Gestão de estoque: quais os tipos e como fazer a sua?

Além de todo um planejamento para o negócio ir para frente e alcançar ótimos resultados de venda, a gestão de estoque é outro ponto crucial que deve ser acompanhado e verificado periodicamente. Ou seja, ela deve acompanhar e estar presente durante a estratégia e a organização macro do negócio.

Há diferentes tipos de estoque, como físico, compartilhado ou dropshipping. O importante é que ele deve ser sempre muito bem preciso e com uma gestão eficiente para garantir boas práticas e o controle ideal. Para entender melhor o tema e também adquirir conhecimento sobre a aplicação da gestão de estoque adequada no e-commerce, continue aqui na YAV Digital e aproveite a leitura!

Mulher explicando algo para um funcionário com auxílio do notebook

Afinal, o que é gestão de estoque?

Ela se trata de um controle e uma organização dos itens que um empreendimento tem. Dessa forma, é possível garantir um conhecimento assertivo da quantidade de produtos que uma empresa tem, seu estoque, as principais demandas e ainda itens sem muita saída.

Assim, a gestão de estoque pode envolver a definição de qual tipo de estoque será: as metodologias adotadas e o inventário de todos os itens presente no depósito. Ela ainda ajuda a empresa a gerenciar as entradas e as saídas que acontecem nela, tanto de compras, entregas ou as já armazenadas.

Quais são os tipos de estoques para e-commerce

Qual o investimento inicial para uma loja de roupas on-line?

Quais são os tipos de estoque para e-commerce?

Antes mesmo de programar a sua gestão de estoque, você deve conhecer todos os tipos que existem e verificar se deseja continuar com o seu modelo atual ou quer investir em uma nova estratégia e mudar a sua forma de armazenamento. Veja quais são os tipos:

Estoque físico e próprio

Estoque físico e próprio

O estoque físico e próprio é aquele que é utilizado apenas por uma empresa e que conta com todos os produtos comercializados. Desse modo, é um espaço que deve estar de acordo com o tamanho do empreendimento e que comporte todos os produtos, além de um espaço destinado para a separação e o despacho dos itens.

Nesse modelo de estoque, há dois possíveis problemas: o excesso e a falta de mercadorias. Ou seja, se o empreendedor não tiver um controle correto, ele pode comprar itens desnecessários em diversas compras, deixando-os parados. Se esquecer de adquirir os que contam com giro maior, perde a chance de lucrar.

Estoque compartilhado

Estoque compartilhado

É aquele local que armazena tanto itens de uma loja física quanto virtual, ou seja, o estoque de tudo fica no mesmo local. Dessa maneira, aqui, o estoque deve ter um controle ainda maior, a fim de não deixar com que os itens se misturem, gerando problemas no sistema.

Esse é um ótimo modelo de estoque para quem tem as duas modalidades de venda, visto que economiza tempo, dinheiro e garante uma gestão mais concentrada.

Estoque descentralizado

Estoque descentralizado

O estoque descentralizado não tem apenas um local para armazenar seus produtos. Ele conta com um espaço em um Centro de Distribuição (CD), que pode estar presente em diversas cidades do país, garantindo mais facilidade para quando uma pessoa adquire um item.

Assim, seus produtos ficam guardados até que um usuário da região o compre, permitindo que todo o processo de compra seja mais fácil e rápido, com um custo mais baixo e tempo de envio menor.

Dropshipping

Dropshipping

O dropshipping funciona de um modo diferente dos demais. Ou seja, não há um estoque na empresa, e sim ele fica com o próprio fornecedor onde a empresa compra o produto. Assim, quando o usuário adquire um item, é o próprio fornecedor que despacha para o cliente final.

Quer entender melhor como funciona essa modalidade e como lucrar com o dropshipping?

Crossdocking

Por último, temos o tipo crossdocking. Nessa modalidade, o fornecedor entrega o produto para a operação que faz o envio ao consumidor final — geralmente é o CD ou algum outro estoque compartilhado da empresa.

Diferente do dropshipping que já o embala e faz o despacho, no crossdocking, é o outro centro que é responsável por essa função e envio.

Como escolher o modelo ideal para seu e-commerce?

Ao pensar no seu estoque, é preciso entender o espaço que você tem atualmente. Ou seja, observe se ele consegue suprir a sua demanda atual e se estará adequado caso você aumentar seu estoque conforme crescer a sua conversão online.

Além disso, é preciso ver o que está pensando para o futuro. Ou seja, compreender se o seu estoque atual está alinhado com o que você tem atualmente e o que espera para o seu empreendimento, como:

Como otimizar a gestão de estoque do seu e-commerce?

Para que todo o processo de estoque seja facilitado e você tenha menos dificuldades, principalmente com erros de produtos no estoque, você pode seguir alguns passos, como:

  • Investir em um ERP para o controle de estoque;
  • Fazer um inventário de todos os produtos;
  • Investir em bons fornecedores;
  • Planejar as compras.
como otimizar a gestão de estoque do seu e-commerce

Os ERPs para o controle de estoque são vários, cada um com uma particularidade diferente! Separamos dois com ótimos mecanismos, super simples de aprender e utilizar no dia a dia. Veja só:

Acesse e confira mais sobre os parceiros da YAV Digital e aproveite todas as facilidades que eles se proporcionam!

Dessa forma, para garantir mais otimização do tempo na organização de estoque, um bom sistema de cadastro com entradas e saídas de produtos faz com que esse processo fique muito mais fácil, rápido e seguro! Com isso, seu empreendimento terá menos problemas e déficit de produtos.

Portanto, como há diferentes tipos de estoque, você deve analisar qual o melhor tipo para você e com qual irá conseguir se alinhar e garantir mais desempenho para o seu negócio. Se você está no momento de começar um negócio, confira os principais passos para iniciar um e-commerce do zero.

Gostou do conteúdo e quer aprender mais sobre como melhorar o seu e-commerce? Aqui na YAV, você encontra muito mais tópicos de gestão e estratégias para o seu negócio. Navegue por nosso blog e confira. Até a próxima!

Avalie este post

Implemente as melhores estratégias de vendas e logísticas em sua loja virtual e aumente sua performance no digital!

Yav Digital

Yav Digital

A YAV é uma empresa de consultoria especializada em tecnologia com o propósito: consolidar e-commerces no mundo digital, prezando sempre pela excelência no atendimento e pelo foco em resultados. Somos experts na gestão de projetos e oferecemos um serviço customizado para cada tipo de negócio. Nossa equipe atua de forma focada na construção e crescimento de empreendimentos on-line, para que ofereçam as melhores soluções do mercado.

Deixe um comentário