O que é WooCommerce? Entenda com a YAV Digital!

O plugin WooCommerce é um grande aliado de quem deseja abrir espaço para venda de produtos em um site no WordPress. A famosa plataforma de código aberto possibilita – sem muita dificuldade na instalação – o uso desse plugin, que por sua vez entrega diversas funcionalidades e formas de integração para pagamento, algo realmente interessante!

Quer saber mais sobre como esse plugin pode te ajudar a construir sua loja virtual e iniciar as vendas online? Então continue a leitura e aprofunde seus conhecimentos a respeito do WooCommerce, desde como instalá-lo até os cuidados para utilizá-lo da melhor forma. Vamos juntos?

Afinal, como funciona o plugin WooCommerce?

Como já explicamos anteriormente, o WooCommerce funciona como um plugin para sites construídos por meio do WordPress, ele foi criado em Setembro de 2011 por James Koster e Mike Jolley, sendo adquirido 4 anos depois pela plataforma de CMS.

Na sequência você confere as funcionalidades que fazem do WooCommerce o meio de gestão usado por 26% dos e-commerces em todo o mundo:

Diversas formas de pagamento

Uma das facilidades da compra online que mais chamam a atenção dos clientes é a variedade em formas de pagamento, e é claro que o WooCommerce não abriria mão disso. Por meio deste plugin, você pode contar com pelo menos 140 formas de pagamento! Confira as principais em uma lista rápida:

  • Cartão de crédito e débito;
  • Boleto bancário;
  • Mercado pago;
  • PayPal;
  • PagSeguro;
  • Transferência eletrônica;
  • Pagamentos recorrentes (mensalidade ou assinatura);
  • E muito mais!

Módulo para recuperação de carrinhos abandonados

A funcionalidade anterior vem exatamente para prevenir que o cliente abandone o carrinho sem concluir a compra. Mas, se isso ainda acontecer, saiba que o WooCommerce disponibiliza um módulo especialmente para tratar do assunto. E-mails baseados no próprio carrinho do cliente são uma das ferramentas interessantes desse módulo.

E não pense que todo esse cuidado fica restrito apenas aos clientes que quase fecharam a compra, pelo contrário. O acompanhamento dos pedidos também é possível com o plugin, desde o cálculo do frete até o fechamento da compra e recebimento!

Ferramentas para ativação de promoções

A divulgação de produtos na internet é um passo muito importante para quem deseja resultados concretos nas vendas online, com a ativação de promoções do WooCommerce esse passo fica ainda mais fácil. Lançamentos com contagem regressiva e ofertas por tempo limitado são algumas das aplicações para o e-commerce, sem falar nos famosos cupons de desconto.

Open Source (Código Aberto)

Esse é sem dúvida um dos aspectos que mais chamam a atenção no WooCommerce: a possibilidade de instalação de outros plugins e aplicações para diferentes finalidades. Imagine, por exemplo, o tema que você adquiriu para o seu e-commerce. Com o WooCommerce é possível realizar essa instalação em poucos minutos e já visualizar o resultado na loja virtual!

Conexão com o Facebook

Atualmente, o Facebook é a rede social com o maior contingente de usuários em todo o mundo, número que só deve crescer nos próximos anos. Com o WooCommerce é possível realizar a conexão da loja virtual com o Facebook e impulsionar os resultados, sem falar na possibilidade de investir no Facebook ADS para obter melhores retornos com ofertas bem planejadas.

Emissão de relatórios

Dados estatísticos sobre vendas, escolhas de clientes e muitas outras informações relevantes para sua estratégia de vendas online, confira tudo no relatório disponibilizado pelo próprio WooCommerce. Informações como essas podem ser aplicadas em processos como gestão e fechamento, bem como o estudo de novas promoções e campanhas.

Quais as vantagens do WooCommerce?

Se você já está habituado a utilizar o WordPress, terá dificuldades mínimas para realizar operações no WooCommerce, que é extremamente intuitivo até mesmo para os que possuem pouca experiência com plataformas onlines. A visibilidade da página também é pensada para o SEO (Otimização do Mecanismo de Busca em inglês), o que impacta positivamente nos resultados.

Outra vantagem que sem dúvida colocou o WooCommerce entre os 5 plugins mais baixados para sites WordPress é a facilidade para o gerenciamento de estoque, uma parte crucial de qualquer loja online. Aproveite essa facilidade no gerenciamento para ter ainda mais sucesso em suas estratégias de marketing para e-commerce.

Vale citar ainda o cadastro de produtos no site, outra parte importantíssima para o sucesso nas vendas. O WooCommerce é bem dinâmico nesse aspecto e possibilita a criação de categorias, filtros, características específicas e muitas outras coisas em uma base ilimitada de produtos. Possui algo extremamente similar? Aproveite a duplicação e destaque apenas os diferenciais para o cliente!

E quais as desvantagens do WooCommerce?

Mesmo sendo um plugin fácil de instalar e manusear, em alguns casos ainda será preciso entrar em contato com um programador para realizar ações complexas no WooCommerce. O uso da API aberta para integração de outros softwares é um bom exemplo, sendo uma tarefa mais difícil para quem não é programador.

Vale lembrar que essa opção é realmente interessante para quem deseja personalizar ainda mais o site e agregar outros plugins no mesmo, visando sempre o melhor desempenho nas vendas online. Por isso, considere buscar a ajuda de programadores especializados em sites WordPress quando desejar fazer um desses movimentos.

O profissional dessa área também é seu grande aliado no que diz respeito à segurança, já que a segurança interna do site deve ser uma prioridade em sua lista. Confira algumas dicas que preparamos para te ajudar a manter os níveis de segurança de sua loja virtual sempre no mais alto:

  • Sempre verifique as atualizações dos plugins e temas;
  • Não utilize temas e plugins piratas;
  • Busque o certificado de segurança para o seu site;
  • Realize um backup pelo menos uma vez na semana.

Esse último ponto acaba sendo ignorado por muitos donos de e-commerces, seja pela correria da semana ou mesmo pelo não entendimento de como esse processo é importante. Caso algum plugin ou tema esteja desatualizado, telas de erros e bugs com certeza surgirão para o cliente, o problema ainda pode evoluir para a quebra do site. Mantenha seu backup em dia e esteja preparado!

Como baixar e instalar o WooCommerce no WordPress?

Agora que você já entende porque o WooCommerce é um dos mais utilizados por quem deseja adicionar a funcionalidade de venda em sites WordPress, chegou a hora de conferir o procedimento para instalação e configuração. Acompanhe na sequência e veja como ativá-lo sem muita dificuldade:

Baixando o WooCommerce

O primeiro passo é realizar o download do WooCommerce, que pode ser feito no diretório de plugins do próprio WordPress. Veja o passo a passo:

  1. Utilize o dashboard, no menu esquerdo, e procure “Plugins”.
  2. Clique na função para adicionar um novo.
  3. Procure por “WooCommerce “.
  4. Encontrou? Clique em instalar.
  5. Quando a instalação for concluída, clique em “ativar”.

Configurando o WooCommerce

Se tudo tiver ocorrido conforme o planejado, o WooCommerce já vai aparecer no menu lateral, uma mensagem de boas vindas também deve saltar em sua tela. Junto com ela já aparecem alguns comandos para iniciar as configurações de acordo com o propósito de sua loja online.

Caso você tenha pulado a mensagem e deseja iniciar as configurações do plugin, faça o seguinte caminho: WooCommerce > Ajuda > Assistente de Instalação > Let’ s go. Os primeiros campos que devem ser preenchidos para criação de sua loja virtual já aparecerão, entre eles temos:

  • Checkout: ambiente em que seus clientes colocarão os dados necessários para comprar no site.
  • Shop: basicamente, sua vitrine virtual. Essa é a página em que os produtos ficarão expostos.
  • My Account: os dados dos clientes que realizaram compras poderão ser vistos aqui.
  • Cart: esse é o clássico carrinho de compras, onde seus clientes deixarão os produtos antes de fecharem a compra.

Após clicar em “continue” a tela Store Locate irá aparecer. Nela, dados como o país em que a empresa está situada, moeda em uso, pesos e medidas de produtos físicos e outras informações básicas serão requisitadas. Na sequência, será preciso aplicar informações relacionadas ao pagamento de taxas e afins, tudo na tela “Shopping & Tax”.

Trabalha com um infoproduto ou serviço que não cria a necessidade de taxas para envio? Sem problemas, deixe os campos em aberto e continue o processo. A aba de Payments deve aparecer agora e pede informações relacionadas ao pagamento. Lembrando que depois é possível adicionar outras formas de pagamento para o cliente.

Etapa de Payments concluída? Então o processo de configuração inicial já está pronto! Ressaltamos que é possível voltar em qualquer um desses pontos caso seja preciso, basta utilizar as guias criadas pelo próprio WooCommerce. Veja as principais abaixo:

  • General: dados como localização, moeda, lojas físicas e outros podem ser alterados aqui.
  • Shipping: informações a respeito de remessas são inseridas por aqui, o que é ideal para lojas a nível nacional e internacional.
  • Products: além das informações básicas do produto, existe também a possibilidade de ativar reviews nesta aba.
  • API: aqui é possível habilitar integrações com outros aplicativos e softwares.
  • Email: configurações a respeito do email do cliente são feitas aqui, desde notificações sobre pedidos até cancelamentos e criações de conta.
  • Accounts: essa guia é destinada para configurações relacionadas com a criação de conta, além de outras ações na mesma.
  • Checkout: espaço para configuração de meios de pagamento, vias de extensão, checkout e afins.

WooCommerce vale a pena? Veja a conclusão!

A resposta para essa pergunta não poderia ser outra: sem dúvida! O WooCommerce, mesmo sendo um plugin grátis, mostrou ser muito valioso para quem deseja vender online em sites construídos no WordPress.

Mesmo com todas essas facilidades, um bom planejamento continua sendo a chave para o e-commerce de sucesso. Nesse sentido, contar com a consultoria para lojas virtuais pode ser a virada de chave para uma estratégia efetiva e que dê resultado. Acesse nosso post sobre o assunto e entenda com mais detalhes.

Continue acompanhando o blog da YAV Digital para receber muitos outros conteúdos relevantes e completos como esse, estamos sempre trazendo informações que visam a melhor performance do seu e-commerce.

Até a próxima!

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A YAV é uma empresa de consultoria especializada em tecnologia com o propósito: consolidar e-commerces no mundo digital, prezando sempre pela excelência no atendimento e pelo foco em resultados. Somos experts na gestão de projetos e oferecemos um serviço customizado para cada tipo de negócio. Nossa equipe atua de forma focada na construção e crescimento de empreendimentos on-line, para que ofereçam as melhores soluções do mercado.

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