Como abrir um e-commerce: dicas para começar!

Muitas pessoas têm o sonho de abrir seu próprio negócio e começar a empreender, mas há sempre aquele receio de abrir um comércio físico tradicional, seja pelo movimento inconstante de um comércio local, por conta dos valores para manter uma loja física, ou até mesmo para encontrar funcionários desempenhados e dispostos a trabalhar.

Por isso, muitos chegam à ideia de: investir na criação de um e-commerce. Um meio de empreender sem a necessidade de despesas pesadas no início para se estabelecer.

Pensando nisso, a Yav Digital separou 10 dicas para você tirar esse projeto do papel e colocar em prática. Continue na página e aproveite a leitura!

Antes de tudo defina seu nicho

1. Antes de tudo, defina seu nicho de atuação

Definir o nicho que irá atuar é um passo super importante, afinal, a partir dessa decisão, é possível definir seu público-alvo. As possibilidades aqui são várias: moda, artigos de decoração, produtos de beleza, peças automotivas, ferramentas, etc.

Além de definir qual é o melhor nicho para você, isso fará com que você tenha uma rentabilidade dentro dos seus ideais. Trabalhar com produtos que você tem propriedade para falar facilitará sua rotina e amplia as possibilidades de você ter sucesso com o empreendimento.

No entanto, caso deseje se aventurar por um novo campo, antes de abrir seu e-commerce, estude mais a fundo sobre os produtos e entenda, de fato, o valor agregado que eles oferecem para os consumidores.

Aproveite e leia também: 11 maiores empresas de e-commerce do Brasil para conhecer!

Determine o publico alvo

2. Determine o público-alvo do seu nicho

Após definir o tipo de produto que irá trabalhar, você deve analisar qual será seu público, já que, em um mesmo nicho, pode ter variações de perfis de clientes em potencial.

Por exemplo, dentro da moda, tem um leque gigantesco de opções que vão de encontro com pessoas de diferentes gostos e perfis — então, não tente abranger um público muito amplo, mas sim em um específico para aumentar suas chances de ascensão no mercado.

Além disso, analise como ele se comporta no meio digital, qual seu comportamento de compra, quais redes sociais mais utilizam, etc.

Escolha a modalidade do seu negocio

3. Escolha a modalidade do seu negócio

A escolha da modalidade é algo fundamental, você pode escolher ter seu próprio estoque ou trabalhar sem estoque. Essa opção chamada de dropshipping e consiste em: o cliente compra o produto pela sua plataforma, você recebe o pedido e repassa a ordem de compra para seu fornecedor — e o mesmo que é o responsável pela entrega.

Pense em um nome forte

4. Pense em um nome forte para sua marca

Por mais que muitos pensem ser “apenas um nome”, esse é um fator fundamental, uma vez que essa será a identidade do negócio — e como seus clientes lembrarão da sua marca.

Portanto, pense em um nome marcante, porém, simples e fácil de ser lembrado: nada de nome complexo, com escrita ou pronúncia difíceis!

Registre o dominio

5. Registre o domínio

No seu domínio, busque utilizar exatamente o nome da sua marca, para que a busca dos usuários seja muito mais assertiva. O registro é um passo fundamental para qualquer marca, uma vez que é ele vai garantir que ninguém crie outra loja com o mesmo nome.

Registre seu e-commerce legalmente

6. Registre seu e-commerce legalmente

Outro passo que deve ser executado é a criação do seu CNPJ — o que garante mais credibilidade à empresa e deixa o cliente mais confortável em adquirir seus produtos. Para fazer a criação dele, é bem simples, basta acessar o Portal do Empreendedor e seguir para a parte do cadastro, que é bem simples e intuitivo.

Busque fornecedores com um bom custo beneficio

7. Busque fornecedores com bom custo-benefício e ótimo relacionamento

Os fornecedores são fundamentais para garantir que seu negócio vá para frente, por isso, é necessário fazer pesquisas com vários fornecedores para conseguir um ótimo custo-benefício.

Vise sempre a entrega de bons produtos por um bom preço, para que sua margem de lucro seja maior, mas que não seja um item super caro para o consumidor final. Assim, analise os seguintes pontos:

  • preço;
  • qualidade dos produtos;
  • prazos de entrega;
  • como é a relação com o fornecedor.

Além de preço e qualidade, é essencial avaliar o prazo de entrega do fornecedor, se é rápido ou mais demorado — para você planejar corretamente cada passo.

Outro ponto a ser verificado é como será o relacionamento entre você e o fornecedor, por serem parceiros, deve existir um clima amigável, no qual um entenda o ponto do outro e vocês entrem em um consenso.

Organize as finanças

8. Organize as finanças

Tenha em mente, anote e calcule todos os investimentos que será necessário para abrir seu e-commerce — afinal, apesar de ser um tipo de negócio que você não precisará de um espaço físico, ainda demanda um investimento inicial considerável. Com isso, se planeje e dê um passo de cada vez!

O ideal é que você crie um plano de negócio, coloque os custos de cada aspecto para o funcionamento do negócio para que nada saia fora do seu planejamento.

Escolha a plataforma e monte a sua loja virtual

9. Escolha a plataforma e monte sua loja virtual

Com tudo indo como planejado, a escolha de uma plataforma que suporte seu tipo de negócio é fundamental. Dessa forma, pesquise bem e veja qual a melhor plataforma para você e selecione uma que permita gerir as suas vendas com eficiência e praticidade.

Feito isso, é hora de montar sua vitrine! Com isso, se atente a alguns pontos como:

  • layout do site;
  • fotos dos produtos;
  • descrições completas e assertivas;
  • métodos de pagamentos variados;
  • meios de envio dos produtos.

Aqui, na YAV, temos um post sobre as 10 melhores plataformas de e-commerce para começar sua loja! Acesse e confira!

Propaganda é a alma do negócio

10. A propaganda é a alma do negócio

Assim que você abrir o e-commerce, a divulgação será sua principal aliada! Nada adianta começar o negócio e esperar que as pessoas venham até seu site para comprar!

Faça uma divulgação completa nas redes sociais com campanhas promocionais para atrair o seu público no início!

Além de estratégias pagas, com os anúncios pagos nas redes e no Google, também é indispensável investir nas estratégias de crescimento orgânico, uma vez que elas podem alavancar seu negócio nos motores de busca.

Sabe algo que pode te ajudar ainda mais a alavancar seu negócio? Uma consultoria para e-commerce, uma vez que ela te ajudará com os melhores passos a seguir, te ajudará a identificar os pontos positivos e negativos do seu site e te orientará com estratégias mais assertivas!

Acesse e confira como funciona a consultoria para e-commerce!

Viu só? Por mais que sejam alguns processos a serem seguidos, com tempo e determinação, você consegue completar cada um e abrir o seu tão sonhado negócio!

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e, para mais dicas, — continue acompanhando o blog da Yav Digital! Até a próxima leitura!

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A YAV é uma empresa de consultoria especializada em tecnologia com o propósito: consolidar e-commerces no mundo digital, prezando sempre pela excelência no atendimento e pelo foco em resultados. Somos experts na gestão de projetos e oferecemos um serviço customizado para cada tipo de negócio. Nossa equipe atua de forma focada na construção e crescimento de empreendimentos on-line, para que ofereçam as melhores soluções do mercado.

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