Como atrair mais cliente ao seu e-commerce

Se você possui um e-commerce muito provavelmente já deve ter ouvido falar sobre tráfego para sua loja virtual. Mas, você sabe o que realmente significa isso?

O tráfego nada mais é do que o movimento dos clientes dentro do seu site. Então, quanto mais pessoas estiverem acessando, mais tráfego e vendas você irá gerar e, consequentemente, terá um melhor posicionamento nos buscadores.

O tráfego para e-commerce é o principal ponto que você deve pensar para garantir resultados. Porque sem ele, não tem consumidores. E sem consumidores, sem vendas.

A YAV Digital sabe que não é nada fácil conseguir um bom movimento logo no começo, por isso, preparamos dicas essenciais para você que quer garantir um bom rendimento ao seu e-commerce.

Digital marketing, dicas para ter um bom tráfego para e-commerce

Dicas para ter um bom tráfego para e-commerce

Como dissemos anteriormente, esse é o ponto principal: atrair clientes. Diferente das lojas físicas, em que os compradores entram por livre e espontânea vontade, na loja virtual você precisa convidar, induzir ou até mesmo educar o cliente para as compras.

Sendo assim, o proprietário precisa gerar esse tráfego para o e-commerce e, além disso, qualificá-lo. A seguir, mostraremos algumas dicas que vão te ajudar nesse planejamento:

1. Aplicar SEO

Trabalhar com SEO em seu site é indispensável. Com essas práticas, você garante que seu site seja encontrado pelos buscadores de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar nada.

Foque tanto na estruturação técnica quanto de conteúdo, crie boas descrições de produto para seus carros-chefe, otimize títulos, insira palavras-chave, ajuste o tempo de carregamento do site etc.

Se pudermos elencar 3 fatores como cruciais, são eles:

  • Palavras-chave: em outras palavras, colocar certos tipos de termos faz com que um item seja facilmente encontrado dentro do seu site, gerando um bom ranqueamento da página nos buscadores.
  • Título da página: faça um bom e único título para as páginas que tenha sentido com o produto que está sendo apresentado;
  • URL da página: sabe quando você entra em alguns sites e tem aquele código gigante? Evite fazer isso. De outro modo, coloque a palavra-chave que está relacionada com o item à venda.

Portanto, saber trabalhar com SEO é garantir que seu site seja facilmente detectado pelos buscadores. Você não precisa saber tudo sobre o assunto, mas fazer algumas pesquisas e entender como funciona já irá te garantir bons resultados com o tempo.

2. Blog: Produza conteúdos

Muitos não entendem a importância de se ter um blog que transfere autoridade para o e-commerce, essa estratégia pode gerar um bom tráfego para seu e-commerce. Para que você entenda melhor o por quê de ter um blog, precisamos entender como o Google funciona.

De maneira bem resumida, para ele, todo site precisa ajudar ou suprir uma necessidade de um usuário. Com isso, produzir conteúdos garante ao seu site relevância e autoridade do domínio – que são fatores usados para ranquear as páginas.

Sendo assim, vincular um blog a sua loja é uma estratégia eficiente para atrair leads do topo do funil. Um dos melhores investimentos que garante um tráfego para e-commerce.

Como trabalhar com um blog com meu e-commerce?

Nesses conteúdos, você irá produzir pautas do topo e meio de funil, prospectando usuários que ainda nem conhece a sua marca. Por exemplo, você tem um site sobre eletrônicos e faz conteúdos sobre como consertar, quais componentes são importantes, porque tal peça é difícil de se achar etc.

Desse jeito, os usuários fazem compartilhamentos, comentários, interagem e encontram o seu site.

Ou seja, fazer esse vínculo é necessário e serve também como um cartão de visita ao cliente, maior divulgação dos produtos e aumento da popularidade da sua marca.

3. Uso de Redes Sociais

Quando um consumidor vai pesquisar mais sobre a marca ou o produto, ele irá procurar pelas redes sociais para saber se mais pessoas tiveram uma boa experiência com o produto. Além de tentar entender qual o propósito do e-commerce.

Para manter suas redes sociais com um ótimo engajamento, é necessário que você produza conteúdo de qualidade. Pois isso gera o compartilhamento entre os usuários e como resultado, terá mais acessos em seu site. Lembre-se que as pessoas só irão até seus conteúdos se eles verem sentido nas publicações.

Saiba que com estes três tópicos apresentados até o momento, sobre como aplicar boas técnicas de SEO, produzir conteúdo relevante para o blog e ter uma forte presença nas redes sociais, você já garante um bom público ao seu e-commerce.

4. Descrição detalhada dos produtos

Tenha uma boa descrição dos seus produtos. Além de colaborar com o trabalho de SEO, a chance de seu consumidor permanecer por mais tempo no site é muito maior, tirar todas as dúvidas sobre o produto e se encantar por ele é muito maior.

Por que fazer descrição de produtos?

A descrição do produto é basicamente a exposição de informações relevantes que possam atrair o usuário a conhecer mais sobre o produto e ajudar na hora da compra.

Por isso, uma boa descrição de produto é aquela que fornece o máximo de informações sobre um item. Alguns critérios são:

  • Responder às dúvidas mais comuns que os consumidores têm sobre a mercadoria;
  • Expor o valor que o produto irá agregar o valor na vida da pessoa;
  • Cativar e persuadir o cliente a fazer a compra através de algumas técnicas de copywriting;
  • Estar conexo com as práticas de SEO

Muitos responsáveis de e-commerce descuidam de fazer uma boa descrição de produtos. Porém, ela é fundamental nas conversões do site, pois somente os clientes decididos sabem o que querem comprar.

5. E-mail Marketing

Enviar e-mails sobre produtos em ofertas para as pessoas pode servir de uma boa estratégia. Lembrando que é importante direcionar para consumidores que já possuem um certo potencial. No caso, você pode fazer uma lista personalizada para cada tipo de necessidade.

Lembrando que o e-mail marketing só é enviado caso o usuário se inscreva para poder receber os conteúdos ou ofertas.

Lembrando também que não serão nos primeiros dias que você terá resultado com essa estratégia. Se manter uma boa dedicação e técnica, com o tempo você irá colher os frutos.

Uma pequena dica que a YAV Digital te oferece é que, nesses e-mails, faça bons títulos que chamem a atenção e ao final, convide o consumidor a conhecer melhor aquele produto. Isso se chama CTA (Call To Action).

Outra boa estratégia é criar e-mails personalizados para o caso de abandonos, erros durante a transação de compra do produto ou então lembretes sobre retomar a compra. Isso demonstra como você se importa e quer ajudar o cliente a ter uma boa experiência.

Abaixo você verá algumas vantagens de se ter um e-mail marketing:

  1. Permite segmentar o envio de mensagens: com isso, é possível construir diferentes tipos de e-mail para diferentes tipos de público;
  2. Constrói relacionamentos e desperta interesse: criar um relacionamento com o cliente é a chave para que se tenha uma boa renda e o uso do e-mail marketing é uma estratégia para manter essa continuidade;
  3. Fácil de começar e serve para medir resultados: esse é um dos canais que o público pede para receber conteúdo e comunicações de uma empresa. Na maioria dos Softwares, é possível você rastrear qual foi a taxa de abertura, cliques e conversão em tempo real;
  4. Trabalhar com público já engajado: esse é um dos poucos canais em que o cliente pede para receber conteúdos do site, como dissemos anteriormente. A empresa só utiliza o e-mail marketing para aqueles clientes que já conhecem a marca;
  5. Baixo custo comparado com outras campanhas de marketing: essa estratégia possui um orçamento menos elevado do que as demais, que precisam de um custo e, muitas vezes, bastante alto.

Por isso, usar o e-mail marketing é uma ótima estratégia para atrair potenciais clientes. Ou fortalecer ainda mais a relação com aquele que já conhece a marca.

Essas são algumas dicas de como gerar tráfego para seu e-commerce e, no início pode parecer difícil, mas se você manter a consistência e dedicação, com certeza os resultados virão.

Esperamos que essas orientações possam te ajudar a conquistar seu espaço no mercado de e-commerce e alavancar suas vendas. Continue navegando por nosso blog e conheça nossos outros posts. Até a próxima!

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