Como usar as redes sociais para vender mais? Confira dicas!

Além das famosas plataformas de e-commerce e marketplaces, outro meio que vem surgindo como um canal de vendas são as redes sociais. E o principal motivo de utilizá-las é que você consegue ter um contato muito maior com o seu cliente, seja por mensagens ou pelo engajamento nas publicações.

Além desse contato direto, você deve prestar atenção e seguir alguns passos para vender por meio das redes sociais e gerar mais conversão para sua loja. Pensando nisso, a Yav Digital trouxe algumas dicas de como aumentar suas vendas em redes sociais. Continue conosco e aproveite a leitura!

Escolha a rede social com o maior engajamento

1. Escolha a rede social com maior engajamento

O primeiro passo é a escolha da rede social que você tem mais seguidores e engajamento para ter um foco maior nela, assim, suas chances de crescer são ainda maiores.

Dessa maneira, focando na divulgação dos seus produtos em uma das suas redes sociais, seus esforços serão melhor direcionados, fazendo com que você não invista tanto esforço nem dinheiro em canais que não estão trazendo resultados.

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Conheça muito bem sua audiencia

2. Conheça muito bem sua audiência

Conhecer seu público é um passo primordial para entender como deve definir e prosseguir com as estratégias de vendas, visto que cada perfil de usuário consome conteúdos de uma forma diferente— alguns gostam de postagens escritas, outros vídeos, stories, carrossel de fotos, etc.

Dessa maneira, estude seu público e defina a persona da sua marca com os termos que definem seu público-alvo. Existem sites e aplicativos que ajudam a descobrir qual a persona ideal com base em respostas sobre seu negócio.

Trace metas e objetivos bem definidos

3. Trace metas e objetivos bem definidos

Como seu intuito é aumentar suas vendas com as redes sociais, tenha metas estabelecidas, ou seja, tenha um planejamento das próximas publicações e seus objetivos com elas.

Além disso, é válido que tenha elas prontas bem antes de serem postadas e mantenha também um estoque de postagens para que não ocorra nenhum imprevisto.

Com um planejamento de publicações, o público terá conteúdos para interagir e deixará seu perfil sempre com um fluxo muito maior de visualizações, possibilitando a entrada de novos seguidores.

Outro ponto importante é seguir o calendário comercial, identificar quais as melhores datas do ano e fazer postagens embasadas nela — e trazer promoções quando for pertinente.

Que tal já ir se preparando para os próximos eventos? Confira também: calendário comercial 2023: planeje ações no seu e-commerce!

Monitore seus concorrentes

4. Monitore seus concorrentes

Não pense que seu concorrente não tem nada a te ensinar! Verifique como está o perfil dele na rede social, veja seu engajamento e quais as publicações que o público mais reage. Assim, você pode ter inspirações para fazer as suas — mas sem copiar!

Isso é válido para você se inspirar em publicações que estão dando certo e adaptar o mesmo mecanismo a seu favor. Além das postagens, é essencial verificar os preços dos produtos, se estão muito alto ou muito baixo, se eles aplicam cupons de descontos, descontos progressivos, ou seja, fique sempre de olho em seus movimentos.

Criação de conteúdo relevante

5. Criação de conteúdo relevante

Quando falamos em ter um cronograma para suas publicações e postar com frequência, busque sempre por conteúdos realmente relevantes para seu público.

De nada adianta publicar algo sem relevância, além de tirar o feeling do seu perfil, postagens com baixo engajamento podem prejudicar totalmente seu fluxo, visto que o algoritmo entende o comportamento das pessoas e mostra somente postagens com as quais o público interage e isso pode tirar parte do seu poder de alcance.

Então, sempre faça conteúdo bem elaborados, com artes, efeitos visuais e sonoros para engajar seus seguidores.

Tenha uma identididade visual marcante

6. Tenha um identidade visual marcante

Utilize cores, formas e elementos que traduzem, de fato, o que a marca representa — e esteja sempre alinhado com a sua persona. Assim, você vai ter um olhar diferente e, ao verem algum conteúdo seu, já será possível identificar a marca que está publicando, isso trará mais autoridade e relevância para o seu perfil.

Tenha uma identididade visual marcante

7. Monitore seus resultados

Boa parte das redes sociais tem monitoramento de resultados, então, use-o! Essa é uma ferramenta auxiliar, mas extremamente necessária para compreender os impactos gerados com suas publicações. Dessa maneira, você entenderá melhor seu público, o que eles gostam de visualizar e, então, pode reforçar as estratégias que estão dando certo!

Invista em anuncios

8. Invista em anúncios

Uma forma de aumentar as chances de novos seguidores e compradores é por meio dos anúncios pagos. Como os anúncios aparecem para pessoas que buscam por conteúdos parecidos com o seu, a chance de gostarem e clicarem será muito maior. Separe uma parte do seu orçamento para fazer seus anúncios, ou seja, os inclua no seu planejamento!

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Portanto, para aumentar suas vendas em redes sociais, é necessário ter um planejamento assertivo, entendendo as preferências do seu público e o trazendo para suas redes sociais por meio de conteúdos relevantes.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e, para mais dicas, — continue acompanhando o blog da Yav Digital!

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