Tendências para o futuro do e-commerce no Brasil

Desde que o e-commerce começou, já aconteceram diversas mudanças e aprimoramentos. E agora, com o avanço ainda mais acelerado da tecnologia, o futuro dele está mudando mais e ganhando novas proporções que não esperávamos que chegariam tão rápido nesse nível.

Seja na parte de entrega, de personalização de serviço ou em novas modalidades de vendas, o futuro do e-commerce tende a mudar em um tempo muito próximo. Quer entender mais e melhor sobre como serão essas mudanças? Continue aqui, na YAV Digital, e leia na íntegra!

O futuro do e-commerce: como mudará nos próximos anos?

Com o aumento do comércio eletrônico nos últimos anos, mais pessoas e investidores começaram a se interessar na área. Isso fez com que as mudanças ocorressem ainda mais rápido, visto que a área traz alta lucratividade para diversos segmentos e melhorá-la pode aumentar ainda mais esse número.

Separamos os 3 principais tópicos sobre a mudança e as tendências no e-commerce para o futuro, confira:

1. M-commerce ainda mais em alta

O M-commerce nada mais é que as compras por meio de um celular, o famoso mobile. Essa é uma realidade que estamos vivendo há alguns anos e já conta com cerca de 70% das vendas no varejo do mundo. Isso tudo é posto por conta da facilidade de comprar e da segurança, já que boa parte das aquisições são feitas por aplicativos.

Desse modo, para ficar nas tendências de vendas do e-commerce, é indispensável que a marca tenha um aplicativo próprio ou forneça produtos em afiliados que tenham esse método de venda.

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2. Diversas opções de pagamento

Para manter um bom fluxo de vendas no online, as lojas precisaram contar com opções de pagamento cada vez mais abrangentes e modernas. Ou seja, além dos modelos convencionais de cartão e de boleto, será preciso aceitar cada vez mais o Pix e facilitadores de pagamento que crescem no mercado.

Além desses dois métodos, outro que está crescendo e ganhando popularidade é o pagamento por criptomoeda. Assim, entender sobre essa tecnologia de pagamento e a colocar em prática pode ser algo bem recorrente em um futuro próximo do e-commerce.

3. Drones entregadores

Essa pode ser uma realidade que demore um pouco mais de tempo para se globalizar, mas que, nos Estados Unidos, já é uma realidade para algumas regiões. A Amazon, uma das maiores empresas do país, começou a fazer testes em 2022 e está garantindo sucesso até o momento.

Com isso em vista, a entrega por drones vai ser uma realidade que tende a atingir boa parte da população dos países mais desenvolvidos, principalmente os que já contam com o serviço da Amazon. Desse modo, esse novo modelo de entrega pode garantir os seguintes benefícios para as empresas e consumidores:

  • Redução de frete;
  • Maior agilidade de entrega;
  • Mais satisfação do cliente;
  • Menos acidentes com objetos.

4. Personalização da experiência

Para conseguir ter mais clientes e fidelizar os atuais, as empresas vão precisar prestar um serviço cada vez mais personalizado e com uma experiência de compra ainda melhor e mais alta. Nesse sentido, elas devem buscar por um relacionamento ainda mais assertivo com os clientes.

Para isso, a marca deve compreender como é o seu público-alvo, tendo uma persona muito bem definida. Com isso, ela saberá exatamente como lidar com as pessoas e garantir que a marca faça parte da vida dessa pessoa e ela se identifique. Isso ajudará na hora de fazer campanhas de marketing digital e de se comunicar nos canais de comunicação.

5. Atendimento automatizado

Além de entender o público e ter um atendimento personalizado, outra tendência que deve ser implementada em um e-commerce é o atendimento automatizado. Afinal, as pessoas sempre buscam por processos simplificados para o dia a dia corrido delas.

Com isso, implementar um chatbot no website principal vai garantir que qualquer dúvida que o usuário tenha possa ser sanada em poucos minutos, ou então, ser mandado para um atendente humano, direcionando para o WhatsApp, por exemplo. As vantagens de adicionar essa utilidade no seu e-commerce são as seguintes:

  • Dar respostas instantâneas;
  • Reduzir falhas e lacunas na comunicação entre empresa e consumidor;
  • Gerar satisfação do cliente;
  • Contar com atendimento 24h.

6. Buscas por voz

Em um futuro próximo, os usuários podem aumentar a sua pesquisa por voz para checar preços e mercadorias a fim de poupar seu tempo e ter uma resposta mais imediata. No Brasil, alguns sites já têm esse mecanismo por voz, facilitando que as pessoas encontrem o que necessitam.

Além disso, com essa integração de voz com a internet, é possível que se conectem com outros aparelhos de voz, como a EchoDot, da Amazon. Assim, ao receber uma notificação, ela pode falar coisas presentes em seu site.

Essas são as principais mudanças do mercado atualmente, entretanto, os lojistas devem sempre ficar de olho e entender quais são as tecnologias que nascem e que podem impactar o seu negócio. Desse modo, se garantem para adquirir logo no início e já colocar as novas funcionalidades nas suas plataformas.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Para entender mais sobre o futuro do e-commerce e como crescer na internet, navegue por nosso blog e leia mais. Até a próxima leitura!

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