Como preparar seu e-commerce para o dia dos pais?

Todos os anos, no segundo domingo de agosto, acontece a comemoração do Dia dos Pais: e esse ano, será no dia 13! Com essa data se aproximando, várias lojas já começam a se planejar devido à importância que essa data tem no calendário comercial. Então, é hora de definir o planejamento, conferir quais produtos serão destaques na página principal e sobre os produtos indispensáveis para esse período.

Por isso, a YAV Digital separou alguns tópicos para te explicar a relevância dessa data, quais são as tendências para 2023 e dicas de estratégias para utilizar como inspiração nesse período. Para entender mais e ficar por dentro do tema, continue conosco e aproveite a leitura!

Importância do Dia dos Pais para o calendário comercial

O principal fator para o Dia dos Pais ser relevante para o calendário comercial é que a data movimenta bastante o comércio no início do segundo semestre, um período que antecede outras datas comemorativas muito fortes para o comércio, como o dia das crianças, a Black Friday, o Natal e ano novo.

O dia dos pais é uma das datas com bastante movimentação nas vendas on-line, sendo um período fundamental para os e-commerces e marketplaces. Ou seja, para quem trabalha nesse nicho, trata-se de um dos momentos para se pensar estrategicamente e garantir mais conversões para o negócio.

Um dos marketplaces que cresceu muito nos últimos anos foi a Shopee, trazendo muitos vendedores e usuários para a plataforma. Quer entender como vender na Shopee? Confira com a YAV Digital!

Confira 7 estratégias para vender mais no Dia dos Pais

Para que essa data tenha bons números para o e-commerce, seguir alguns passos e elaborar algumas estratégias de vendas pode ser crucial! Você pode optar desde as mais simples até as mais complexas. Separamos as 7 principais que você deve se atentar e dar mais atenção. Confira:

1. Ofereça boas formas de pagamento

É muito importante você se atentar às formas de pagamento ofertadas em seu e-commerce, afinal, elas influenciam na decisão de compra das pessoas. Ou seja, tenha condições de parcelamentos sem ou com juros menores, que sejam atrativas para os clientes, além de oferecer descontos para pagamentos à vista ou no PIX.

Além disso, é fundamental aceitar várias bandeiras e formas de pagamento, como crédito, débito, boleto, PIX e outros facilitadores de pagamento. Com eles, você terá um diferencial para o seu estabelecimento.

2. Destaque produtos para presentear homens de uma faixa etária mais avançada

Não basta escolher produtos aleatoriamente para o Dia dos Pais, você deve entender o que faz sentido vender de acordo com o seu nicho. Ou seja, busque por produtos que tenham maior probabilidade de venda e não fiquem empacados no seu estoque no restante do ano.

Por exemplo, em uma loja de roupas, fazer um pedido maior de camisetas polos, shorts e calças faz bastante sentido, já que são itens que sabemos que venderão facilmente. Já em uma loja de equipamentos para construção, investir em aparelhos como furadeiras, parafusadeiras e outros utensílios similares também se mostra assertivo para essa data.

3. Abasteça seu estoque

Depois de ter entendido quais são os produtos pertinentes para a data do Dia dos Pais, abastecer o estoque é fundamental. Faça uma estimativa de quantos itens sairão de cada produto. Dessa maneira, faça uma gestão de estoque bem pensada e tenha itens o suficiente para suprir a demanda do seu público.

Para mensurar melhor, o ideal é você fazer um comparativo com o que saiu no ano passado, ver quais itens saíram e quantos foram.

Leia mais: 10 métricas de e-commerce para ter na ponta do lápis!

4. Atente-se aos prazos de entrega

A entrega é um dos fatores que mais fazem a diferença e que pode ser o fator decisivo para um consumidor comprar ou não no seu e-commerce. Se o seu tempo de entrega for rápido, as chances de vender mais são bem maiores, principalmente se aliar com bons preços e boas formas de pagamento.

Além disso, envie os itens o mais rapidamente possível para não ter problemas e seu cliente ficar mais satisfeito por receber o item com antecedência.

5. Ofereça brindes

Quem não gosta de um brinde, não é mesmo? Uma estratégia que você pode utilizar é: ao gastar x, ganhe y. Nesse sentido, além da pessoa precisar comprar um pouco mais para atingir o valor, ela ficará satisfeita por receber um brinde.

Ah, além disso, também há chances de a pessoa indicar sua loja para outros apenas por ter essa opção de brinde, pois, quer queira ou não, isso é um ponto que chama muita atenção.

6. Crie kits para presentear

Criar kits é uma das estratégias mais comuns das lojas. Assim, unifique itens que tenham relação e monte kits de presentes para os dias dos pais. Nesse ponto, você também pode unir com os brindes, por exemplo, compre o kit e ganhe outro item. Afinal, quanto mais você chamar a atenção e ter mais opções para os usuários, melhor!

7. Dê cupons de descontos

Por último, temos a opção de disponibilizar bons descontos, seja um valor fixo para os itens ou descontos progressivos, em que a cada valor a pessoa vai ganhando mais cupons conforme o valor final da sua compra.

Entenda sobre gestão de vendas: o que é, como funciona e porque investir?

Portanto, entender sobre quais são os itens que fazem sentido para presentear os pais é um dos principais fatores. Após isso, é necessário compreender quais são os itens que podem ser unidos, quais os descontos que podem ser dados e sobre as compras. Ah, e não se esqueça de procurar mais formas de pagamento para oferecer ao seu cliente!

Gostou do conteúdo? Aqui, na YAV Digital, você encontra muito mais sobre como alavancar suas vendas e quais estratégias você pode utilizar para o seu e-commerce. Navegue pelo nosso blog e confira muito mais. Até a próxima!

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