Veja as melhores estratégias de negócios para seu e-commerce crescer
As estratégias certas de negócios para e-commerces contribuem para o crescimento das vendas e a criação de uma imagem de marca reconhecida e confiável. Com o aumento do comércio online, o uso de recursos que funcionem nesse meio é cada vez mais importante.
Continue lendo para descobrir mais sobre táticas como pesquisa de mercado, programas de fidelidade, inbound marketing e contratação de consultoria.
1. Faça uma pesquisa de mercado sobre seu público e nicho de atuação
Conhecer o mercado envolve ter mais informações sobre quem são seus consumidores e o que eles buscam. Ela coleta informações reais e colabora para a melhora da qualidade do serviço e a minimização de perdas de leads (compradores em potencial), proporcionando a escolha da estratégia de negócios mais apropriada. Alguns benefícios de pesquisar seu mercado são:
- conhecer melhor os clientes;
- saber o que as pessoas pensam do seu produto e da sua empresa;
- analisar a qualidade do atendimento ofertado para poder melhorá-la.
A pesquisa sobre o nicho de atuação é necessária, uma vez que as táticas de venda de concessionárias provavelmente não serão úteis para lojas de maquiagem. As informações obtidas com esse tipo de investigação permitem que seu comércio seja comparado diretamente com outros do mesmo segmento, auxiliando, assim, no desenvolvimento de estratégias de negócio melhores.
Algumas vantagens proporcionadas por essa investigação são:
- descoberta de novos nichos e produtos;
- observar o que os concorrentes estão fazendo;
- compreender o tamanho do mercado.
2. Atende mais de um público? Faça campanhas diferentes para cada um
Públicos diferentes não são impactados da mesma forma por um anúncio. Por exemplo: uma senhora de 67 anos que não lida bem com tecnologia dificilmente vai se interessar pelo computador de última geração excelente para gamers que disputam partidas de duas horas seguidas. Se sua marca trabalha com pessoas de realidades sociais distintas, invista em personalizar suas campanhas.
Além disso, cada público-alvo pode preferir um meio de comunicação diferente. Os mais jovens tendem a estar mais ativos em redes sociais e uma produção de conteúdo para o Instagram, por exemplo, terá maior eficácia para atingir esse grupo. Já os mais velhos podem ser alcançados através de veículos mais tradicionais, como a televisão. Sendo assim, a pesquisa de mercado é importante para decidir em qual(ais) canal(is) investir de modo a contribuir para o crescimento da empresa.
3. Considere expandir a linha de produtos
Imagine que você está em uma loja de roupas esportivas porque está se preparando para iniciar seus treinos na academia. Enquanto você escolhe suas coisas, passa por uma garrafinha e se lembra que precisa de uma. É provável que você inclua uma em suas compras, assim não terá que se deslocar para outro estabelecimento em busca do objeto.
Expandir sua linha de produtos para artigos que façam parte do dia a dia dos seus clientes gera praticidade para eles que, além de não precisarem procurar em diferentes sites por objetos que façam parte de suas necessidades, poderão pagar apenas um frete por compra. E, é claro, quanto mais itens por comprador são vendidos, maior será o crescimento financeiro.
4. Desenvolva programas de fidelidade e gamificação de processos
Empresas de e-commerce como a Shein possuem programas que recompensam os clientes. Aqueles que adquiriram seus produtos e os avaliaram online recebem pontos e/ou cupons, que podem ser usados para garantir descontos especiais. Se aplicado em sua empresa, isso torna a próxima compra no seu e-commerce mais atrativa, incentivando o consumidor a não escolher produtos dos concorrentes, já que ele tem promoções exclusivas para aproveitar.
A gamificação envolve criar um ambiente de envolvimento divertido que permita a troca de recompensas. Com isso, os fregueses ficam mais empolgados para realizar suas aquisições naquele site, além de colaborar para a fidelização desses indivíduos.
Os jogos também auxiliam a construção de marca, pois podem ser realizados desafios que promovam o aprendizado sobre a empresa, como um quiz onde os participantes devem responder perguntas sobre os valores principais da loja.
5. Explore a possibilidade de atender/entregar em outras localizações
Uma boa forma de fazer sua empresa crescer é realizar atendimentos ou entregas em outros locais. Qualquer pessoa em qualquer parte do mundo com um aparelho que tenha acesso à internet pode acessar e se interessar por seu e-commerce. Por que não aproveitar a chance de vender para esse público?
Aprenda sobre a inclusão de um gateway de frete para permitir que seus clientes possam ser informados dos valores cobrados para que os produtos cheguem até suas casas onde quer que estejam.
6. Inclua storytelling e inbound marketing na sua produção de conteúdo
O storytelling é a criação de uma narrativa capaz de construir um relacionamento entre marca e seu público através de conexões emocionais que gerem identificação com os valores e propósitos da empresa.
Já o inbound marketing envolve o oferecimento de conteúdo relevante buscado pelos clientes que serão atraídos de forma orgânica até sua empresa. Isso faz com que pessoas que realmente têm interesse em seus produtos ou serviços encontrem seu e-commerce. Alguns exemplos desse tipo de marketing são: blogs, e-books e webinars.
7. Invista em SEO
O uso de SEO (Search Engine Optimization) ou otimização dos motores de busca é a produção de conteúdos para um blog ou site de produtos, usando técnicas que colaborem para o bom posicionamento da página quando houver uma pesquisa sobre aquele tema em uma ferramenta de busca.
Por exemplo: um e-commerce vende produtos de academia. Se ele possui conteúdo otimizado por SEO, quando alguém digitar no Google “camiseta de ginástica” seu site aparecerá entre os primeiros resultados, que têm maior probabilidade de serem acessados.
8. Contrate consultorias de e-commerce e marketplace
A contratação de consultorias da YAV Digital permite que você receba orientações de profissionais qualificados com anos de experiência em administração de e-commerces e marketplaces de diferentes nichos. Esses serviços incluem benefícios como:
- diagnósticos detalhados sobre todas as áreas da empresa;
- elaboração de um plano completo de negócios;
- sugestões para a melhora do layout do site;
- treinamentos para o uso das ferramentas escolhidas pelo e-commerce.
Para desenvolver estratégias de negócio que promovam o crescimento da empresa, é necessário conhecer seu público e nicho através de pesquisas de mercado. Outras táticas que podem ser adotadas são: expansão do catálogo e locais de entrega, criação de programas de fidelidade, uso de franquias, parcerias, técnicas de storytelling e inbound marketing. Além disso, uma consultoria especializada pode auxiliar ainda mais seu e-commerce.
Agora que você já conhece as melhores estratégias de negócio para seu e-commerce, aprenda também sobre os principais KPIs quem vende em marketplace e e-commerce!
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