O que é review e como usá-lo ao seu favor no e-commerce?

Saiba o que é review e como utilizá-lo a seu favor em seu e-commerce

Entender o que é review e como colocá-lo para impulsionar suas vendas não precisa ser mais uma dúvida. Sabemos que empreender não é uma tarefa fácil, e torna-se ainda mais complicado com o alto fluxo de informação e todas as inovações no mundo do marketing!

É por isso que hoje iremos explicar o que é o review, como ele acontece e porque essa pode ser uma estratégia muito positiva para seu e-commerce. Então, acompanhe!

Veja também: E-commerce: como funciona uma loja virtual?

O que é review?

O review é uma análise, uma opinião crítica dada pelo cliente a respeito de determinado produto ou serviço adquirido. Tem como objetivo, a partir de um ponto de vista qualificado do consumidor, apresentar os principais atributos, pontos positivos e/ou negativos e o impacto dessa aquisição diante da necessidade de compra.

Para além das especificidades com relação ao produto ou serviço, o review pode ainda traduzir como foi a experiência de compra do usuário, contendo dados sobre o site, formas de pagamento disponibilizadas, tempo de entrega e a atuação do e-commerce após a venda.

Essas análises podem estar presentes dentro das páginas de categorias do seu e-commerce, nas redes sociais, na página de busca no Google ou em sites e blogs especializados.

Qual a importância de um review?

À primeira vista, a chance de ter uma análise exposta e facilmente acessada por outros consumidores pode assustar.

Mas, para aqueles empreendedores que entendem como se constrói o marketing e o marketing de influência, saber como cada cliente vivencia a experiência de compra do seu e-commerce é uma chance única de constante aprimoramento.

Além disso, também contribui para a atração de novos públicos, e as redes sociais são um ótimo canal para isso. Com a divulgação por meio de influenciadores, por exemplo, você pode alcançar públicos que desconheciam a sua marca.

Como funciona o review?

Dentro do mundo do marketing digital e de influência, é possível compreender que, mesmo tendo particularidades, enquanto sujeitos também possuímos e respondemos a estímulos de maneira coletiva, impulsionados por emoções puramente humanas e instintivas.

Uma dessas emoções vivenciadas é o desejo de não sermos os primeiros a adquirir ou usar determinado serviço, ou produto. Afinal, isso pode nos levar a cometer uma decisão errada, falha. Compreendemos isso enquanto uma necessidade de prova social, em que confiamos na opinião de pessoas que inspiram credibilidade e conexão.

O review é a resposta a essa demanda!

Essa é uma tendência e se reflete nos comportamentos dos consumidores de e-commerce, ao buscarem outras análises e opiniões de pessoas que tenham tido alguma experiência com aquilo que desejam comprar.

Vantagens de um bom review

O review representa uma excelente oportunidade para alcançar diversas vantagens, dentre elas, é possível destacar as seguintes:

  • Responde à demanda social, mesmo antes de concretizar uma conversão em seu e-commerce;
  • As avaliações possibilitam que seus próprios consumidores desenvolvam um conteúdo de qualidade, original e que irá ajudar o seu empreendimento a obter maior relevância, contribuindo, dessa forma, com os seus resultados e a fidelização de clientes;
  • Auxilia na credibilização da sua loja virtual no mercado e diminui o valor da aquisição de novos clientes, haja vista que eles virão para o seu e-commerce por meio do review;
  • Atesta a idoneidade, ou seja, o caráter de confiabilidade e autoridade das reviews, passa uma mensagem que conecta e transmite a verdade sobre aquilo que está sendo avaliado;
  • Contribui para o próprio aprimoramento do produto, considerando que as suas chances de receber um feedback positivo estão proporcionalmente relacionadas a qualidade do produto, e a atenção que você dá a cada momento de jornada de compra e pós-venda de seus clientes;
  • Aproxima o seu empreendimento da persona ideal, vez que por meio das análises levantadas pelo seu público, você poderá entender os seus gostos, as suas necessidades, entre outros tantos fatores.

Como incentivar os reviews?

É possível incentivar que as pessoas façam as avaliações por meio do fomento de algumas medidas, como por exemplo:

  • Estudar a possibilidade de permitir, dentro de seu e-commerce e nas categorias de cada produto ou serviço, uma aba de avaliação para os clientes. Para tanto, determine métricas objetivas como experiência de compra, qualidade do produto, tempo de entrega e pós-venda e permita que fique visível em seu site. Isso irá demonstrar transparência e confiabilidade;
  • Compartilhar as experiências e reviews nas redes sociais do seu negócio;
  • Fornecer conteúdos, produtos e serviços de qualidade;
  • Adotar ferramentas de avaliação integrada, por meio das quais os clientes avaliam os produtos e a experiência que tiveram com o seu serviço e você recebe um relatório completo dos feedbacks. Duas dessas ferramentes são o Yourviews e RA Trustvox.

Como responder aos reviews?

Ao receber reviews negativos, busque compreender as informações compartilhadas e entenda que essa é a oportunidade de recuperar o relacionamento com o cliente. Mostre-se aberto para essa chance de aprender com a experiência dele, busque sanar suas dúvidas, forneça instruções e também demonstre de que forma irá tentar reparar a situação ou melhorar aquele serviço.

Essa é sua chance de criar uma relação mais personalizada e mostrar que se importa com jornada de compra de cada consumidor, e de mostrar o quanto está disposto a sempre entregar produtos e serviços de muita qualidade.

Afinal, tão importante quanto compreender essa relevância é saber receber e responder as reviews.

Experiências de compras também têm seu caráter particular e, com isso, cada vivência também é muito única. Nem sempre conseguiremos entregar e atender as expectativas de cada cliente e essas análises são uns dos principais termômetros para que você, empreendedor, possa estar sempre qualificando sua atuação.

Se utilizados com estratégia e planejamento, os reviews tem o potencial de impulsionar e alavancar ainda mais o seu negócio!

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para sempre ter acesso às melhores discussões e tendencias no mundo dos negócios. Aproveita e leia também nosso post sobre como atrair mais clientes para seu e-commerce!

Até a próxima!

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