Como funciona a consultoria para e-commerce? Vale a pena contratar?

Se você tem uma loja virtual, provavelmente já deve ter ouvido falar em consultoria para e-commerce. Afinal, somente criar o seu site e colocar os produtos à venda pode não trazer o resultado esperado. Várias estratégias são necessárias para que sua loja online cresça e consiga atingir um número maior de clientes.

Se este tipo de assunto te interessa, continue lendo este conteúdo para entender o que é a consultoria de e-commerce, como funciona e por que contratar.

O que é a consultoria para e-commerce?

É uma empresa ou pessoa especializada que ajuda os empreendedores a criarem e crescerem seus sites na internet. O trabalho está focado em atender as necessidades do cliente de acordo com as características do negócio.

Ou seja, o especialista está disposto a participar do processo de criação de uma nova empresa, assim como auxiliar aquela que já está há anos no ramo e tem uma dificuldade específica.

Como a consultoria para e-commerce atua?

Depende muito de empresa para empresa. O consultor pode atuar por um determinado período de tempo ou até que sejam atingidas as metas da empresa. Uma consultoria vai muito além de apenas apontar os erros de seu negócio. Nesse caso, o especialista irá analisar o seu E-commerce. Dessa forma, ele irá traçar as melhores estratégias visando atingir o público-alvo de seu site e, assim, entender as necessidades do seu cliente.

Note que essa consultoria não é uma forma de fazer marketing para o seu negócio. Seu papel é levantar as estratégias e indicar o que funciona de acordo com o mercado em que sua empresa atua, com o produto que você quer vender e com o tipo de cliente a se atingir. Por isso, é importante que alguém que saiba das especificações do seu produto faça parte desse processo de divulgação.

Quais estratégias são usadas?

A consultoria dedica todo seu potencial para que o seu site alcance o sucesso. São realizados ajustes, práticas e alguns redirecionamentos. A seguir te mostramos algumas estratégias usadas pelas consultorias:

1. Identidade visual

Nessa parte a consultoria trabalha para criar ou melhorar a identidade visual da empresa. Muitos iniciam seu negócio e se esquecem de como é importante criar uma logo, por exemplo, que chame a atenção de seu cliente.

Por isso, a consultoria ajuda a entender o que é adequado para a empresa em termos visuais e como ela pode impactar ainda mais o cliente.

2. Produto Carro-Chefe

É o que sempre trará lucro para a empresa e que gera alta demanda. Tornando-se, assim, o item principal de seu e-commerce.

Mas atenção, muitas lojas de e-commerce podem confundir aquele produto que sempre está sendo procurado com o que pode render lucros a longo prazo, que é o caso do carro-chefe. A consultoria faz uma pesquisa de mercado, para ajudar a identificar qual produto será o principal nas vendas.

3. Melhora no Marketplace

Algumas lojas podem vender em seu próprio site como também em marketplaces, que são sites que vendem produtos de diversas lojas. Mesmo assim, existem estratégias para otimizar esses resultados. A consultoria entra nesse processo para melhorar o direcionamento com alguns pontos importantes a serem destacados:

  • Fazer descrições de produtos mais atrativos.
  • Disponibilizar o produto em marketplaces de maior potencial.
  • Fotos do produto que chamem mais atenção.

4. Aprimorar o SEO da loja virtual

Para que a loja virtual seja vista por todos, ela precisa contar com uma boa estratégia de SEO. Isso é a base do sucesso na internet. Se trata de algumas otimizações e ajustes que sua página precisa para que seja melhor encontrada durante as pesquisas.

A consultoria nesse caso, ajuda o e-commerce a se manter sempre na primeira página de resultados do Google. Essa estratégia é fundamental para se conseguir uma boa visibilidade e acessibilidade dos clientes.

5. Campanhas que vendem

Criar boas campanhas para o seu e-commerce são uma ótima forma de mostrar ao cliente o que você tem a oferecer. São então criadas medidas que façam sentido e que ajude a empresa a alcançar seus objetivos.

Essas campanhas podem ser feitas através de anúncios do Google, por redes sociais e de outras formas. O conceito é mostrar ao público o por que está ali e o que tem a ofertar. Assim, a consultoria irá mostrar meios de como criar, monitorar e analisar campanhas que vendem.

6. Criar novas estratégias de venda

Considerada o núcleo de qualquer empresa, não podia ser diferente com o e-commerce. Porém, nem todas as lojas sabem como criar uma estratégia de vendas eficiente e que traga resultados. Isso pode atrapalhar nas conversões e na concorrência com outras empresas.

A consultoria junto da loja, entende quais são suas metas, clientes a serem atingidos e em qual mercado ela está inserida.

Quais tipos de consultorias existem?

Depende do que o seu negócio precisa. Abaixo listamos algumas consultorias que podem te ajudar na hora de escolher uma consultoria:

1. Estratégica

Com foco em dar mais suporte, oferecem apoio em e-commerces que precisam atingir um objetivo em específico como aumento de vendas, melhorar a conversão, atrair mais clientes e entre outros. Um trabalho muito necessário se o mercado em que atua é altamente concorrido.

2. Marketplace

Voltado para sites que atuam nesse ramo. Como o marketplace é um modelo focado em revender os produtos de outros fornecedores, ela é como uma vitrine de shopping, por exemplo.

Sendo assim, o planejamento está voltado mais para a gestão de relacionamento com essas empresas que vendem esse produto no marketplace. Uma curadoria também é feita já que o intuito desse modelo é levar ao cliente o melhor do mercado.

3. Redes Sociais

Meio essencial para quem quer vender online. A consultoria ajuda a entender qual a melhor rede social para criar aproximação do cliente com o seu produto. É focado no uso dessas redes como uma extensão para o seu e-commerce, como fazer uma boa gestão de uso e também como utilizar em uma estratégia de divulgação.

4. Negócio local

Voltado para as lojas físicas do e-commerce. O intuito da consultoria aqui é fazer com que o comércio seja encontrado facilmente nas pesquisas locais. Informações básicas como endereço, telefone, website e como chegar ao local são preenchidas através do Google Meu Negócio.

Por que contratar uma consultoria?

Agora que sabemos o que é, como ela funciona e quais seus tipos, a consultoria possui algumas vantagens:

  1. Ajudar a tomar decisões;
  2. Permite um melhor entendimento de seu e-commerce;
  3. Aumenta o desempenho do site.

Antes de contratar uma consultoria, atente-se a alguns pontos importantes como: entender a necessidade do seu negócio, saber o limite do seu orçamento e pedir recomendações. Saiba também que você está contratando uma pessoa mais experiente que você para ajudar a alavancar o seu negócio.

Agora que você entende o funcionamento de uma consultoria para e-commerce, ficou na dúvida sobre como contratar um especialista? Acesse o site da YAV e conheça os nossos serviços. Buscamos ampliar as possibilidades de crescimento do seu negócio.

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