Para uma empresa ter sucesso e conseguir garantir bons resultados, é necessária uma boa gestão e um acompanhamento de todos os processos e departamentos.
Uma das áreas que merecem a atenção dos gestores de estabelecimentos comerciais é o setor de vendas. Portanto, uma boa gestão de vendas é essencial para o sucesso do negócio.
E compreender o que contribui para o sucesso dessa gestão é um passo primordial para qualquer estabelecimento — então, a YAV Digital separou tópicos importantes que você deve fazer para garantir um bom desempenho. Para entender mais, continue a leitura e aproveite!
O que é gestão de vendas?
A gestão de vendas é um processo que visa desenvolver o time focado em vendas, coordenando e implementando técnicas a serem usadas para, não apenas alcançar, mas ultrapassar as metas pré-estabelecidas.
Para qualquer tipo de negócio, traçar estratégias é crucial e utilizar meios para alcançar uma boa gestão de vendas faz total diferença, no mercado atual, é possível encontrar diversas empresas que oferecem esse serviço.
E a YAV Digital é uma delas e contamos com serviços especializados e customizados para o seu tipo de comércio!
Os 3 principais aspectos da gestão de vendas
Quando falamos em gestão de vendas, há três principais pontos-chave que devem ganhar muita atenção para alavancar as vendas. Confira quais são:
1. Operação de vendas: equipe definida e bem estruturada
Sem dúvidas, uma equipe de vendas é a principal área para alcançar o sucesso nos negócios, assim, se faz necessário que exista uma conexão direta da equipe com o produto, a fim de cada integrante saiba como abordar e interagir com o cliente.
Dessa forma, promover treinamentos a fim de melhorar as habilidades dos funcionários já contratados e os que ingressam na empresa é fundamental e faz parte da boa gestão de vendas.
Por exemplo, assim que os colaboradores forem contratados, explicar sobre os produtos carro-chefe, realizando treinamentos, vai mantê-los conectados com o que é mais vendido na empresa, assim, os consultores de vendas conseguirão lidar com as mais adversas situações que possam surgir no atendimento ao cliente.
Dessa maneira, por meio de ações assertivas, é possível fazer com que sua equipe alcance a excelência em vendas, atingindo os objetivos propostos para o semestre ou ano planejado. Além disso, para ter uma boa equipe de vendas, estabelecer alguns pontos pode fazer um diferencial:
- Definir metas realistas;
- Determinar o setor que cada vendedor ficará ou como funcionará o rodízio;
- Estabelecer bem os objetivos e cotas.
No entanto, o trabalho de um gerente de vendas não é apenas esse, durante todo o processo ele deve motivar e encorajar a equipe, para continuarem focados e inspirados em bater a meta.
2. Estratégia de vendas: funil de vendas
Com uma equipe montada e preparada para suas metas, o próximo passo é entender como realizar a venda de maneira natural, adotando um ciclo de vendas: um fluxo que vai se encaminhando para os demais níveis de interesse dos clientes, conhecido como funil de vendas.
Com um funil de vendas definido, ficará muito mais fácil de visualizar o que é necessário fazer e/ou oferecer ao cliente. A partir disso, é possível oferecer mais informações por meio de conteúdos que vão conduzindo o consumidor de forma natural para a compra.
Ou seja, ao aplicar as estratégias de venda, não é preciso forçar para que o cliente faça a conversão, mas mostrar de forma clara quais os benefícios de um produto ou serviço.
Portanto, é importante que os vendedores conheçam e saibam como usar esse funil, a fim de alavancar sua meta e, consequentemente, aumentar as vendas mensais.
3. Análise de vendas: a importância de uma consultoria
Os relatórios também são fundamenteis para o processo, afinal, é necessário entender como está o andamento de vendas e como o esforço posto está gerando resultados.
Dessa maneira, realizar análises e documentá-las proporciona novas perspectivas para a empresa, que terá mais clareza para continuar com a estratégia atual, ou mudar para uma nova.
Ao pensar em relatórios, é fundamental verificar os 4 pontos importantes para o setor de vendas:
- Números de negociações durante determinado período;
- Até que ponto os consumidores foram conduzidos no funil de vendas;
- Qual é a porcentagem de vendas efetuadas;
- E a velocidade de cada venda.
Para conseguir bons resultados e entender melhor sobre como está esse processo, ter uma consultoria especializada é fundamental. E você pode contar com a YAV Digital. Somos uma empresa com pessoas inovadoras conectadas pelo mesmo propósito — transformar o tradicional em digital!
Estaremos presente desde o planejamento do seu projeto até a execução. Todos os dias buscando o crescimento com a sua empresa. Confira quais são os benefícios de contratar uma consultoria especializada para sua empresa!
5 benefícios de uma consultoria de gestão de vendas
Com uma boa consultoria para gestão de vendas, você vai conseguir visualizar com mais clareza os passos dados e quais os próximos a serem seguidos, sendo assim, você consegue ter uma análise dos seus recursos, identificando quais são os elementos-chave.
1. Aumentar a eficiência
Com uma consultoria especializadas, é possível desenvolver soluções mais práticas e em um espaço curto de tempo, criar um método bem estruturado e colocar os processos para rodar, por meio de treinamentos de qualidade e que atendam a demandas específicas de cada área ou equipe.
2. Ter uma visão ampla do seu negócio
É mais fácil identificar o seu público-alvo, ter mais conhecimento sobre ele, entender mais sobre concorrência e estar sempre a um passo na frente. Além disso, você conseguirá ter mais insights de campanhas que podem ser desenvolvidas.
3. Identificar pontos fracos
Muitas vezes, identificar o ponto fraco de um negócio é bastante complexo, porém, ao contratar uma consultoria, é possível ter uma visão mais analítica do que pode ser melhorado e onde estão as falhas do negócio. Com isso, é possível traçar um plano de ação para solucioná-las.
4. Reduzir custos e otimizar os investimentos
Com o apoio de uma consultoria, é possível direcionar e estabelecer metas da própria empresa, onde se deve investir ou até mesmo, onde é necessário realizar cortes, direcionando os investimentos da melhor forma, a fim de evitar gastos desnecessários.
5. Reduzir os riscos
Portanto, uma consultoria de gestão de vendas fornece experiência para lidar com os desafios encontrados, passando uma visão mais ampla e precisa — e ajudando a tomar decisões mais assertivas.
A gestão de vendas não é um passo simples, é considerado um elemento crítico, que faz toda a diferença para uma empresa, impactando diretamente os resultados dela.
Por isso, se torna tão importante para ter uma boa gestão de vendas, contar com uma consultoria, visto que é possível definir novas estratégias e utilizar de novas ferramentas para aumentar as conversões!
E não deixe de conferir: como funciona a consultoria para e-commerce? Vale a pena contratar?
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