Console?

Para configurar o Googl Search Console(GSC) será necessária uma conta no Google, acessar o painel do seu site e colar algumas informações no código HTML. É mais simples do que parece, vamos ao passo a passo!

  1. Faça login no Google Search console com um gmail;
  2. Em seguida, escolha a opção “prefixo do URL” e cole o URL do seu site;
  3. Selecione a opção “Tag HTML”, copie os dados;
  4. No seu site, acesse o painel, procure a opção de SEO e avançados e acesse as configurações/verificação do site;
  5. Algumas hospedagens já tem um campo para o Google Search Console, neste caso basta colar os dados no campo indicado;
  6. Caso não tenha um campo, nas configurações procure por <head> e cole as informações logo em seguida;
  7. Não se esqueça de salvar essas alterações;
  8. No GSC selecione a opção “Verificar” e “Ir para propriedade”;
  9. Para concluir, procure no menu da esquerda “sitemaps” e clique em “adicionar um novo sitemap”;
  10. Preencha o campo com https://www.seudominio/sitemap.xml e salve.

Pronto, agora seu domínio já está cadastrado e configurado no Google Search Console.

Como usar o Google Search Console?

Você já pode usar a ferramenta após fazer a configuração e indexar o seu site. Na lateral esquerda, encontramos o menu principal, guiando para as páginas e funções.

A primeira tela já apresenta uma “Visão Geral”.

O “desempenho” traz o total de cliques que sua página recebeu. Esse gráfico pode ser ajustado para entender quantos cliques o site teve em uma semana ou um mês, por exemplo. Isso contribui para a análise de tráfego,

Veja mais: Como gerar tráfego para o e-commerce e aprenda a potencializar essa métrica!

No índice, a indexação das páginas mostra de fato quantas estão indexadas e quantas não. Esses dados aparecem em uma linha do tempo, que também pode ser ajustada.

“Experiência” diz respeito a alguns comportamentos observados em seu site, para entender como está a experiência do usuário. Nessa opção ainda é destacado a diferença entre acessos pelo celular ou computador, se a página corresponde com as “principais métricas da web” na versão mobile e desktop. Por último, é apontado a “facilidade de uso em dispositivos móveis” e em quantos acessos à experiência foi boa e com falhas.

Esses são apenas as principais funções que aparecem na primeira página do GSC. Todas essas opções apresentam a função de gerar relatórios ou acessar a métrica para entender mais a fundo.

O que é o Google Search Console?

É uma ferramenta gratuita que auxilia no monitoramento do seu site. Com ela é possível acompanhar as visitas no site e entender quais páginas recebem maior tráfego. É usado por desenvolvedores, analistas de SEO e outros profissionais que acompanham a performance do site nas ferramentas de busca.

O Google Search Consonle é considerado uma ferramenta de apoio, tanto para acompanhar como o site está perante o Google, como para traçar estratégias de SEO e marketing.

Quais ferramentas e recursos o Google Search Console oferece?

Com GSC é possível visualizar as impressões, clique e tráfego que seu site recebe, podendo ajustar período e ainda ver quais páginas tiveram melhor performance. Ainda podemos analisar os dados a partir de relatórios que podem ser gerados de forma otimizada.

  • Relatório de rastreio pelo mecanismo de busca;
  • Identificação e diretrizes para correção de páginas não indexadas ou com baixo desempenho;
  • Notificações, caso o Google identifique spam ou outros problemas no site;
  • Identificação de dados de pesquisas;
  • Indicação de backlinks que seu site recebeu;

Entre as ferramentas e recursos do GSC encontramos uma opção que analisa a saúde do sitemap, assim como o restante do conteúdo do site. Além disso, para entender como está o posicionamento do site nas páginas de busca, pode ser gerado um relatório de palavras-chave que seu site posiciona.

Google Search Console para SEO

Otimizar seu site para ser encontrado pelos motores de busca e ter um bom posicionamento na página das pesquisas são alguns dos resultados alcançados quando usamos técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

O recurso mais usados por quem faz análise das otimizações e resultados de pesquisa, é justamente “Resultados de pesquisa”. Nesta página, conseguimos encontrar o desempenho em total de cliques, impressões e CTR (taxa de cliques) conforme o período escolhido.

Além disso, são apresentadas opções entre consultas, páginas, países, dispositivos e aspectos de pesquisa. Cada um deles traz informações que contribuem para uma compreensão melhor do site. Isso possibilita entender são as palavras-chave que mais recebem acesso, quais páginas alcançam mais cliques e muito mais.

Leia também o post: Como fazer minha empresa aparecer na pesquisa do Google?

Use o Google Search Console e o Google Analytics

O Google Analytics é outra ferramenta que pode contribuir muito para acompanhar o comportamento do site. Você pode integrar as ferramentas, possibilitando a conferência de métricas de audiência e canais por onde alcançou usuários.

Acesse a página do Analytics, procure a opção de relatórios no grupo. Selecione então “navegação” e procure a opção Search Console. Mas, você não precisa necessariamente efetuar essa integração. As ferramentas podem ser correlacionadas em sua análise apenas por observação, alinhando as datas e dados corretos.

Essas dicas e formas de uso são ideais para você começar a usar o Google Search Console como ferramenta de impulsionamento e análise do seu negócio. Por ser ter uma navegabilidade intuitiva, em pouco tempo já estará familiarizado com os dados e relatórios oferecidos.

Para saber mais sobre ferramentas que podem te ajudar a alavancar seu e-commerce, continue navegando em nosso blog. Aqui você encontra inovações, dica de mercado e muito mais!

Aproveite e confira também: consultoria para e-commerce, como funciona?

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