Com um ano cheio de eventos acontecendo no país — como copa do mundo, eleições e festivais de música, não podemos nos esquecer do dia das crianças.
Mesmo que você não trabalhe diretamente com o público infantil, essa data pode ser uma ótima oportunidade para o seu e-commerce. Seja qual for seu nicho, a Yav selecionou algumas dicas para aproveitar essa data sazonal e lucrar mais!
Dia das crianças: 12 dicas para aplicar em seu e-commerce!
O dia das crianças é uma das datas mais aguardadas pelo público infantil e pelas lojas de brinquedos. Mas não são apenas essas lojas que lucram com o dia 12 de outubro, vários segmentos conseguem adotar estratégias específicas de marketing e “surfar na onda”. Confira formas de aproveitar essa data e ter sucesso em seu site.
1. Faça um planejamento
Se o seu negócio for do nicho de roupas infantis, brinquedos ou tiver qualquer relação com o público infantil, essa data já deve estar em seu planejamento.
Mas não basta apenas desejar que tudo dê certo, é necessário se preparar e aproveitar ao máximo as oportunidades. Isso implica em planejar sua campanha de marketing, seu estoque, as ações especiais e muito mais.
Mas se você não trabalha com o público infantil, saiba que ainda existem ações que podem ser rentáveis. Por isso, analise o cenário, entenda o que será possível fazer e se vale a pena. Afinal, o sucesso começa pelo planejamento.
No seu plano, mapeie as ideias que tiver para a data em questão. Pense em produtos que possam ter uma relação com as necessidades dos pais ou das crianças e analise como é possível integrar todos os canais de tráfego.
2. Crie uma campanha especial do dia das crianças
Quando falamos de campanha de dia das crianças, não são apenas brinquedos, imagens e cores. A campanha deve ter um propósito, seja vender, cativar o público, gerar interação, entre outros. Defina sua expectativa e trace as estratégias.
Lembre-se: se você não trabalha com produtos infantis, suas vendas não vão crescer apenas por colocar um banner do dia 12 de outubro na home do seu site.
Para sua campanha de dia das crianças, independente do objetivo, escolha cores e elementos que conversem com o contexto. Alinhe com o time de marketing qual será a proposta desejada e certifique-se que essa campanha fará sentido para o seu público e se encaixará nos canais escolhidos.
Vale destacar que você provavelmente estará se comunicando com os pais das crianças, então pense nas necessidades desse público no momento de estruturar uma campanha.
Ele quer comprar um presente para o filho ou quer fazer uma atividade divertida com a criança? A campanha deve se conectar com o propósito.
3. Use as ferramentas das redes sociais
As redes sociais são uma ótima forma de interagir com seu cliente. Se vai trabalhar com essa data de alguma forma, é fundamental que suas redes sociais estejam alinhadas ao tema. Lá você consegue sentir o quão engajado ou interessado no assunto seu cliente estará.
4. Aposte em conteúdo temático, palavra-chave e hashtag
É uma ótima oportunidade para brincar nas redes sociais e convidar o usuário para interagir e relembrar de sua infância. Nosstories você pode adicionar enquetes ou fazer uma votação com as melhores brincadeiras
Nas publicações do feed, chame o usuário para contar sua maior saudade da infância. Mas não se esqueça das crianças, invente uma brincadeira ou encoraje os adultos a se divertirem com os pequenos.
As palavras-chave fazem muito sentido para hashtags nas redes sociais, mas se o seu e-commerce tem um blog, use termos referentes ao dia das crianças para alcançar as pesquisas.
Posts com “brincadeiras da sua infância para fazer com seus filhos” são ótimas para aproveitar esse período. Lembre-se de que esses posts têm que fazer sentido com o seu público e com o restante do blog, ok?
5. Faça anúncios no YouTube e nas redes sociais
Campanhas orgânicas são fundamentais, mas não tenha medo de fazer posts patrocinados ou campanhas no Google Ads. Hoje o número de crianças que assistem a desenhos e programas na internet é muito grande, essa é uma ótima oportunidade de anúncio.
Antes de preparar o material para divulgar nesse canal, verifique as diretrizes para não ter seu anúncio derrubado no meio da campanha. O mesmo vale para redes sociais: quando falamos de anúncios com temática infantil, existem pontos de atenção que serão esclarecidos até o final deste post.
Seja qual for sua escolha entre essas opções, entenda onde está o seu público e o que será mais aceito por ele. Falar de forma que o cliente vai ouvir, entender e acatar é fundamental para ter sucesso na ação.
6. Incentive compras antes e no dia
Para estimular as compras dos presentes em sua loja, ofereça algo ao consumidor. Um incentivo no frete ou um brinde para quem comprar até dia X é um agrado que pode fazer com que o cliente priorize a escolha do seu site ao invés do concorrente. Se você ainda não está com nenhuma campanha ou não preparou nada para essa data, oferecer um frete fixo é uma alternativa.
7. Prepare seu e-commerce
Além da campanha do e-commerce e dos outros canais de comunicação estarem alinhados, preparar seu site para receber o usuário é indispensável. Se as formas que usou para atrair mais clientes tiver os resultados esperados, o seu site irá receber mais acessos que o normal, mas se não tiver capacidade para receber um grande número de usuários, sua página pode cair.
Se o site ficar fora do ar, perdem-se acessos, vendas e a experiência do usuário se torna negativa. Então além de ter estoque de produtos anunciados, para uma navegabilidade fluida é importante ter um servidor para o seu site se manter estável.
8. Ofereça condições de pagamento
Em datas comemorativas ou ocasiões especiais, a tendência é que as pessoas invistam um pouco mais. Ter condições facilitadas de pagamento melhora ainda mais esse aspecto.
Com a possibilidade de parcelar em várias vezes ou fazer o pagamento por pix, o cliente encontra de fato um conforto, pois não precisará empregar grandes esforços como outras formas de pagamento que demoram ou são mais burocráticas.
9. Faça combos promocionais
Kits e combos promocionais são formas de oferecer produtos com muita saída e outros que podem estar parados no estoque. Juntos, esses produtos podem ter um valor promocional muito atrativo.
Você chama atenção do usuário com o valor especial e ainda faz a venda de algo que demora mais para vender. Além disso, é uma forma de vender mais, pois em vez de comprar apenas produto X, o cliente vai levar X e Y, aumentando o ticket médio.
10. Ofereça brindes e aumente o ticket médio
Os brindes no dia das crianças proporcionam uma experiência positiva ao cliente e também são uma forma de aumentar o ticket médio. Se seu site faz, em média, vendas de R$100 e você quer aumentar esse valor, ofereça um brinde para compras acima de R$150 ou R$200.
O brinde deve ser algo atrativo. Mas se preferir oferecer um brinde mais simples ou por um espaço de tempo reduzido, ele pode ser enviado em todas as compras.
11. Dê descontos especiais para o dia das crianças
Quem não ama um bom desconto? Esse é um ótimo atrativo para o dia das crianças. É importante saber usar essa estratégia, aumentar as vendas com desconto progressivo é uma realidade, mas saber oferecer descontos da forma correta é fundamental. Analise as possibilidades e tenha certeza que esse desconto será algo positivo para o seu negócio e para o seu cliente.
12. Pense na logística: entregas a tempo do dia das crianças
Ao fazer uma campanha de presente de dia das crianças, atente-se à logística oferecida. Chamar o cliente para comprar os presentes e oferecer a entrega antes do dia 12/10 é crucial.
No entanto, nada impede que a campanha permaneça até a data fatídica — a única precaução nesse caso é informar o consumidor, de forma clara, qual é a data prevista para entrega.
Ofereça ao cliente mais de uma forma de entrega. Um envio comum e um express dá ao usuário mais possibilidades de receber o pedido no prazo desejado. Um despacho otimizado também pode contribuir para isso.
Precauções e pontos de atenção
Existem alguns pontos que requerem atenção quando se trata de dia das crianças. Preparar seu site para receber muitos acessos e ter um estoque preparado não basta. Atente-se também a forma de lidar com o dia das crianças e o trato com os pequenos.
Regras de marketing infantil
Quando se trata de publicidade infantil, sabemos que existem leis e normas que direcionam a comunicação com o público. No Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº13.257/2016 Art. 5º) prevê a proteção contra pressão consumista para as crianças.
Segundo o código de defesa do consumidor, é considerada abusiva a publicidade que se aproveite da condição da criança (Lei nº 8.078/1990 Art. 37 parágrafo 2º). Atente-se à linguagem e comunicação que está transmitindo com a sua campanha. Pesquise também se existem normas locais ou regionais para essa divulgação.
O que postar nas redes sociais no dia das crianças?
No dia 12 de outubro, compartilhe as felicitações e desejo de coisas boas para as crianças. Essa também é uma oportunidade de defender direitos infantis ou condições melhores aos pequenos. Mas não precisa publicar apenas no dia, use a semana ou o mês da criança para cativar o público e fazer uma campanha completa.
A sua campanha deve estar implementada na linguagem que usa nas redes sociais. Com isso, o mood do dia das crianças estará presente no perfil. Você pode adicionar essa temática gradualmente, de forma sutil.
Se quiser causar impacto, pode fazer uma ação de postagens massivas, mudando totalmente o visual das publicações. Seja qual for a sua escolha, não se esqueça de quem é seu público, qual é o seu padrão de linguagem e com quem está falando. Com todas essas dicas de formas de aproveitar o dia das crianças, ficou mais fácil criar uma campanha rentável!
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