Entenda a diferença entre e-commerce e marketplace!

Se você deseja abrir um negócio virtual, queremos te dizer que um dos passos mais importantes é a escolha da plataforma ideal para expor seu produto ou serviço e, assim, realizar as suas vendas.

E, quando você se depara com este momento, uma dúvida, certamente, logo vem à mente: qual é a diferença entre e-commerce e marketplace? Nós vamos explicar qual é a similaridade e a diferença entre ambos e esclarecer como você pode transformar um e-commerce em marketplace e quais as vantagens de um e-commerce vincular produtos em marketplaces.

Se interessou? Então, continue lendo este post para ficar por dentro do assunto e conseguir fazer uma escolha consciente!

Quais são as diferenças entre e-commerce e marketplace?

De forma geral, podemos dizer que o e-commerce é uma loja on-line com domínio único ou um comércio virtual, como muitos o definem. Por outro lado, o marketplace é um mercado digital onde existem várias lojas agrupadas em um mesmo ambiente.

Para ficar mais fácil de compreender a diferença, pense, por exemplo, nas lojas físicas da sua cidade, em que cada comerciante possui o seu próprio estabelecimento, este seria o e-commerce do universo virtual. Agora, imagine o shopping onde existem várias lojas concentradas em uma mesma atmosfera.

Se você está se perguntando o que isso implica, de fato, no seu negócio, nós listamos as principais diferenças de abordagem, que variam de acordo com o componente em análise. Veja:

Investimento inicial

1. Investimento inicial

Enquanto no e-commerce você precisa contratar um sistema virtual a sua escolha para estruturar todo o site, desde o design ao sistema de pagamento, no marketplace o site fica responsável pela estruturação de layout, termos de uso, formas de pagamento e o restante dos detalhes, você só precisa se cadastrar na plataforma.

Por isso, se você deseja ter autonomia desde o início e quer desenvolver sua própria marca, a escolha pelo e-commerce é a mais acertada, por outro lado, se você pretende evitar dores de cabeça logo de cara, o marketplace pode ser a melhor opção.

2. Tráfego e relacionamento com o cliente

Outro fator a ser considerado é o alcance que a sua loja terá. Nesse sentido, optando pelo e-commerce, você precisará fazer o processo de vincular a campanha e isso requer um investimento considerável, que muitos empreendedores não possuem logo no início da atividade.

Em contrapartida, o marketplace é uma plataforma já consagrada e, por isso, conta com o seu próprio tráfego que, diga-se de passagem, é muito bem consolidado.

Todavia, no e-commerce o vínculo com o seu cliente pode ser muito mais direto e íntimo do que no marketplace e, pensando a longo prazo, esse é um fator que pode ser determinante ao negócio naquilo que toca a fidelização de clientes.

+ 11 maiores empresas de e-commerce do Brasil para conhecer!

3. Implementação das opções de pagamento

Hoje, existe uma variedade de meios e formas de pagamento e a grande questão é que, cada vez mais, os consumidores têm gostado de ter opções variadas à sua disposição. Todavia, para ter essa ferramenta disponível no seu site, é necessário comprar o dispositivo que os implementa.

Dessa forma, ao escolher pelo e-commerce, você terá de adquirir esse mecanismo, diferentemente do marketplace em que as alternativas já estão disponíveis, o que você precisa pagar é uma taxa de administração.

4. Divulgação da loja por meio de marketing

Bem sabemos o quanto o marketing tem papel crucial no processo de vendas de todo empreendimento e com os mercados virtuais não seria diferente!

Assim, no e-commerce, toda a estratégia de marketing é de sua total responsabilidade e você assume 100% da autonomia para fazê-la como desejar, como preparar campanhas de descontos, mimos, programas de fidelidade e outros. Já no caso do marketplace, é o próprio site ao qual a sua loja está vinculada que toma conta da divulgação.

Assim, é muito comum que no marketplace a sua empresa não consiga alcançar um destaque significativo por conta desse fator. Pensemos no caso da Americanas, por exemplo: nela, existem várias empresas diferentes que vendem produtos, mas que pouco ganham destaque porque as pessoas acham que a comercialização é da própria Americanas.

Um e-commerce pode se transformar em um marketplace?

Sim, é plenamente possível que um e-commerce se transforme em marketplace! Para tanto será necessário adaptar toda estrutura do seu comércio virtual à plataforma do marketplace e ter um bom tráfego, considerando que estamos falando de um sistema muito mais robusto.

A Amazon é um dos maiores exemplos de e-commerce que se transformou em marketplace, em 2006, ao abrir a sua plataforma para que várias empresas comercializassem produtos.

Mas é preciso ter em mente a diferença dos papéis exercidos por ambos segmentos, enquanto no e-commerce você se dedica a vender e atender os clientes, no marketplace você será um intermediador entre lojistas e consumidores.

Quais as vantagens de um e-commerce vincular produtos em marketplaces?

Outra alternativa válida é você fazer uma integração de produtos em marketplace e, dessa forma, também comercializar os itens da sua loja em um espaço maior com muito mais visibilidade. Assim, você mantém o seu e-commerce ativo e, simultaneamente, vende no shopping virtual.

O que precisa ser feito é a escolha de um marketplace, a realização do cadastro e a assinatura de contrato. Lembrando que cada marketplace conta com regras próprias.

Nesse sentido, as principais vantagens são:

  • Há vários empresas e uma acaba ajudando a outra, uma vez que os produtos e promoções atraem diversos consumidores para a plataforma;
  • Existe a multiplicidade de meios de comercialização dos seus produtos na internet, o que fomenta o alcance de mais consumidores;
  • A sua empresa aumenta a credibilidade e tem a oportunidade de ganhar reconhecimento.

Bem, agora que você já sabe a diferença entre e-commerce e marketplace, entende que é possível viabilizar a transformação entre eles e vender produtos do seu e-commerce em um marketplace, você já consegue fazer a escolha de qual deles optar de modo muito mais assertivo e consciente.

Se você ainda tem dúvidas sobre como iniciar, especialmente no e-commerce, não deixe de considerar a relevância consultoria para e-commerce! Então, acesse o link e confira o nosso post sobre o tema. Até mais!

4/5 - (Total de avaliações: 1)
Yav Digital

Yav Digital

A YAV é uma empresa de consultoria especializada em tecnologia com o propósito: consolidar e-commerces no mundo digital, prezando sempre pela excelência no atendimento e pelo foco em resultados. Somos experts na gestão de projetos e oferecemos um serviço customizado para cada tipo de negócio. Nossa equipe atua de forma focada na construção e crescimento de empreendimentos on-line, para que ofereçam as melhores soluções do mercado.

Deixe um comentário