Nascidos entre 1995 e 2010, a Geração Z é hoje um dos grupos mais influentes no mercado. Entender de maneira aprofundada o comportamento desses jovens é fundamental para desenvolver estratégias de marketing voltadas a esse público.
A Geração Z abrange pessoas que cresceram em um mundo digital e, por isso, são nativas em tecnologia e redes sociais. Sua forma de consumir, se comunicar e se relacionar com marcas é única, o que faz dela não só um público-alvo, mas um motor de mudanças, trazendo novas demandas, preferências e comportamentos de consumo.
Para conquistar e engajar esse público, é fundamental que as marcas entendam suas necessidades e como se conectar com elas de forma eficaz. Pensando nisso, a YAV Digital preparou um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre a Geração Z, desde seu comportamento, tendências de compra e mais. Acompanhe!
Características principais da Geração Z
Algo nato da Geração Z é sua capacidade de se relacionar com as redes sociais e com as tecnologias em geral. Consequentemente, devido ao seu grande acesso a informações, se caracteriza também por ser um público muito exigente. Acompanhe algumas das características mais relevantes desse público.
Conectividade digital e redes sociais
A conexão da Geração Z com as redes sociais começa desde muito cedo, sendo um público exposto às tecnologias em ascensão no mercado, como os computadores, celulares, tablets e, posteriormente, as redes sociais, como Facebook, WhatsApp, Instagram, Twitter e outras.
Essa interação com tecnologias e plataformas de interação online se tornou uma importante forma de comunicação e expressão para esse público, seja adquirindo informações, buscando entretenimento ou realizando compras.
Dessa forma, tendo em vista que a tecnologia faz parte da criação e do cotidiano dessa geração, é fundamental que as marcas se empenhem em marcar presença no meio digital, aprendendo a usar as redes sociais para aumentar suas vendas.
Multiculturalismo e inclusividade
Outra característica marcante da Geração Z é a inclusão e valorização da diversidade. Trata-se de uma geração que se opõe fortemente a discriminações ou exclusões devido às diferenças. Diante disso, é fundamental que as marcas valorizem esse aspecto e se posicionem favoráveis a isso.
Além disso, outro fator crucial para se adaptar às preferências desse público é aderir ao multiculturalismo. Esse conceito consiste em unir diferentes culturas, hábitos e estéticas, respeitando os valores de equidade e diversidade.
Isso pode ser percebido em algumas campanhas de determinadas marcas que priorizam a diversidade em seus trabalhos, com a presença de aspectos culturais de diferentes etnias, como a cultura asiática, a cultura negra e até a presença de elementos que remetem a grupos minoritários, como a comunidade LGBTQIAP+.
Ativismo e consumo consciente
Um aspecto muito presente no comportamento e nos ideais da Geração Z é o ativismo e o consumo consciente. Esse público considera algumas pautas sociais, políticas, ambientais e étnicas como extremamente importantes. Consequentemente, o seu modo de consumo é afetado por isso.
O atrativo para essa geração são marcas que demonstram se preocupar com essas questões, conferindo uma seleção de produtos e serviços sustentáveis que não oferecem nenhum tipo de ameaça para o meio ambiente.
Além disso, se trata de um público que valoriza o compromisso com o combate a injustiças e violências sociais, logo, quanto mais uma marca se posicionar proativa em relação à sustentabilidade e à ética nos negócios, maior será a aprovação e a aderência por parte da Geração Z.
Benefícios de entender e atender à Geração Z
Tendo em vista que a Geração Z é o novo público a ser atendido no mercado, compreender seus comportamentos e preferências é a porta para que as marcas e empresas ampliem seu público de vendas. A seguir, listamos algumas das vantagens em produzir campanhas e produtos que atendam especificamente a esse público. Confira!
Preferência por marcas com propósito e sustentabilidade
A Geração Z entende o seu poder de compra e sua responsabilidade de apoiar as causas que defende como precursoras para mudanças sociais. Esse grupo tem preferência por, ao realizar uma compra, entender que não se trata somente da aquisição de um produto ou serviço, mas do apoio aos valores que estão por trás daquela marca.
Dessa forma, ao analisar a identidade de uma marca, a Geração Z prioriza instituições que se propõem claramente a apoiar práticas sustentáveis como forma de compromisso com o meio ambiente.
Alguns exemplos de marcas que pregam esses valores são a Patagonia e a Lush. Consequentemente, essas são marcas que possuem um alto índice de aprovação e compra por parte da Geração Z.
Empreendedorismo e qualidade de vida
Para se adequar às preferências da Geração Z, é imprescindível que as empresas considerem aderir a um estilo de trabalho que priorize a flexibilidade e garanta a saúde mental de seus colaboradores.
Isso se deve ao fato da Geração Z ter uma perspectiva inovadora quanto ao trabalho, já que priorizam uma relação de equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional.
Dessa forma, esse público busca por empresas que ofereçam uma cultura de trabalho flexível, que permita a seus funcionários um estilo de vida equilibrado e que priorize um ambiente que favoreça o bem-estar e a saúde mental.
Abertura para inovações
Tendo crescido num contexto de inovação e expansão tecnológica, algo indispensável para a Geração Z são as inovações tecnológicas. Algumas dessas inovações, como a realidade aumentada (AR), a inteligência artificial (IA) e outras tecnologias emergentes, se destacam por serem mecanismos que visam facilitar e melhorar o dia a dia de quem as usa, o que é muito atrativo para esse público.
Além do fator da facilidade, outro aspecto que está em jogo é a conectividade. Isso significa que, além de a Geração Z priorizar as inovações tecnológicas como uma forma de alcançar praticidade em seu cotidiano, eles também a consideram relevante para se conectar, experimentar e interagir com as empresas, garantindo uma relação mais profunda entre consumidor e marca.
Como as marcas podem atrair e fidelizar a Geração Z?
Como você deve ter notado até aqui, produzir uma identidade de marca específica para atrair a Geração Z é extremamente benéfico para as organizações, pois se trata de um público muito influente e engajado.
Para que você consiga adequar a identidade de sua marca às preferências da Geração Z, trouxemos algumas estratégias eficazes para te auxiliar. Acompanhe!
Estratégias de marketing alinhadas a valores éticos
A palavra-chave aqui é storytelling. Algo muito atrativo para a Geração Z são as marcas com as quais eles conseguem se conectar. Para gerar essa conexão, uma das estratégias é contar histórias que sejam autênticas e únicas.
Um bom storytelling é capaz de engajar o público, uma vez que estabelece uma conexão emocional com o consumidor enquanto transmite seus valores e princípios. Isso não só atrairá o público da Geração Z, como também fará com que eles se fidelizem e engajem com a identidade de sua marca.
Adaptabilidade e agilidade em produtos e serviços
Algo característico da Geração Z é sua necessidade de estar em constante movimentação. Na prática, isso significa um público que prioriza serviços ágeis, que sejam realizados quanto antes, fator crucial para se destacar entre a concorrência.
Além disso, devido à sua preferência por agilidade, suas preferências estão em constante mudança. Para uma marca se manter em destaque em meio à Geração Z, é necessário investir em novidades e transformações em suas campanhas e em seus produtos, tudo isso em um curto espaço de tempo.
É importante ter em mente que, para esse público, as novidades e as tendências se tornam obsoletas com muita rapidez, logo, estar um passo à frente é conseguir adaptar-se rapidamente às mudanças.
Experiências e conexões autênticas
A Geração Z está cansada de ver mais do mesmo, o que eles buscam é autenticidade! Para se destacar nesse aspecto, as marcas devem adotar uma identidade e personalidade únicas, que as diferencie de outras empresas que trabalham com o mesmo nicho.
Seja na divulgação de produtos na internet ou em lojas físicas, esse público quer ser constantemente surpreendido por mudanças inovadoras e tendências únicas. Foque nesse aspecto e sua marca irá alcançar o reconhecimento entre a Geração Z.
Tendências futuras: O que esperar da Geração Z
Como já destacamos anteriormente, a Geração Z está em constante transformação. Diante disso, é fundamental compreender quais são as tendências de mudanças futuras. Confira algumas previsões para os próximos anos.
Transformações no ambiente de trabalho
Os valores do respeito ao bem-estar e à saúde mental dos colaboradores dentro das empresas, bem como configurações de trabalho que facilitem a flexibilidade, continuarão sendo prioridades entre o público da Geração Z. Cabe às empresas e às marcas desenvolverem formas de priorizar esses valores na organização de seu negócio.
Aceleração da digitalização
Outra previsão quanto às mudanças impulsionadas pela Geração Z está na aceleração da digitalização. Por se tratar de um público que prioriza a facilidade proporcionada pelas tecnologias, as marcas devem se equipar para as mudanças tecnológicas que ascenderão no mercado com cada vez mais frequência e força.
Para continuar informado sobre as mudanças no mercado, leia nosso post sobre quais são as tendências para o futuro do e-commerce no Brasil. Até a próxima leitura!
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