O mercado de comércio online tem crescido cada vez mais, especialmente após o advento da pandemia do COVID-19, em que as pessoas desenvolveram hábitos de consumo diretamente conectados com o ambiente digital, se adaptando rapidamente às facilidades e praticidade que ele proporciona.
Esse impulso no consumo online fez com que diversas empresas aprimorassem suas plataformas de e-commerce pensando em toda a jornada do usuário de modo a tentar proporcionar a melhor experiência.
Para isso, as empresas de e-commerce de todo o Brasil fizeram otimizações e melhorias em suas plataformas, competindo pelo primeiro lugar na preferência dos consumidores digitais.
Não é atoa que desde 2019 o Brasil é o único país da América Latina a estar entre os 11 principais mercados de e-commerce do mundo, movimentando bilhões em vendas todos os anos.
A SBVC realizou uma pesquisa, finalizada em 2021, que trouxe diversos dados sobre o cenário do comércio e varejo nacional, entre eles, temos listadas as 45 maiores empresas de e-commerce que dominaram as vendas online no ano e ficaram na frente até mesmo das maiores marcas do mercado. Conheça!
1. Mercado Livre
O Mercado Livre segue sendo destaque todos os anos atuando como um dos maiores marketplaces latino-americanos! Passando de 170 bilhões de produtos oferecidos em sua plataforma, ele apenas cresce, mesmo com o aumento da sua concorrência e as mudanças de hábitos dos consumidores.
Com mais de 50 milhões de usuários, a plataforma cresceu no último ano 102% e conquistou uma receita de U$1,7 bilhões, isto é, quase 6 trilhões quando convertido na moeda brasileira.
2. Magazine Luíza
Em primeiro lugar está a Magazine Luíza, ocupando essa posição desde 2019, sendo líder no mercado de eletrodomésticos e móveis online desde os anos 2000, a empresa finalizou 2020 com um total de R$20.791.818.454,40 em vendas no e-commerce.
3. Via Varejo
Ocupando o segundo lugar de maior empresa de e-commerce em 2020 está a Via Varejo, que fechou o ano com um faturamento de R$13.707.358.348,79 e com um alto investimento nas suas plataformas de vendas online.
4. Lojas Americanas
A Lojas Americanas ficou ocupando o terceiro lugar, sendo a primeira do seu nicho de loja de departamentos e mercadorias a aparecer.
Com um dos maiores sites de vendas, existente desde 1999, a rede se tornou um verdadeiro sucesso na pandemia após incentivar o consumo online de mercadorias que seriam normalmente compradas em supermercados, incentivando a mudança de hábito do consumidor, do presencial para o online, finalizando o ano com R$10.900.000.000,00 em vendas online.
5. Dafiti
Existindo desde 2011 em um e-commerce, a Dafiti se tornou uma referência na compra de calçados, especialmente os femininos. No ranking levantado pelo SBVC a loja ficou com primeiro lugar no ramo de moda, calçados e artigos esportivo.
A quarta no ranking geral de Maiores Empresas com Vendas Online está a Dafiti, finalizando 2020 com um total de R$3.400.000.000,00 em vendas online.
6. Amazon
A Amazon ganhou muita popularidade no Brasil, sendo uma das maiores empresas de e-commerce do mundo, sempre oferecendo inúmeros benefícios em suas assinaturas digitais. Muitas pessoas aderiram aos serviços da Amazon e consequentemente colocaram o seu e-commerce como o favorito da lista.
A marca se destaca pelas suas promoções e dias temáticos, em que promove venda de produtos específicos com condições especiais, ficando em 2021 no quinto lugar de e-commerce com mais vendas, finalizando o ano de 2020 com R$3.017.900.000,00 gerados em vendas online.
7. Grupo Carrefour Brasil
Desde 2017 o Grupo Carrefour tem se destacado por ser uma das maiores empresas com e-commerce no Brasil, e em 2021 não foi diferente, estando no top 11 das vendas online e fechando o ano com R$2.227.529.140,00 apenas na sua plataforma digital.
8. Grupo Boticário
A primeira empresa do ramo de perfumaria a aparecer no ranking é o Boticário, tendo como plataforma de vendas, além do Boticário, o Beleza na Web. O grupo teve um faturamento recorde e um crescimento de 14,7% em relação aos anos anteriores, finalizando o ano com R$1.570.000.000,00.
9. Lojas Renner
Dominando o nicho de moda e lifestyle, a Renner é dona das marcas Youcom, Camicado e Ashua, e teve um grande destaque nos resultados da SBVC, ficando em 8º lugar e faturando R$1.240.992.600,00 apenas no comércio online.
O diferencial da Renner é que a marca unifica os pontos de vendas físicos com o online, transformando as lojas em pontos de distribuição, o que proporciona agilidade nos pedidos e rapidez na entrega, se tornando um verdadeiro case de sucesso como e-commerce.
10. Privalia
A Privalia existe desde 2008 como e-commerce, sendo destaque no nicho de moda, calçados e artigos esportivos, tendo mais de 16 milhões de usuários, fechou 2020 com um faturamento de R$1.200.000.000,00 em seu comércio online.
11. GPA Alimentar
A GPA Alimentar é dona do Grupo Pão de Açúcar, Extra e outros, tendo mais de vinte marcas no mercado, a GPA fechou o top 11 de maiores empresas de e-commerce, com um faturamento de R$1.118.268.000,00.
Aproveite e leia também: Marketing digital para e-commerce: entenda mais sobre o assunto!
E-commerces revelação
A expansão de e-commerces no Brasil não para. Existe espaço tanto para as marcas que já existiam muito antes dos anos 2000 como para as novas, que estão conquistando o seu espaço e a afeição do público.
Conheça alguns e-commerces que foram uma revelação e tem grande potencial de crescimento para os próximos anos:
– Shopee
Pertencendo ao grupo Alibaba e estando em segundo lugar entre as maiores empresas de e-commerce do mundo, a Shopee chegou no Brasil em 2019 e tem focado cada vez mais em desenvolver e otimizar a sua plataforma para os consumidores brasileiros.
O grande destaque está na experiência de compra. A marca teve a maior taxa de crescimento dentre os players nacionais e se tornou uma ameaça entre os varejistas online e offline.
Atualmente a Shopee possui uma grande operação na América Latina, já desenvolveu centros de distribuição em vários pontos e agora conta com um sistema de envio de mercadorias próprio.
Em 2021, a companhia foi colocada como o destino de compra online de 37% dos consumidores, número que acaba balançando os resultados de grandes marcas como Americanas, Magazine Luiza e Via Varejo.
– AliExpress
O AliExpress já estava presente no Brasil desde 2010, mas nunca foi tão conhecido. Com o crescimento nos e-commerces em 2020, ele se tornou destaque e acabou sendo uma opção de compra para muitos consumidores.
O grupo está na corrida pela expansão no Brasil, competindo diretamente com a Shopee, o AliExpress tem otimizado cada vez mais a sua plataforma e criado soluções aos seus consumidores e novas políticas para incentivar a entrada de sellers locais.
Com a globalização, o grupo também tem ameaçado players nacionais como a Magazine Luíza e o Mercado Livre.
– Shein
Mesmo antes de entrar no mercado brasileiro, a Shein já preocupava os varejistas brasileiros do ramo da moda. A empresa caiu no gosto dos consumidores quando se popularizou através do Instagram e TikTok, sempre apresentando as melhores tendências da moda com preços acessíveis e frete grátis para que todos pudessem fazer as suas “comprinhas da Shein”.
Aproveitando-se do crescimento de outras marcas asiáticas como a Shoppe e AliExpress, a Shein rapidamente se tornou a fast-fashion que mais cresceu no Brasil, levando aos consumidores sempre uma boa experiência de compra em todos os aspectos.
Se você gostou de conhecer os maiores e-commerces da atualidade e entender em qual cenário ele se encontra em relação aos seus concorrentes mais próximos, visite nosso post sobre o que é um e-commerce e como funciona uma loja virtual na prática.
Transforme Seu E-commerce com a YAV Digital
Descubra como a YAV Digital pode revolucionar o seu e-commerce. Nossos consultores especializados estão prontos para impulsionar suas vendas e otimizar sua loja virtual. Fale conosco e eleve seu negócio a um novo patamar!