Dia das Crianças: como fidelizar clientes no e-commerce

Celebrado no dia 12 de outubro, o Dia das Crianças é, sem dúvidas, uma das datas mais aguardadas pelo e-commerce. Para ter sucesso neste período, é necessário analisar o que os possíveis clientes estão procurando para presentear os filhos e quais as principais tendências do mercado.

Para além de pensar em como alavancar as vendas do seu e-commerce no Dia das Crianças, é necessário entender o que faria os pais das crianças fidelizarem ao seu e-commerce; qual o diferencial da loja digital, os preços praticados e os produtos disponíveis na vitrine. Continue lendo para conhecer nossas dicas sobre o tema!

1. Crie uma campanha de marketing que envolva pais e filhos

Realize uma campanha de Dia das Crianças que envolva os pais e filhos, afinal, a data é muito mais do que apenas comprar presentes. O conteúdo que o e-commerce vai fazer precisa ser emotivo para fortalecer os laços e trabalhar com storytelling que cause sentimentos de alegria, nostalgia e companheirismo, por exemplo.

Nessa campanha, é fundamental mostrar os produtos disponíveis e trabalhar com pacotes especiais voltados à data. Além disso, a exclusividade é um gatilho mental eficiente que auxilia na tomada de decisão do público-alvo e pode aumentar as possibilidades de concretizar vendas.

2. Invista em embalagens temáticas

As embalagens temáticas conquistam não somente as crianças, mas também os pais que querem surpreender os filhos neste dia tão especial. Portanto, procure investir em papéis de embrulho de super-heróis, de animais e personagens animados para ter uma vantagem competitiva em relação à concorrência.

Especificar na página de compra que a embalagem temática é enviada gratuitamente, por exemplo, é uma maneira de atrair a atenção dos seus possíveis clientes com menos dificuldades.

Incentive o seu público a solicitar que a compra seja embalada para presente, dando a possibilidade dele escolher o tema do embrulho. Este é um serviço adicional que pode ser cobrado à parte ou ser uma cortesia da loja ao Dia das Crianças para atrair mais possíveis compradores.

3. Crie um QR Code com tutoriais e dicas para enviar junto às compras

Trabalhar seguindo o calendário comercial 2024 para planejar as ações no seu e-commerce auxilia na organização do que deve ser feito quando o dia 12 de outubro estiver próximo.

Uma das opções para essa data é desenvolver um QR code exclusivo com tutoriais de como as crianças podem usar os produtos comprados no dia a dia, inclusive com atividades para se fazer colocando aquele produto como centro. As dicas podem auxiliar a atrair atenção dos pais que buscam praticidade no dia a dia e gostam de novidades divertidas para fazer com os filhos.

Este é um conteúdo do qual precisa ser enviado junto das compras e ser de fácil entendimento. É importante conter informações objetivas e breves, com uma linguagem simples, que ajude os clientes a descobrirem novas formas de aproveitar o item comprado.

4. Ofereça download de atividades gratuitas para crianças

Para comemorar o Dia das Crianças, ofereça download de materiais gratuitos como os livrinhos de colorir temáticos, jogo de dominó ou jogo da memória para montar em casa. Estas são opções interessantes que podem manter o público infantil concentrado por um bom tempo, além destes serem conteúdos lúdicos que ajudam no aprendizado e estimulam habilidades cognitivas e motoras, como:

  • Concentração;
  • Observação;
  • Noção especial;
  • Percepção táctil;
  • Desenvolvimento da motricidade fina, imaginação e criatividade.

Ao indicar que os clientes podem fazer download do material, deixe um tutorial mostrando como é o processo de impressão e qual o melhor tipo de papel para usar. Itens gratuitos que as crianças podem utilizar no dia a dia são diferenciais para conquistar os clientes através de incentivos e exclusividades.

5. Crie uma campanha de doação para entidades sociais

Entre as principais dicas e ideias de Dia das Crianças para fidelizar clientes está a de construir uma campanha direcionada à doação de parte das vendas para entidades sociais que cuidam do público infantil. Mostrar que o seu e-commerce se preocupa com o bem-estar das crianças é super importante.

Você pode iniciar as chamadas para o Dia das Crianças através da campanha falando sobre entidades sociais no Facebook, Instagram e TikTok, por exemplo. Para isso, fazer uma planejamento de mídias é essencial!

6. Garanta uma logística reversa eficiente

Por fim, a logística reversa permite trocar uma roupa infantil que não tenha servido através da devolução do pacote. Todas as informações referentes à política de troca precisam ser claras e objetivas para auxiliar os clientes no pós-compra a resolverem o problema da melhor maneira.

Para te auxiliar, desenvolvemos 8 dicas de como se preparar para grandes datas comerciais, como o Dia das Crianças, e é muito importante manter a logística reversa disponível e eficiente. Caso os clientes não consigam devolver os produtos, é possível lidar com reclamações, solicitações de reembolso e comentários negativos no Google.

Saber como fidelizar clientes através do frete gratuito é uma estratégia que pode ser considerada em seu e-commerce. No entanto, essa é uma alternativa que não precisa ser aplicada diariamente, mas sim em períodos de grande movimentação no setor comercial, como Dia das Crianças, dos Pais e das Mães, por exemplo.

Os nossos especialistas da YAV Consultoria estão prontos para te ajudar a aproveitar ao máximo das oportunidades que surgem com as principais datas comerciais do ano. Entre em contato com a YAV e esteja pronto para investir no seu negócio!

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