É um empreendedor e está em busca de uma ideia de e-commerce? Atualmente, existem diversas tendências que fazem muito sucesso e atraem públicos diversos para o negócio.
Isso faz com que as empresas consigam aumentar suas vendas, fortalecer sua marca no mercado e muitas outras vantagens como essas.
Mas, apesar do que muitos acham, é fundamental ter cuidado para escolher a estratégia certa, entendendo quais ideias para e-commerce estão mais em alta e as adaptá-las para seus negócios.
Por isso, selecionamos 9 ideias ótimas de se investir e que, com certeza, irão auxiliar a sua empresa. Confira quais são!
1. Estratégia omnichannel
Essa é uma estratégia que traz ótimos resultados e por isso está sendo implementada por diversos e-commerces. A palavra “omnichannel” vem da união dos termos “omni” (todos) e “channel” (canal).
Isso indica que a estratégia visa estar presente em todos os canais possíveis para oferecer uma jornada de compras fluida e contínua para o usuário.
O objetivo principal é promover uma experiência de compra integrada para os clientes, unindo os canais para garantir um serviço consistente e de qualidade. Com isso, as empresas podem romper as barreiras entre os ambientes online e offline para seus clientes transitarem livremente entre as plataformas.
Com essa ideia para e-commerce, as empresas podem aumentar os seus alcances, vender mais e, claro, proporcionar uma experiência do cliente mais enriquecedora.
2. Inteligência Artificial (IA)
Nos últimos tempos, a inteligência artificial tem sido motivo de diversos comentários. Esse avanço tecnológico traz diversos benefícios para as empresas, incluindo mais personalização do atendimento e das campanhas, um aumento da eficiência dos serviços e um aprimoramento das tomadas de decisões estratégicas. Legal, não é mesmo?
Além disso, a IA realiza muitas outras tarefas que podem trazer ótimos resultados, como análise de dados, identificação do histórico de compra e preferências. Tudo isso pode ser utilizado de forma estratégica para oferecer um serviço mais personalizado com base nas necessidades e nos desejos do consumidor.
Os chatbots também são utilizados para proporcionar um melhor atendimento, resolvendo problemas básicos e guiando os clientes em suas jornadas de compra.
3. Social commerce
O social commerce é uma ideia para e-commerce muito importante, pois ela utiliza a integração das redes sociais no processo de venda para criar interações em torno das marcas e dos produtos ofertados.
Atualmente, as organizações podem utilizar as ferramentas disponíveis na plataforma para vender mais, criar conexões mais verdadeiras com seus clientes e ganhar mais força de mercado. Algumas das redes sociais que permitem o anúncio, a compra e a venda diretamente da plataforma são o Facebook e o Instagram.
4. Big data
Essa é mais uma tecnologia que está fazendo sucesso entre os e-commerces e pode contribuir muito para o crescimento dos negócios. O big data possui a capacidade de coletar, processar e analisar muitas informações de forma eficiente e em tempo real.
Com essa análise de dados, os e-commerces podem entender melhor o comportamento do cliente para garantir insights ricos para a empresa. Assim, as organizações conseguem desenvolver estratégias focadas nas necessidades dos clientes e nas oportunidades de negócio.
5. Dropshipping
O dropshipping é um modelo de negócios muito vantajoso para os e-commerces. Nele, os comerciantes não possuem contato direto com as mercadorias, e sim atuam como intermediários entre cliente e fornecedor.
Isto é, o empreendedor apenas irá encaminhar os pedidos realizados para seu fornecedor ou fabricante, que enviará os itens diretamente para a casa do cliente.
Com o dropshipping, os empreendedores podem oferecer uma variedade de produtos sem a necessidade de estocá-los fisicamente. Esse é um detalhe importante, pois pode atrair públicos diversos para o negócio, fazendo o faturamento aumentar.
Além disso, é importante ressaltar que essa é uma ideia de e-commerce super promissora, afinal, o investimento inicial é baixo, os riscos financeiros menores e o potencial de escalabilidade é grande!
6. Marketing de localização
No marketing de localização, as pessoas utilizam a localização geográfica dos clientes para oferecer experiências personalizadas e estratégias de marketing bem direcionadas.
Por exemplo, se o foco de atuação de um e-commerce é na região sul, é possível enviar ofertas relevantes para os clientes localizados ali. Essa estratégia aumenta o engajamento do cliente, melhora a relevância das ações e impulsiona as vendas. Afinal, os consumidores têm acesso a campanhas altamente direcionadas e mais relevantes.
7. Realidade aumentada
A realidade aumentada transformou a forma como os clientes interagem com os produtos online, por esse motivo, muitas empresas estão aderindo a essa tecnologia. Existem diversas aplicações para ela, incluindo provadores virtuais que estendem o ambiente real e permitem que os clientes experimentem roupas, maquiagem e outros objetos antes da compra.
Além disso, a RA possibilita a criação de experiências interativas e envolventes, aumentando a satisfação do cliente e diferenciando as marcas em um mercado competitivo.
8. Marketplaces
Vender online sem a dor de cabeça de investir em um site é o sonho de muitos, com o marketplace, isso é possível. Essa é uma grande tendência na qual os comerciantes podem listar e vender seus produtos em uma única plataforma online que outros negócios também anunciam.
Os marketplaces costumam ter força de mercado e serem reconhecidos entre os consumidores. Esse é um fator que atrai um público-alvo muito amplo, uma vez que o site é confiável e seguro.
Em adição, essa é uma ótima opção, pois conecta os compradores e os vendedores de forma simplificada, facilitando as transações e, algumas vezes, oferecendo serviços adicionais, como processamento de pagamentos e logística.
9. Experiência pós-compra
A experiência pós-compra está se tornando uma tendência crucial para os e-commerces, à medida que as empresas reconhecem a importância de fidelizar clientes e garantir sua satisfação contínua. Essa é uma abordagem que cria confiança entre empresa e clientes, estimulando a fidelização dos consumidores.
A experiência pós-compra envolve diferentes atividades para os consumidores terem experiências positivas e retornarem ao empreendimento quando precisarem. Por isso, as organizações que adotam essa estratégia possuem uma vantagem competitiva no mercado online, se destacando e retendo mais clientes.
Temos certeza que você conseguirá atingir suas metas se escolher a ideia para e-commerce certa e implementar as estratégias tendo em vista as necessidades e oportunidades do seu negócio. Esperamos que você tenha gostado desse texto. Aqui no blog da YAV Digital, você encontra muitos outros conteúdos como este, fique por dentro!
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