E-commerce: como funciona uma loja virtual? A YAV Digital explica!

O electronic commerce, ou simplesmente e-commerce, é uma forma de comércio online que só tende a crescer em diferentes nichos nos próximos anos. Mas afinal de contas, quais vantagens esse modelo de negócio oferece para chamar tanto a atenção dos comerciantes e clientes? Você sabe quais são os diferentes tipos de e-commerce e quanto custa montar um do zero?

Se a resposta para qualquer uma dessas perguntas foi não, fique tranquilo(a), a YAV Digital vem com um guia completo para tirar todas as suas dúvidas a respeito do comércio eletrônico. Fique até o final e confira ainda as dicas que preparamos para você obter sucesso nessa nova empreitada. Vamos lá!

Afinal, o que é um e-commerce?

Como o próprio nome já demonstra, os e-commerces são lojas virtuais. Nomes como Magazine Luiza e Netshoes compõem alguns dos maiores e-commerces brasileiros, com receitas que chegam facilmente na casa do bilhão. Vale lembrar que tanto produtos quanto serviços podem ser vendidos na internet.

Como a loja é virtual, todo o processo é feito online, desde o pagamento até a resolução de qualquer problema. O período de pandemia deixou ainda mais claro as vantagens desse processo e impactou diretamente no desenvolvimento do mercado online.

Só pra você ter uma ideia, estima-se que o comércio eletrônico no Brasil cresceu cerca de 27% em 2021 e quase 54% em 2022. As vantagens de vender produtos e serviços online tem chamado a atenção dos comerciantes em diferentes nichos, e as facilidades para comprar cativam cada vez mais os clientes!

Qual a diferença entre e-commerce e marketplace?

Antes de continuar, precisamos deixar bem clara a diferença entre marketplace e e-commerce. O primeiro pode ser visto como um grande shopping no espaço virtual, em que diversas lojas vendem seus produtos e aproveitam a autoridade de seu hospedeiro! É claro que essa forma tem suas vantagens e desvantagens, além de alguns cuidados essenciais para entrar na disputa com tudo.

O e-commerce, por sua vez, é específico apenas de uma determinada marca. Ele é totalmente exclusivo e independente, facilitando a construção de uma identidade e autoridade própria. Aqui o planejamento também é importantíssimo para o sucesso, como veremos com mais detalhes durante todo o post. Acompanhe para não perder nada!

Quais as vantagens de um e-commerce? Conheça 5 atrativos!

Como mencionamos anteriormente, as vendas online só crescem de acordo com as pesquisas. Isso se deve tanto às facilidades e atrativos na operação para o dono do e-commerce quanto na agilidade e disponibilidade para o cliente. Vamos explicar cada um desses pontos logo na sequência, confira:

1- Possibilidade de funcionamento 24 horas

Não apenas 24 horas por dia, mas também 7 dias por semana! Como o e-commerce fica totalmente disponível na web, é possível que o usuário acesse a vitrine virtual e coloque seus desejos no carrinho em qualquer momento do dia. E a quantidade de tráfego nos e-commerces durante a madrugada e início do dia é muito maior do que parece, viu?

2- Facilidade na divulgação

Novamente, criar e divulgar seus produtos na internet também são passos mais fáceis e com muitas possibilidades. Você pode, por exemplo, realizar a integração da loja virtual com suas redes sociais ou criar anúncios com a ajuda do próprio Google. Temos um post exclusivo sobre o assunto aqui no blog que vale a pena conferir!

3- Campo ampliado para detalhes

Em sua loja online você pode apresentar uma grande quantidade de detalhes sobre o seu produto, o que talvez não fosse possível em uma rápida conversa presencial. O cliente pode avaliar dados como modelo, peso, marca, tamanho, material, garantia, dimensão, frete e muitas outras informações no seu tempo, para então fechar a compra!

4- Sem limitação geográfica

Sem dúvida, a possibilidade de comprar um produto exclusivo de uma loja no Espírito Santo e receber no interior do Paraná é interessante para ambos os lados. Os comerciantes alcançam um público muito maior e não limitam suas vendas apenas a uma região, já o cliente aproveita um leque muito maior de produtos e recebe o que precisa no conforto do lar.

5- Diversidade de ferramentas para acompanhamento

Além de acompanhar o desenvolvimento e alcance da sua loja online, ferramentas como o Google Search Console permitem ao lojista configurar e observar diferentes aspectos do comportamento do usuário. Páginas mais acessadas, termos que levaram o cliente para o site e até por qual tipo de aparelho o usuário está acessando a rede são alguns pontos.

Tudo isso contribui para uma estratégia cada vez mais assertiva e direcionada, lembrando que tudo isso pode ser observado utilizando apenas uma das ferramentas para acompanhamento de e-commerces disponibilizada sem custo pelo próprio Google. Outra opção interessante e igualmente grátis é o Google Analytics, que permite a visualização de métricas como:

  • Quantidade de novas visitas;
  • Taxa de rejeição do seu e-commerce;
  • Receita e outras métricas de conversão;
  • Usuários em um período de tempo;
  • Origem do tráfego do seu site (anúncios, redes sociais, pesquisas orgânicas).

Quais as desvantagens de um e-commerce?

Como todo empreendimento, abrir e manter uma loja virtual tem suas dificuldades a serem superadas. A primeira delas é a estratégia que será aplicada no setor logístico, sem dúvida um dos mais importantes em qualquer e-commerce. Confira alguns apontamentos simples que muitas vezes passam despercebidos pelos donos de lojas virtuais:

  • Satisfação do cliente em relação ao processo;
  • Respeito aos prazos estabelecidos;
  • ROI (Retorno sobre Investimento em inglês);
  • Estoque organizado e que atenda a demanda;
  • Possibilidade de aplicação da logística reversa.

Muitos citam ainda a desvantagem de o cliente não ver o produto no momento da análise, o que faz da loja física uma opção mais segura. No entanto, ressaltamos que os comércios eletrônicos atualmente já possuem diversos recursos para resolver esse problema, sem contar as diferentes formas de passar confiabilidade, como a famosa aba “quem somos” do site.

Quais são os tipos de e-commerce?

Antes de mais nada, montar um e-commerce exige planejamento e busca por informações. Muitas pessoas não sabem que existem diferentes tipos de lojas virtuais na web, com características únicas e interessantes para diferentes estratégias. Confira as variações de um e-commerce tradicional logo abaixo:

T-commerce

Um e-commerce em si é um nome mais genérico para as plataformas de compra online, outras variações chegam para expandir essa possibilidade de venda em canais bem mais específicos, como o t-commerce. A letra T representa as televisões digitais, que podem ser usadas para consulta de alguma marca ou produto que passou durante a programação, estratégia já aplicada pela Globo!

S-commerce

O S-commerce é mais voltado para as redes sociais e envolve fortemente a questão do C2C, em que consumidores vendem seus produtos para outros consumidores. Não é por acaso que grandes nomes do meio – como Facebook e Instagram – lançaram suas próprias áreas para comércio entre os usuários.

M-commerce

Precisamos falar ainda do M-commerce (comércio para o móbile), que vê no uso dos dispositivos móveis uma grande oportunidade para realizar vendas. Ninguém imaginaria, há 20 anos, que seria possível adquirir qualquer coisa por meio de um pequeno aparelho e ainda acompanhar todo o processo – algo extremamente comum nos dias atuais.

E-commerce C2C

Customer to customer é um e-commerce com possibilidade de venda de um consumidor para outro. Nesse caso, os famosos marketplaces como Mercado Livre são bons exemplos: plataformas que realizam a mediação entre as transações e cobra taxas dos vendedores.

E-commerce B2C

O e-commerce business to customer se equipara à tradicional relação entre lojas e clientes. O B2C se dá quando há um entendimento melhor sobre as funcionalidades e utilidades de um produto e não somente informações práticas e enxutas. Sua popularidade começou quando as lojas físicas sentiram a necessidade de estar, também, no ambiente digital.

E-commerce B2B

Um e-commerce B2B (Business to Business) conversa com outra marca, ao contrário daqueles voltados para o consumidor final. O objetivo desse formato é fornecer produtos em grandes quantidades diretamente para outras empresas, oferecendo produtos e serviços necessários para a operação da mesma. Veja as principais vertentes de um e-commerce voltado para outras empresas:

  • Matérias primas;
  • Maquinários;
  • Treinamentos;
  • Consultorias;
  • Automóveis;
  • Peças.

E-commerce D2C

Você com certeza já comprou alguma coisa em um mercado atacadista, certo? Esse modelo de loja representa bem o e-commerce D2C, que parte do fabricante diretamente para o consumidor final. Marcas de carros que não fazem uso de concessionárias para mediação, como a Tesla, são ótimos exemplos de empresas D2C!

Quanto custa um e-commerce?

Montar um e-commerce próprio é sem dúvida o sonho de muitos lojistas, a chance de vender um produto ou serviço online é realmente atrativa e com vantagens interessantes. Confira os valores médios para iniciar essa operação em diferentes portes na sequência e veja qual se encaixa melhor na sua realidade:

  1. Microempreendedor MEI: investimento inicial entre R$1 mil e R$5 mil.
  2. Microempresa ME: entre R$5 mil e R$50 mil para abrir um comércio eletrônico com ME.
  3. Empresa de Pequeno Porte (EPP): valores iniciais entre R$50 mil e R$500 mil.
  4. Empresas de grande porte sem restrição de faturamento: valores ficam por conta do projeto.

As empresas de grande porte são aquelas que faturam, no mínimo, cerca de R$4,8 milhões anualmente. O custo de projetos para essas corporações são exorbitantes e incluem o desenvolvimento exclusivo e acompanhamento cuidadoso. Só a nível de curiosidade, a EDP Smart colocou cerca de R$5,5 milhões no desenvolvimento de seu e-commerce.

Como montar um e-commerce de sucesso?

Montar um e-commerce do zero parece um bicho de sete cabeças no primeiro momento, visto que é preciso decidir entre diversas plataformas e ainda definir alguns aspectos importantíssimos para a estratégia. A consultoria para e-commerce vem como uma grande aliada nesse processo, tanto na construção quanto no acompanhamento do projeto.

Documentação, base de produtos, gestão da estratégia e até mesmo monitoramento da concorrência são alguns dos pontos abordados por consultorias especializadas em comércios eletrônicos. Acesse nosso post exclusivo sobre o assunto aqui mesmo no blog e continue se aprofundando nessa temática.

Ah, continue acompanhando o blog da YAV Digital para ficar por dentro de muitos outros conteúdos que ainda vamos abordar em relação aos e-commerces e marketplaces. Nos acompanhe nas redes sociais e receba em primeira mão dicas que vão te ajudar a construir um negócio sólido e focado em resultados.

Até a próxima!

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A YAV é uma empresa de consultoria especializada em tecnologia com o propósito: consolidar e-commerces no mundo digital, prezando sempre pela excelência no atendimento e pelo foco em resultados. Somos experts na gestão de projetos e oferecemos um serviço customizado para cada tipo de negócio. Nossa equipe atua de forma focada na construção e crescimento de empreendimentos on-line, para que ofereçam as melhores soluções do mercado.

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