Calendário comercial 2024: planeje ações no seu e-commerce!

Já aconteceu de chegar uma data comemorativa e você só se dar conta porque viu anúncios e páginas com a temática? Quando não nos preparamos para as datas, estamos perdendo oportunidades e vendas, não é mesmo? Mesmo que seja um tema que não tenha relação com o seu e-commerce, você pode fazer alguma ação ou se preparar para a movimentação do mercado.

Para planejar ações e preparar seu negócio, é fundamental ter um calendário comercial. Com ele, é possível antecipar possíveis quedas nas vendas ou crescimentos, além de ter definidas quais datas e períodos comemorativos serão usados no seu site.

Para entender mais sobre o calendário comercial, a YAV Digital preparou um conteúdo super completo com as melhores dicas para você planejar suas ações de 2024. Confira!

O que é um calendário comercial?

O calendário comercial contém datas e períodos sazonais positivos para o comércio. São as principais datas do ano e abrangem vários públicos. Assim, ter mapeado esses dias, pode significar uma grande oportunidade para o seu negócio.

Com esse calendário, é possível elaborar um plano de marketing de forma estratégica, preparando-se para crescimentos de vendas e aumentando a relevância no mercado.

Quais são as principais datas comemorativas de 2024?

Confira as principais datas do calendário comercial e escolha aquelas que mais se relacionam com o seu negócio. Em seguida, é só iniciar o planejamento das suas estratégias para impulsionar as vendas!

Janeiro

Janeiro é um período muito voltado ao verão e as datas a serem destacadas são poucas. As crianças estão aproveitando o restinho das férias escolares, mas ainda têm muitas pessoas viajando. Por outro lado, é um mês em que as famílias gastam com impostos, matrículas e compra de material escolar.

Entretanto, temos o Dia da Saudade, que pode ser usado nas redes sociais e abordado de forma sutil, pois não é tão conhecido. Mas esse dia pode ser utilizado para incentivar o envio de presentes àquele amigo que mora em outra cidade ou que você não vê há algum tempo.

  • 1º de janeiro – Confraternização Universal;
  • 6 de janeiro – Dia da Gratidão;
  • 8 de janeiro – Dia do Fotógrafo;
  • 14 de janeiro – Dia do Treinador de Futebol;
  • 20 de janeiro – Dia do Farmacêutico;
  • 24 de janeiro – Dia Internacional da Educação;
  • 30 de janeiro – Dia da Saudade;
  • 30 de janeiro – Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos.

Fevereiro

Fevereiro é o mês do Carnaval e para fazer uma ação com essa data, não precisa ser de um nicho específico. Ainda está calor, e muitas pessoas viajam no feriado.

O Valentine’s Day, Dia dos Namorados nos EUA, acontece em fevereiro. Apesar de não ser tão comemorado por aqui, vale a pena pensar em uma campanha direcionada aos casais apaixonados, visto que várias pessoas acabam comemorando os dois dias durante o ano.

  • 1º de fevereiro – Dia do Publicitário;
  • 5 de fevereiro – Dia do Dermatologista;
  • 10 de fevereiro – Dia do Atleta Profissional;
  • 11 de fevereiro – Dia do Zelador;
  • 13 de fevereiro – Carnaval;
  • 13 de fevereiro – Dia Mundial do Rádio;
  • 14 de fevereiro – Valentine’s Day;
  • 16 de fevereiro – Dia do Repórter;
  • 17 de fevereiro – Dia Mundial do Gato;
  • 19 de fevereiro – Dia do Esportista.

Março

Março conta com datas mais importantes no comércio, como o Dia da Mulher e o Dia do Consumidor. É essencial se planejar com antecedência para aproveitar essas datas, pois em alguns nichos, esse mês pode ser mais parado que o normal.

  • 1° de março – Dia do Turismo Ecológico;
  • 5 de março – Dia Nacional da Música Clássica;
  • 8 de março – Dia Internacional da Mulher;
  • 9 de março – Dia Mundial do Dj;
  • 12 de março – Dia do Bibliotecário;
  • 14 de março – Dia Nacional Dos Animais;
  • 15 de março – Dia da Escola;
  • 15 de março – Dia do Consumidor;
  • 20 de março – Dia Mundial Sem Carne;
  • 20 de março – Dia Internacional da Felicidade;
  • 21 de março – Dia Universal do Teatro;
  • 22 de março – Dia Mundial da Água;
  • 27 de março – Dia do Circo.

Abril

Abril é o mês da Páscoa! Caso não trabalhe com chocolates, vinhos e itens temáticos dessa data tão especial, vale a pena usar o momento para criar uma promoção.

Lembre-se, nesse mês temos datas como a Quinta-Feira Santa, que acontecerá no dia 28, a Sexta-Feira Santa no dia 29 e o Sábado de Aleluia no dia 30, datas importantes para alguns religiosos.

  • 1° de abril – Dia da Mentira;
  • 2 de abril – Dia Internacional do Livro Infantil;
  • 5 de abril – Dia do Filho;
  • 7 de abril – Dia do Jornalista;
  • 9 de abril – Páscoa;
  • 10 de abril – Dia da Engenharia;
  • 12 de abril – Dia Nacional do Humorista;
  • 13 de abril – Dia do Office-boy;
  • 13 de abril – Dia do Beijo;
  • 14 de abril – Dia Mundial do Café;
  • 15 de abril – Dia Mundial da Arte;
  • 19 de abril – Dia do Índio;
  • 21 de abril – Tiradentes;
  • 22 de abril – Dia da Terra;
  • 28 de abril – Dia da Educação;
  • 29 de abril – Dia Internacional da Dança.

Maio

Maio tem uma das melhores datas para o comércio, o Dia das Mães. Sabemos que nem todas as lojas oferecem opções de presente para as mães. Nesse caso, aproveite outras datas temáticas. E não se esqueça de parabenizar as mamães clientes em suas redes sociais!

  • 1º de maio – Dia do Trabalho;
  • 3 de maio – Dia Internacional da Liberdade de Imprensa;
  • 4 de maio – Dia de Star Wars;
  • 5 de maio – Dia da Língua Portuguesa;
  • 6 de maio – Dia da Matemática;
  • 6 de maio – Dia da Coragem;
  • 6 de maio – Dia Internacional Sem Dieta;
  • 7 de maio – Dia Mundial do Riso;
  • 8 de maio – Dia do Profissional de Marketing;
  • 10 de maio – Dia da Cozinheira;
  • 12 de maio – Dia das Mães;
  • 13 de maio – Dia do Automóvel;
  • 22 de maio – Dia do Abraço;
  • 24 de maio – Dia do Vestibulando;
  • 24 de maio – Dia Nacional do Café;
  • 25 de maio – Dia da Toalha;
  • 25 de maio – Dia do Orgulho Geek;
  • 28 de maio – Dia do Hambúrguer;
  • 30 de maio – Dia do Decorador;
  • 30 de maio – Dia Mundial da Batata Frita.

Junho

Período de frio no Brasil, mês dos namorados e começo das festas juninas. Junho tem também a semana do meio ambiente, que acontece a partir do dia primeiro. Nesse mês, lembre-se das datas que fazem sentido para o seu cliente, pois tem comemoração para todos os públicos!

  • 1º de junho – Dia da Imprensa;
  • 3 de junho – Dia do Profissional de Recursos Humanos;
  • 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente;
  • 7 de junho – Dia da Liberdade de Imprensa;
  • 8 de junho – Corpus Christi;
  • 12 de junho – Dia dos Namorados;
  • 13 de junho – Dia do Turista;
  • 19 de junho – Dia do Cinema Brasileiro;
  • 21 de junho – Dia da Mídia;
  • 21 de junho – Dia do Skate;
  • 23 de junho – Dia do Atleta Olímpico;
  • 27 de junho – Dia Nacional do Vôlei;
  • 27 de junho – Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas;
  • 28 de junho – Dia Internacional do Orgulho LGBT;
  • 29 de junho – Dia do Papa.

Julho

Esse mês conta com datas menos significativas. Aproveite para fazer ações internas. O mercado relacionado à música e itens de inverno podem se beneficiar nesse período, já que Junho traz o “Dia Mundial do Rock”. Aproveite as oportunidades!

  • 1º de julho – Dia Mundial da Arquitetura;
  • 7 de julho – Dia Mundial do Chocolate;
  • 10 de julho – Dia da Pizza;
  • 13 de julho – Dia Mundial do Rock;
  • 15 de julho – Dia do Homem;
  • 16 de julho – Dia do Comerciante;
  • 19 de julho – Dia Nacional do Futebol;
  • 20 de julho – Dia do Amigo e Internacional da Amizade;
  • 20 de julho – Chegada do Homem à Lua;
  • 25 de julho – Dia do Motorista;
  • 26 de julho – Dia das Avós e Avôs;
  • 27 de julho – Dia do Motociclista;
  • 31 de julho – Dia do Orgasmo.

Agosto

O mês tem como maior data de vendas o Dia dos Pais, porém, conta com diversas outras, como o Dia dos Solteiros ou o Dia do Gamer, que podem ser uma forma divertida de chamar o público às compras.

  • 5 de agosto – Dia Nacional da Farmácia;
  • 5 de agosto – Dia Nacional da Saúde;
  • 11 de agosto – Dia dos Pais;
  • 11 de agosto – Dia da Televisão;
  • 11 de agosto – Dia do Estudante;
  • 12 de agosto – Dia Internacional da Juventude;
  • 13 de agosto – Dia do Economista;
  • 15 de agosto – Dia da Informática;
  • 15 de agosto – Dia dos Solteiros;
  • 18 de agosto – Dia do Estagiário;
  • 19 de agosto – Dia Mundial da Fotografia;
  • 27 de agosto – Dia do Psicólogo;
  • 28 de agosto – Dia dos Bancários;
  • 29 de agosto – Dia Internacional do Gamer;
  • 31 de agosto – Dia Internacional do Blog;
  • 31 de agosto – Dia do Nutricionista.

Veja também como preparar seu e-commerce para o Dia dos Pais.

Setembro

Com um período mais parado no comércio, o governo federal criou a Semana do Brasil, uma ação que incentiva a movimentação do mercado com descontos atrativos. Além disso, algumas datas, como o Dia do Cliente, podem representar chances de oferecer benefícios aos consumidores.

  • 1º de setembro – Dia do Profissional de Educação Física;
  • 1° de setembro – Dia da Bailarina;
  • 2 de setembro – Dia do Florista;
  • 3 de setembro – Dia do Biólogo;
  • 5 de setembro – Dia Internacional da Caridade;
  • 5 de setembro – Dia do Irmão;
  • 6 de setembro – Dia do Sexo;
  • 7 de setembro – Dia da Independência do Brasil;
  • 9 de setembro – Dia do Administrador;
  • 9 de setembro – Dia do Cachorro-Quente;
  • 9 de setembro – Dia do Médico Veterinário;
  • 13 de setembro – Dia Nacional da Cachaça;
  • 13 de setembro – Dia do Programador;
  • 13 de setembro – Dia do Agrônomo;
  • 15 de setembro – Dia do Cliente;
  • 20 de setembro – Dia do Baterista;
  • 21 de setembro – Dia da Árvore;
  • 21 de setembro – Dia dos Tios e Tias;
  • 21 de setembro – Dia Internacional da Paz;
  • 22 de setembro – Dia Mundial Sem Carro;
  • 23 de setembro – Dia do Sorvete;
  • 23 de setembro – Dia dos Filhos;
  • 25 de setembro – Dia Nacional do Trânsito;
  • 26 de setembro – Dia dos Primos;
  • 27 de setembro – Dia Mundial do Turismo;
  • 30 de setembro – Dia da Secretária.

Outubro

O mês das crianças conta com muitas oportunidades para o mercado de produtos infantis, mas lembre-se de entender mais sobre as regras da publicidade infantil para alavancar ainda mais as vendas no Dia das Crianças. Para movimentar ainda mais as comemorações, temos o Halloween, que vem conquistando os brasileiros. Aproveite o Dia das Bruxas para vender mais!

  • 1º de outubro – Dia Internacional da Música;
  • 1º de outubro – Dia Internacional das Pessoas Idosas;
  • 1º de outubro – Dia do Representante Comercial;
  • 1° de outubro – Dia Mundial do Vegetarianismo;
  • 3 de outubro – Dia do Dentista;
  • 4 de outubro – Dia da Natureza;
  • 6 de outubro – Dia Mundial do Sorriso;
  • 10 de outubro – Dia da Saúde Mental;
  • 12 de outubro – Dia das Crianças;
  • 15 de outubro – Dia do Professor;
  • 16 de outubro – Dia do Chefe;
  • 16 de outubro – Dia Mundial do Pão;
  • 16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação;
  • 17 de outubro – Dia da Agricultura;
  • 17 de outubro – Dia do Eletricista;
  • 17 de outubro – Dia do Profissional da Propaganda;
  • 17 de outubro – Dia da Música Popular Brasileira;
  • 18 de outubro – Dia do Médico;
  • 19 de outubro – Dia do Profissional de Informática;
  • 19 de outubro – Dia Nacional da Inovação;
  • 20 de outubro – Dia do Poeta;
  • 21 de outubro – Dia do Podcast;
  • 22 de outubro – Dia do Enólogo;
  • 23 de outubro – Dia do Aviador;
  • 25 de outubro – Dia Nacional do Macarrão;
  • 25 de outubro – Dia do Dentista;
  • 28 de outubro – Dia do Servidor Público;
  • 30 de outubro – Dia da Decoração;
  • 30 de outubro – Dia do Designer de Interiores;
  • 31 de outubro – Dia das Bruxas – Halloween.

Novembro

A Black Friday é uma das datas mais aguardada pelos brasileiros. Aqui é importante oferecer descontos de verdade, pois os consumidores estão de olho. Promoções como “Esquenta Black Friday” e “Cyber Monday” também podem ser usadas a seu favor.

Nesse mês, as pessoas já estão se preparando para as festas de final de ano e o calor já está de volta, então a venda de artigos de verão voltam a crescer. Outro ponto importante é que a primeira parcela do décimo terceiro costuma ser feita neste período, então novembro tende a ser um mês muito promissor.

  • 1º de novembro – Dia de Todos os Santos;
  • 2 de novembro – Finados;
  • 2 de novembro – Dia dos Mortos;
  • 4 de novembro – Dia do Inventor;
  • 5 de novembro – Dia do Designer Gráfico;
  • 9 de novembro – Dia do Hoteleiro;
  • 12 de novembro – Dia Mundial do Hip Hop;
  • 13 de novembro – Dia Mundial da Gentileza;
  • 15 de novembro – Proclamação da República;
  • 17 de novembro – Dia Internacional dos Estudantes;
  • 17 de novembro – Dia da Criatividade;
  • 19 de novembro – Dia da Bandeira;
  • 19 de novembro – Dia do Empreendedorismo Feminino;
  • 19 de novembro – Dia Internacional do Homem;
  • 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra;
  • 21 de novembro – Dia Mundial da Televisão;
  • 22 de novembro – Dia do Músico;
  • 23 de novembro – Dia Mundial de Ação de Graças;
  • 24 de novembro – Black Friday;
  • 27 de novembro – Cyber Monday.

Dezembro

O último mês do ano é um dos melhores para o comércio em geral, pois as pessoas já recebem o décimo terceiro e estão em clima de festa. Além dos presentes de maior valor agregado, é comum a procura por lembranças para presentear amigos e funcionários.

Com um grande fluxo de envios de entregas, atente-se à logística e ao envio de produtos. Vale oferecer diferentes opções de transportadoras, envio expresso e até retirada em algum local. Seja claro nos prazos para não gerar uma experiência negativa ao cliente.

  • 4 de dezembro – Dia Mundial da Propaganda;
  • 8 de dezembro – Dia da Família;
  • 11 de dezembro – Dia do Engenheiro;
  • 13 de dezembro – Dia do Pedreiro;
  • 15 de dezembro – Dia do Arquiteto;
  • 21 de dezembro – Dia do Atleta;
  • 24 de dezembro – Véspera de Natal;
  • 25 de dezembro – Natal;
  • 31 de dezembro – Véspera de Ano Novo.

O que são sazonalidades comerciais?

As sazonalidades comerciais são períodos que apresentam crescimento ou queda nas vendas. Com isso, nascem oportunidades para alavancar as vendas e adversidades para serem superadas.

Por exemplo, se sua loja é de brinquedos, definir ações para o Dia das Crianças é fundamental para aumentar o ticket médio ou incentivar uma interação do público. Mas, se trabalha com a venda de lingerie, o Dia 12 de Outubro não trará grandes vendas.

Além das datas anuais, períodos como a Copa do Mundo, Olimpíadas e eleições, que não acontecem todos os anos, também devem estar no seu calendário comercial.

Quais são as datas comemorativas relevantes para o e-commerce em 2024?

Em 2024, há algumas datas comemorativas que são mais relevantes para o e-commerce, sendo consideradas as principais para praticamente todos os nichos do mercado.

  • 15/03/2024 – Dia Mundial do Consumidor;
  • 31/03/2024 – Páscoa;
  • 12/05/2024 – Dia das Mães;
  • 12/06/2024 – Dia dos Namorados;
  • 11/08/2024 – Dia dos Pais;
  • 15/09/2024 – Dia do Cliente;
  • 12/10/2024 – Dia das Crianças;
  • 29/11/2024 – Black Friday;
  • 02/12/2024 – Cyber Monday;
  • 25/12/2024 – Natal.

Como se preparar para grandes datas de vendas?

Nas datas que você identifica como positivas para as vendas, por que não elaborar uma ação de marketing? Dar brindes ou oferecer frete grátis pode ser um fator decisivo quando seu cliente estiver decidindo entre você e o concorrente. Além disso, em datas menos propícias ao seu negócio, descontos progressivos podem contribuir para melhorar as vendas.

Como montar um calendário comercial?

Monte seu calendário, destacando períodos de alta nas vendas, para ter estoque suficiente, uma logística otimizada e um site preparado para receber seus clientes. Saber como anda as finanças da empresa é crucial no momento de definir descontos e promoções nos seus produtos.

Depois de conferir essa lista cheia de datas comemorativas, com oportunidades para vendas e ações especiais, ficou mais fácil se planejar para o próximo ano, certo? Mas se precisa de ajuda, não se preocupe!

Para facilitar as ações dentro do seu e-commerce, nós da YAV, uma empresa especialista em consultoria para e-commerce, oferecemos diversas facilidades que te ajudam no crescimento e compreensão do seu nicho de atuação.

Fazemos um estudo aprofundado e conferimos como está sua situação atual, vemos oportunidades para incluir ações que melhorem o desenvolvimento, implementações de estratégias de comércio eletrônico, otimização da plataforma e-commerce, design e usabilidade do site, estratégias de marketing digital e muito mais!

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