O que é dropshipping e como lucrar com essa vertente?

Para você que busca investir em um negócio on-line, mas ainda não sabe qual a melhor forma ou quer migrar para outras modalidades, que tal conhecer a estratégia de dropshipping? Já ouviu falar sobre essa modalidade de vendas na internet?

Essa vertente vem para quebrar padrões e pular etapas no processo de venda para que você, vendedor, não precise se preocupar com todas elas.

O que isso significa? Bem, com o esse modelo de vendas on-line, você se livra de cuidados com o estoque e trâmites de envio do produto comercializado. Curtiu? Então, venha conhecer mais sobre essa área e conferir 8 dicas práticas de como começar essa forma de negócio sem erros.

Afinal, o que significa dropshipping no universo das vendas on-line?

O dropshipping nada mais é do que um processo de vendas em que o consumidor adquiri um produto através de uma plataforma, mas essa compra é entregue diretamente pelo fornecedor, não pelo intermediário, que nesse caso, é a plataforma de vendas.

Ou seja, o responsável pelo trâmite de estoque e a logística de entrega é o fornecedor. Dessa forma, é possível que você seja um lojista sem ter um estoque próprio das mercadorias vendidas, funcionando como uma ponte entre o produto e seu comprador final.

Portanto, nesse modelo de negócio, o varejista fica focado na parte comercial do negócio atuando em:

  • estratégias de venda;
  • marketing;
  • novos clientes.

É importante lembrar, entretanto, que, caso você queira investir nessa maneira de vender, a responsabilidade com o cliente final é sua, já que foi em seu site que ele se interessou em determinado produto e confiou em fazer a compra. Isso não é transferível!

Nacional ou internacional?

Temos que frisar que esse modelo de vendas permite duas outras modalidades: nacional e internacional. Assim, a nacional, como o próprio nome implica, vai fazer a ponte de produtos produzidos no Brasil. Já a internacional conta com aqueles fabricados em qualquer parte do mundo.

A vantagem da primeira é menos falhas de comunicação, informações mais claras financeiramente já que a moeda das duas parte é a mesma e mais agilidades nas operações. A vantagem do dropshipping internacional é a possibilidade de produtos mais variados e diferentes para a venda e custos mais baratos de compra.

Por que investir nesse modelo de vendas?

Além de toda a facilidade que o modelo garante, venha conhecer mais 4 motivos do porquê investir nele!

– Pouco investimento

O motivo inicial para você querer começar a investir no dropshipping é a vantagem de não necessitar de um investimento inicial alto quando comparado a outras formas de ter uma loja on-line.

Proporcionalmente, a margem de lucro acaba sendo inferior também, mas é uma forma de começar quando você não tem um bom capital guardado, mas tem o desejo de se tornar um empreendedor.

– Terceirizar operações complexas

Tanto a logística de vendas e envio como o armazenamento e controle de um estoque são operações complexas para um e-commerce. Com o dropshipping, você não precisa se preocupar com essas operações, já que fica tudo a cargo do fornecedor escolhido.

– Mais economia

Consequentemente, há uma maior economia nesse modelo de negócio, já que manter toda a logística de estoque demanda uma quantia de investimento.

Ou seja, é preciso considerar programas de gestão, tanto do estoque como da logística, além de outros equipamentos como máquinas para movimentar os produtos, pessoas para gerir essa demanda e um aluguel de local onde tudo será armazenado. Dessa forma, com o dropshipping, os custos operacionais são deixados de lado.

– Administração voltada à venda e à empresa

Todo o seu foco fica voltado as questões de expandir o nome da empresa, trabalhando na divulgação dela, além de gerar uma boa experiência de compra para os clientes. Preocupações maçantes como logística e estoque são responsabilidade do fornecedor ou fornecedores que você escolher.

como começar a vender com dropshipping?

Como começar a vender com dropshipping?

Mas como aplicar tudo isso na prática? Bom, para te ajudar a entender se esse modelo de negócio é realmente o que você quer investir, confira 8 passos necessários de serem seguidos para começar a vender com dropshipping.

1. Saiba qual é o seu nicho

Como em qualquer negócio, seja on-line ou não, é imprescindível que você tenha clareza com qual nicho quer trabalhar, ou seja, com qual parcela ou grupo da população deseja atingir com a venda das suas mercadorias. A partir disso, você consegue definir quais produtos de fato são relevantes para esse nicho, que o faça querer comprar mais vezes na sua loja.

Confira: Como atrair mais cliente ao seu e-commerce

2. Bons fornecedores são a chave do sucesso

Ter um bom fornecedor é importante em todos os negócios, mas no dropshipping ele acaba tendo um papel ainda mais relevante, já que é um dos protagonistas do seu e-commerce. Ou seja, se eles não garantirem o produto do seu cliente, a insatisfação do mesmo, com certeza, prejudicará a sua empresa.

Dessa forma, a pesquisa para escolher bons fornecedores deve ser bem profunda e rigorosa, sejam eles nacionais ou internacionais. É imprescindível que a comunicação entre vocês seja transparente, para que o processo que te economiza uma etapa não acabe virando uma verdadeira dor de cabeça.

3. Saiba na prática se o produto é de fato bom

Depois dos nichos e fornecedores escolhidos, é hora de fazer um teste na prática dos produtos que deseja comercializar. Dessa forma, conheça as mercadorias ao vivo, teste para validar a qualidade e toda a experiência que foi ser o usuário desse fornecedor. Nessa etapa, você irá verificar se essa parceria vale a pena ser fechada de fato.

4. Conheça seus concorrentes

É muito provável que você não seja a única empresa tentando vender produtos similares para o seu nicho, afinal, concorrentes são parte do negócio. Assim, é preciso estudá-los, entender os pontos fortes e fracos e como você pode se diferenciar no mercado.

Acesse também: 11 maiores empresas de e-commerce do Brasil para conhecer

5. Atenção ao cadastrar seus produtos

A página de exibição dos seus produtos é como a vitrine de uma loja física, ou seja, tudo precisa estar muito bem exposto e explicado para que os consumidores se interessem e entendam as especificações de cada item.

Por isso, ao cadastrar os seus produtos, você deve dar detalhes, tanto de funcionamento como de composição de materiais do produto — além de cores, dimensão e o que mais julgar relevante. Ainda, seja sempre realista, para que o usuário não se frustre ao comprar uma coisa que não é de fato na realidade.

Invista em fotos e também vídeos quando possível, se fizer sentido, mostrando o funcionamento do item. Todos esses insumos em conjunto ajudam a aumentar a taxa de conversão e a decisão de que é um bom produto para se investir.

6. Tenha políticas que beneficiem o usuário

Nada pior para a experiência do usuário do que um e-commerce que não vise que ele tenha um produto satisfatório em mãos, facilitando trocas ou reembolsos quando isso não acontecer. Dessa forma, é legal pensar em políticas que sejam positivas tanto para quem vende como para quem compra.

Por isso, seja claro, deixe exposto no seu site quais são elas e tenha um canal aberto para mais esclarecimentos se necessário.

7. Encontre a plataforma ideal

As plataformas vão ajudar a facilitar o processo de compra e transação. Por isso, dependendo se o seu processo é nacional ou internacional, há aquela ideal para o seu negócio. Elas ajudam a deixar todos os pedidos organizados e facilitam os meios de pagamento para os consumidores. Alguns exemplos são Nuvemshop, Tray, Shopify e Woocommerce.

8. Escolha as formas de pagamento

As formas de pagamento fazem toda a diferença para o consumidor final. Elas precisam ser seguras e também serem positivas para o funcionamento da sua empresa. As mais comuns atualmente são:

  • PIX;
  • Boleto bancário;
  • Cartão de crédito;
  • Cartão de débito.

9. Divulgue seu negócio

Ninguém irá comprar no seu e-commerce se não souberem da existência dele, correto? Então, é muito importante que a divulgação seja feita de forma contínua, para que cada vez mais as pessoas o conheçam e se interessem pelos itens que você comercializa.

Logo, o marketing é um ponto a ser focado desde o início, sem esquecer do nicho que você está trabalhando, a persona que deve atingir e os canais de comunicação que escolher fazer essa divulgação ser condizente com tudo isso. Confira nossas dicas sobre marketing digital para te ajudar nessa etapa!

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você e que tenha gostado dele. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas sobre tudo o que envolve o mundo de e-commerce. Até mais!

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