Instagram: Veja dicas de como divulgar sua loja na plataforma

O Instagram é hoje uma das redes sociais mais utilizadas no mundo todo com, aproximadamente, um bilhão de usuários ativos mensalmente. O Brasil é o terceiro país no ranking, tendo 110 milhões de usuários ativos. Quantidade de pessoas suficiente para conhecer sua loja, não acha?

Por ser uma rede social muito ativa, ela vem se destacando não só como uma plataforma de interação entre amigos e familiares, mas também como ferramenta de trabalho. Por isso, muitas empresas e lojas tem apostado na divulgação via Instagram e acredite, funciona muito bem. Mas como começar essa divulgação? Como ser notado por milhares de pessoas?

A YAV Digital te mostra algumas dicas de como divulgar sua loja no Instagram e ter mais sucesso em suas vendas!

8 dicas de como promover uma loja no Instagram

Sabemos que montar uma loja não é fácil, muito menos divulgá-la quando não conhecemos muito sobre o marketing. Entender como funciona um e-commerce é essencial e contribui na hora de divulgar sua loja para as pessoas. Por isso, vamos te apresentar algumas dicas de como divulgar uma loja no Instagram.

Produza fotos conforme a sua marca

Todo mundo sabe que o Instagram é uma rede social de fotos, isso não é novidade. Produzir fotos que condizem com o que sua loja quer transmitir ao usuário é primordial.

Por exemplo, se sua loja tem relação com roupas, procure fazer fotos com looks de peças em modelos. Ou então, elabore uma estratégia para transmitir uma mensagem relacionada ao seu produto, tal como a Dove, que vende uma autoestima feminina, relacionando aos cuidados com os produtos da marca.

Apresente ao usuário aquilo o que sua marca quer transmitir. Seja da cultura, estilo e dos produtos que sua loja tem a oferecer.

Outro detalhe, é não postar diversas fotos no mesmo dia. Procure postar no máximo três, que é a quantidade de uma fileira em um perfil. Com isso, você pode elaborar mais produções em outras ferramentas que o aplicativo disponibiliza, em que falaremos mais adiante.

Promova de maneira criativa seu produto

Agora que sabemos que a produção de fotos é importante no momento de divulgar sua loja no Instagram, é importante salientar que a maioria dos usuários prefere uma produção mais detalhada do produto. Assim como os comentários e avaliações de outros consumidores e de especificidades técnicas do item.

Faça produções que chamem a atenção do usuário, sem esquecer de mostrar a qualidade do produto. Tenha consistência e um padrão. Procurar exemplos pode ser uma boa ideia, mas nem pense em copiar o que outro já produziu.

Por último, avalie a qualidade da foto. Traga alguns aspectos profissionais para chamar mais atenção e mostrar que você se importa com a qualidade e com os usuários.

Existem diversos aplicativos gratuitos e pagos que podem ajudar na hora de realizar as criações e edições das imagens. Até mesmo o próprio Instagram tem uma aba de edição ótima que pode facilitar e agilizar esse processo.

Faça uso dos Reels para interagir

Uma ferramenta que o Instagram disponibiliza e que muitos criadores de conteúdo esquecem de utilizar: O Reels. Um recurso que mostra vídeos curtos e verticais, similares ao Tik Tok. Não se engane, essa ferramenta não se resume a danças e vídeos engraçados. Ele é uma excelente forma de divulgar a sua loja e produtos. Vale mencionar que é um sucesso entre os usuários.

Veja: Marketing de conteúdo – benefícios e como fazer!

Essa ferramenta serve para uma maior aproximação aos seus clientes. Com uma duração de até 90 segundos, muitos têm aproveitado para criar conteúdos autênticos e formas de interagir com o usuário.

Mesmo que o seu público seja mais sério, ainda assim é possível adaptar as produções e trazer algo que agregue valor a eles, além de mostrar mais sobre a loja.

Toda a edição do vídeo pode ser conduzida através dessa aba e é muito simples e fácil.

Promoções e ofertas para seus seguidores

Quem usou o Instagram e se deparou com alguma promoção ou oferta feita por uma loja? Essa é uma das maneiras de, além de criar mais engajamento com compartilhamentos, conquistar pessoas reais ao seu perfil.

Uma ótima forma de divulgar é com o uso dos reels ou stories — que falaremos mais adiante — para divulgar as promoções. Muitos usuários se interessam pela marca por suas ofertas e o que ela traz de novidades com seu produto.

Lembre-se de ter cuidado com os sorteios. Sim, eles podem te fazer conseguir alguns seguidores, mas não serão aqueles que irão realmente consumir o seu produto. Sem dizer que é um método ultrapassado para conseguir mais clientes a sua marca. Essas pessoas só querem ganhar algo, e não conhecer de fato a sua marca.

Interaja mais com o seu público

Aqui você pode fazer algumas interações com a persona que a sua loja deseja aproximar-se. A partir do momento que souber exatamente o seu tipo de buyer persona, isso ficará mais fácil.

Para que você possa entender melhor e elaborar sua estratégia de maneira assertiva, a buyer persona é a junção das características do seu público-alvo em um personagem fictício.

Essa é uma forma de tornar as pesquisas mais humanizadas, podendo a sua marca descobrir qual exatamente o tipo de perfil que ela deve focar, para assim ter resultados positivos nas vendas.

Assim que a sua marca tiver definido uma buyer persona, é hora de interagir com elas. Uma forma de fazer isso é criar gatilhos mentais em suas produções para que o seguidor interaja com suas publicações.

Por exemplo, faça com que eles compartilhem suas publicações em seus stories e mencione sua marca, ou induzir a fazer comentários nas fotos contando algum relato marcante que tiveram com o produto. O importante é fazer com que eles interajam.

Compartilhe as marcações dos seguidores

Fazer o compartilhamento das menções que recebe dos seguidores, pode ser uma boa tática para criar mais interações e também um vínculo com os usuários.

Essa é uma boa dica para divulgar sua loja, pois assim os usuários se sentem honrados ao serem notados pela sua marca. Além disso, é uma maneira de compartilharem mais sobre a sua loja. Essa interação de usuários mostra a autenticidade que a loja possui.

Use e abuse da ferramenta stories

Uma das funções com mais força dentro do Instagram, o story é uma excelente ferramenta para a interação no dia-a-dia. Abrir caixinhas de pergunta e tirar dúvidas dos seguidores gera conteúdos rápidos e incentiva a participação dos seguidores. Essa é uma, senão a melhor, maneira de se aproximar com seus usuários.

Antigamente, fazer a inserção de links era como algo luxuoso. Mas no mês de novembro em 2021, ocorreu uma atualização em que agora qualquer perfil pode colocar os links. Então se sua marca tem um perfil com poucos seguidores, não se preocupe.

Para poder inserir, basta ir na aba de stories, depois no selo de figurinhas e digitar “link”, aparecendo então o campo para ser colocado o que você deseja que o usuário clique.

Essa são apenas algumas das formas que sua marca pode utilizar para interagir mais com o público e mostrar o dia a dia. É possível criar alguns stories parecidos com outros que estão em alta, mas cuidado para isso não prejudique a imagem da empresa ou então fugir do que a vocês querem passar aos seus clientes e seguidores.

Promova sua loja com frequência

A sua loja no Instagram, diferente das físicas, não tem hora para fechar. Lembre-se que você está interagindo em uma rede social, ou seja, existem picos de acessos.

São horários em que mais pessoas estão online. Nas funcionalidades que o Instagram oferece aos perfis comerciais, você consegue descobrir quais são os horários em que os seus seguidores mais acessam o app.

Dessa forma, procure fazer postagens ou soltar algum conteúdo em horários com bastante movimento e interações no Instagram. Também tenha em mente que a saturação de postagens pode cansar o seguidor e fazer com que ele pare de consumir seus conteúdos.

Planeje e evite erros

Planeje e evite erros comuns

Assim como é importante saber como divulgar sua loja no Instagram, é muito importante se atentar a alguns pontos específicos e evitar erros que podem te custar quebra de expectativa que o cliente tem sobre seu produto.

  • Imagens com muito texto: se puder, evite escrever demais na foto. Escreva mais na descrição da foto, com informações pertinentes que já facilitem e poupe o usuário de dúvidas;
  • Postar demais no mesmo dia ou não produzir nenhum conteúdo: faça as postagens pelo menos uma vez ao dia, mas não polua seu feed. Como dissemos anteriormente, faça no máximo 3 postagens por dia. Evite ficar muito sem postar nada. Nem que seja uma foto, ou stories interagindo com seus seguidores;
  • Não interagir com seus seguidores: a grande sacada dessa rede social é a interação entre as pessoas. Por isso, sempre que puder, busque responder à dúvida daquele cliente ou então verificar sua caixa de entrada, que podem ter propostas para fechar algum pedido;
  • Não aproveitar o que o Instagram tem a oferecer: se o Instagram as disponibiliza, elas devem ser usadas. Deixe sua criatividade falar mais alto na hora de produzir com essas funções, e tenha maior engajamento com os seus seguidores.

Essas foram algumas dicas de como divulgar uma loja no Instagram. Esperamos que você consiga alcançar mais pessoas e que sua marca consiga transmitir emoções para milhares de pessoas.

Lembre-se: pessoas gostam de pessoas. Sempre que possível, tente fazer um conteúdo humanizado, mostrando ao seu seguidor que, por trás de toda aquela produção, existe alguém que se importa com ele e quer o seu melhor.

Continue acessando o blog da YAV Digital para mais informações e conteúdos que vão agregar no seu e-commerce. Nos vemos no próximo post!

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Yav Digital

Yav Digital

A YAV é uma empresa de consultoria especializada em tecnologia com o propósito: consolidar e-commerces no mundo digital, prezando sempre pela excelência no atendimento e pelo foco em resultados. Somos experts na gestão de projetos e oferecemos um serviço customizado para cada tipo de negócio. Nossa equipe atua de forma focada na construção e crescimento de empreendimentos on-line, para que ofereçam as melhores soluções do mercado.

Deixe um comentário