Guia Completo da YAV: Inbound e Outbound Marketing

Embora o nascimento do marketing tenha ocorrido com a Revolução Industrial, foi com o boom das redes sociais que a sua democratização encontrou espaço para ser concretizada.

O Marketing 4.0, como denominado, marcou a transição dos seus meios tradicionais para o formato digital. Hoje, Philip Kotler, o pai do Marketing, já fala em sua versão 5.0.

E, conforme as mudanças nesse setor avançam, surge também uma série de fatores que podem ser considerados na hora de explorar estratégias para chamar a atenção dos clientes, captando-os e gerando boas conversões. Dois desses fatores dizem respeito, justamente, à forma pela qual será possível impactar usuários e vender mais; tratam-se do Inbound e Outbound Marketing.

Para entender melhor ambos os conceitos e compreender as suas diferenças, bem como a origem, estratégia e aplicação prática, continue conferindo o Guia Completo preparado pela YAV Digital. Boa leitura!

O que é o inbound marketing

O que é o Inbound Marketing e como ele funciona?

O Inbound Marketing consiste em uma metodologia pela qual os clientes são atraídos por meio de conteúdos valiosos e úteis produzidos por determinada empresa. Aqui, a atração do público-alvo está intrinsecamente atrelada à produção de bons conteúdos.

Perceba que, neste caso, são os usuários que vão até a empresa após serem conquistados pela capacidade de um empreendimento compreender a sua dor, buscar uma solução e repassá-la.

– A sua origem

Muitos nomes e várias datas são mencionadas quando o assunto envolve o surgimento do Inbound Marketing. Mas é possível trazer um panorama no seguinte sentido: o termo foi utilizado pela primeira por Brian Halligan, da Hubspot, em 2006.

Porém, a ideia central já tinha sido disseminada, sem a menção definitiva do termo, lá por 1999, por meio de Seth Godin em seu livro sobre Marketing de Permissão. E foi a partir de 2009 que o conceito ganhou relevo, sendo amplamente disseminado.

– Características básicas do Inbound

O seu principal traço é, sem dúvidas, a mudança de mentalidade de quem está vendendo. Isso porque, diferentemente dos métodos mais convencionais nos quais havia uma intervenção de venda direta e escancarada, no Inbound, trabalha-se com uma captação indireta e comedida.

A ideia é identificar a persona, despertar a sua atenção para, então, torná-la cliente e fidelizá-la. Com a mudança do perfil de consumidor, bem como a maneira pela qual se consome, a abordagem aos usuários (potenciais clientes) também teve de ser modificada.

Assim, a alteração mais significativa, que resultou em seu desenvolvimento, foi tentar gerar uma estratégia de aproximação menos invasiva e mais relacional, respeitando a jornada de compra do consumidor. A fim de que você assimile realmente a essência dessa metodologia, abaixo é possível conferir algumas de suas estratégias.

– Estratégias de Inbound

Como já mencionado, aqui, o foco é voltado para o conteúdo. Por isso, é possível abordá-lo por meio de diversas táticas como, por exemplo:

  • Ter um site responsivo, organizado e estratégico;
  • Contar com um blog e produzir posts sobre o seu segmento;
  • Investir em e-mail marketing;
  • Estar presente nas redes sociais mais variadas e agregar valor por lá;
  • Utilizar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para otimizar tanto o site quanto o conteúdo.

E, para entender melhor sobre a importância do marketing digital para e-commerces, não deixe de ler o conteúdo específico sobre o tema, acessando o link.

– Aplicações práticas de Inbound

Talvez, agora que você já conhece o conceito, as premissas básicas e as principais estratégias, esteja passando pela sua cabeça como, afinal, é possível colocar tudo isso em prática. Pois bem, separamos um passo a passo por meio do qual se torna viável entender a aplicação do Inbound no dia a dia da sua empresa.

  1. Planejamento: tendo um site bem formatado, um blog otimizado e marcando presença nas plataformas digitais, convém compreender qual é o seu público-alvo e descobrir as suas dúvidas, dores e necessidades. Assim, será possível saber o que produzir;
  2. Atração: em seguida, é chegado o momento no qual os conteúdos deverão ser produzidos, respeitando as técnicas de SEO e, em especial, sendo extremamente útil para os usuários;
  3. Conexão e conversão: as pessoas que chegarem ao seu blog ou a sua rede social, ainda será apenas um usuário. Por isso, é muito importante estabelecer uma interação para convertê-las em leads. Para tanto, é indispensável utilizar o Copywriting para conectar-se com esses indivíduos e torná-los potenciais clientes;
  4. Venda: com a conversão, surge o momento da venda. Aqui, é importante contar com o bom funcionamento do site, diversas formas de pagamento e um sistema de vendagem personalizado e, principalmente, a excelência do produto ou serviço vendido;
  5. Fidelização: quando enfim a compra tiver sido finalizada, convém prosseguir com o processo de retenção do cliente a fim de fidelizá-lo. Daí a relevância de manter as relações estreitadas, buscar feedbacks e meios para evidenciar o quão valoroso o cliente é para a sua empresa.

Bem, tendo em mente os pontos centrais do Inbound, cabe conhecer o Outbound!

Marketing e o outbound marketing o que é e como funciona

E o Outbound Marketing, o que é e como funciona?

No caso do Outbound Marketing, há o emprego dos métodos tradicionais de venda, ou seja, ofertam-se produtos ou serviços diretamente. Assim, é a empresa que vai até o cliente e não o inverso, como ocorre com o Inbound.

Aqui, se fala sobre uma espécie de interrupção, isto é, utilizam-se os meios de publicidade e propaganda tradicionais para divulgar e ofertar produtos ou serviços aos usuários.

Pense, por exemplo, em uma propaganda transmitida na televisão durante o intervalo de uma programação. Não há uma consideração detalhada acerca da jornada de compra do consumidor; existe, na verdade, apenas a exposição ativa, franca e aberta da oferta.

– A sua origem

O seu surgimento se deu com a propaganda tradicional, considerando que era a maneira disponível na época para alcançar clientes e vender. Assim, o modo mais efetivo era, justamente, correr atrás dos consumidores. Dessa forma, os meios mais utilizados eram a TV, rádio, jornais, revistas e outros.

No entanto, frisa-se que, com o advento da internet, essa metodologia também passou por transformações significativas. Hoje, por exemplo, os canais digitais também podem ser manejados para propagar as estratégias de Outbound, conhecido como Outbound Marketing 2.0, como as propagandas no YouTube.

– Características básicas do Outbound

O principal traço que marca o Outbound Marketing é a comunicação direta e intromissiva. Neste exato ponto, vale um adendo: não leve para o sentido negativo, mas considere o aspecto manifesto e evidente.

Isso porque o consumidor não está em busca do produto ou serviço, em verdade, ele está fazendo outras coisas de seu cotidiano e, assim, acaba por conhecer aquilo que está sendo propagado por meio da interrupção de sua atividade.

A lógica do Outbound é não esperar o potencial cliente vir até a empresa, mas sim ir até ele e apresentar os materiais de venda.

– Estratégias de Outbound

Para aplicar esse método, é importante considerar as suas táticas, quais sejam:

  • Anúncios físicos, como outdoors, banners e materiais em jornais e revistas;
  • Propaganda em TV e rádios;
  • Distribuição de panfletos;
  • Uso de displays;
  • Adoção de pop-ups;
  • Integração de telemarketing;
  • Anúncios digitais, como banners, links patrocinados e divulgação audiovisual paga nas redes sociais como Facebook, Instagram e outras.

A aplicação dessa metodologia é mais simplificada, como poderá ser visto no próximo tópico. Mas antes, vale a pena ler o conteúdo sobre gestão de vendas para entender a importância de investir nessa estratégia.

– Aplicações práticas de Outbound

  1. Definição do público-alvo: escolha qual é o perfil de cliente que deseja ofereceu seus produtos ou serviços;
  2. Elaboração da estratégia: pense em qual ferramenta utilizará, se banner, revista, plataforma digital ou outros;
  3. Prospecção: dê início à prospecção colocando o anúncio no ar ou dando start à propagação.

Compreendidos os conceitos, as origens, as características e os funcionamentos práticos de cada um desses métodos, convém saber se é possível unir o Inbound e Outbound e a resposta será tratada no próximo tópico. Veja!

Como mesclar os dois

Como mesclar os dois? Isso funciona?

Cada um desses métodos possui vantagens e desvantagens considerando o porte e o segmento das empresas. Por isso, muitas delas acabam estruturando uma espécie de mesclagem de ambos.

A grande questão que permeia o assunto é se isso realmente funciona. E a resposta é sim, porém, vale um destaque importante: se o seu negócio já é consolidado e conta com um bom aporte financeiro, é válido investir nas duas estratégias.

Mas se não é esse o seu caso, convém empregá-las de forma gradativa e sempre avaliar o Retorno Sobre o Investimento a fim de checar quais medidas e canais têm dado retorno e quais não tem se apresentado como um investimento justo.

Nesse post, foi possível compreender do que se trata as estratégias de divulgação e venda denominadas Inbound e Outbound, bem como entender as suas particularidades. E agora que você já está por dentro do tema, que tal colocar as estratégias em prática?

Você também pode gostar: Como gerar tráfego no seu e-commerce: saiba como atrair mais clientes.

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