As lojas virtuais, conhecidas como e-commerce, tem crescido cada vez mais. A facilidade em abrir uma loja digital chama a atenção de muitos empreendedores que estão buscando formas de disponibilizar os seus produtos na internet e garantir lucros mais altos.
Você consegue criar lojas virtuais em pouco tempo e às vezes até gratuitamente. Por exemplo, é possível criar uma loja no WordPress ou desenvolver a sua própria manualmente. Mas é claro que a forma mais fácil é usar uma plataforma de e-commerce.
Afinal, elas oferecem diversos recursos e apresentam layouts muito bonitos, garantindo uma melhor usabilidade pelo usuário, que irá se encantar não só pelos seus produtos, mas também pela estética, agilidade e performance do site!
Pensando nisso, mostraremos uma lista com as 10 melhores plataformas de e-commerce para você iniciar seu negócio na internet!
Quais as melhores plataformas para e-commerce?
As plataformas de e-commerce são pensadas para facilitar a vida de quem quer criar uma loja virtual, simplificando todo o processo e oferecendo uma solução pronta. Elas oferecem integrações com vários canais de venda, como marketplaces e redes sociais. Assim, você consegue centralizar tudo em um lugar só, organizando melhor as vendas da sua loja.
Confira 10 plataformas para iniciar o seu negócio online e seu respectivos benefícios:
1. VTEX
A plataforma da VTEX já é bem conhecida no mercado, sendo uma plataforma completa e confiável para vendas B2C e B2B. É mais indicada para empresas maiores e que possuem operações mais complexas.
Ela é extremamente personalizável, contando com um conjunto de APIs, apps e componentes open source.Dessa maneira, você temum e-commerce totalmente customizado para as características da sua loja virtual!
Outra característica muito interessante da plataforma, é a possibilidade de fazer um marketplace in. Essa estratégia consiste em permitir a venda de produtos de terceiros no seu e-commerce, resultando em mais tráfego para o seu site e também maior cobertura de entrega.
A VTEX também conta com seu exclusivo sistema de checkout, o SmartCheckout. Além de certificar a segurança nas transações, ela proporciona uma experiência de primeira compra mais rápida e fácil, pois não há a necessidade do cliente criar um usuário e senha para finalizar o pedido.
2. Nuvemshop
A Nuvemshop é uma plataforma é brasileira, voltada para médias e pequenas empresas. Ela conta com um plano gratuito para iniciantes, o que é ótimo para as empresas menores.
Porém, esse plano tem um número limitado de produtos que pode ser cadastrados.Para quem necessita de algo mais completo para operações um pouco maiores, existem planos que vão atender bem como o Nuvemshop Next.
Assim como a maioria das plataformas de e-commerce, ela oferece integração com os marketplaces e também meios de pagamento, logística, marketing e comunicação.
3. Loja Integrada
Essa é outra plataforma simples de usar, perfeita para quem está começando nesse universo do e-commerce.
A Loja Integrada tem um plano gratuito também, que permite o cadastro de até 50 produtos e 5 mil visitas por mês. É uma boa opção para quem quer testar as vendas no online antes de investir pesado nessa modalidade.
A plataforma conta com uma loja de aplicativos para integração de ferramentas de pagamento, frete, gestão, atendimento, etc.
4. Shopify
A Shopify é uma plataforma de e-commerce internacional, tendo sido fundada no Canadá. Ela atende empresas de 175 países, comprovando a sua confiabilidade.
Oferece várias opções de temas responsivos, tanto pagos como gratuitos. Todos desenvolvidos para atender a diversos segmentos de loja, mas também podendo ser personalizados conforme a necessidade.
A plataforma da Shopify cobra a mensalidade do plano, mais uma taxa por cada transação que pode chegar a 2% no plano básico. No entanto, você pode testá-la gratuitamente por 14 dias.
5. Adobe Commerce
A plataforma Magento foi adquirida pela Adobe, se tornando Adobe Commerce. Essa nova solução de vendas multicanal unifica em um só lugar as vendas para B2B e B2C. Um sistema muito flexível e com diversas possibilidades de dimensionamento.
Ela oferece tecnologias de ponta como a inteligência artificial Adobe Sensei, que disponibiliza funções como análise de dados acionáveis e automatização de fluxos de trabalho back-end.
Seu Page-builder permite uma criação de conteúdo sem a necessidade de desenvolvedores, precisando apenas arrastar e soltar para adicionar novas funcionalidades ao site de maneira rápida.
6. WooCommerce
Mais uma plataforma de e-commerce em código aberto e gratuita, que na verdade é um plugin dentro do WordPress. Mas, mesmo assim, oferece todas as funcionalidades de uma plataforma comum.
Pode ser gerenciada facilmente através do painel administrativo do próprio WordPress — muito intuitivo até mesmo para pessoas iniciantes!
Nativamente ela traz os recursos básicos de um e-commerce, mas é possível adicionar extensões para personalizar a loja. Dessa maneira, você pode integrar sistemas de pagamento, logística, marketing e vendas ao seu WooCommerce.
7. Salesforce Commerce Cloud
A Salesforce Commerce Cloud, é um conjunto de aplicações na nuvem. Isso possibilita a plataforma adaptar de maneira automática os resultados da pesquisa as necessidades do cliente, por meio da inteligência artificial Commerce Cloud Einstein.
Com essa opção, seu e-commerce proporciona ao consumidor uma experiência totalmente única e personalizada. Sua simplicidade permite também ao time de vendasatualizar a parte de front-end sem precisar de técnica avançada, tornando a gestão da mudança mais fácil.
8. VNDA
A VNDA é mais uma escolha bem interessante de plataforma para e-commerce, com um bom custo-benefício. Seu painel administrativo é completo e simples, oferecendo uma experiência intuitiva para a equipe e deixando os processos mais fáceis de serem realizados.
Ela ainda conta com um conjunto muito completo de soluções de entrega e rastreamento dos pedidos, além de permitir a possibilidade de agendamento. A integração também é tranquila, graças a uma API aberta e que garante que você integre qualquer outro sistema nela sem dificuldades.
9. Tray Corp
A Tray Corp é uma opção diferente da versão Commerce. Ela é uma solução corporativa pensada para os maiores projetos do mercado, que precisam de um software preparado para executar operações complexas.
Com ele você pode criar uma loja própria para sua empresa ou um marketplace com vários produtos de terceiros na sua plataforma. Além de disponibilizar ambientes para parceiros e clientes, APIs para facilitar a integração, múltiplos catálogos, fazer gerenciamento de SEO e muitas outras funções especiais para grandes projetos de e-commerce.
10. Tray Commerce
A Tray é uma das plataformas de e-commerce líderes no Brasil. Ela oferece uma plataforma robusta e preparada para todo tipo de operação.
Além disso, conta com diversas integrações com marketplaces e também com as principais plataformas de anúncio, como: Facebook Ads, Google Shopping e Tik Tok Ads.
Além de muitas integrações, ela possui inúmeros recursos nativos como programa de fidelidade, recuperação de carrinho, desconto progressivo, e muito mais! A Tray é sem dúvidas uma plataforma extremante completa e pode servir para vários segmentos.
Como escolher a melhor plataforma para o seu site?
Com tantas opções e funcionalidades podem ocorrer algumas dúvidas sobre qual a melhor plataforma para o seu negócio. Mas você pode observar e avaliar alguns detalhes importantes antes de decidir qual será a sua.
Por exemplo, para alguém que está começando investir, optar por uma plataforma mais básica pode ser uma solução cabível. Afinal, é muito provável que ela nem vá usar todas as funcionalidades de um modelo mais robusto.
Por isso, é muito importante considerar as especificidades de cada tipo de negócio. Veja a seguir uma pequena lista com alguns recursos indispensáveis para toda loja virtual:
- Layout personalizado e responsivo: um layout agradável é super importante.
- Otimização para SEO: são essenciais para seu site ser encontrado nas buscas online.
- Meios de pagamento: oferecer integração com os principais meios de pagamento.
- Frete e logística: disponibilizar diferentes opções de frete ao cliente.
- Gestão do e-commerce: um bom painel administrativo com dados confiáveis e valiosos.
- Boa infraestrutura e segurança: deve ser estável e oferecer segurança dos dados, além de um suporte técnico aos clientes;
- Integração com marketplace: a plataforma deve oferecer integrações com grandes marketplaces e também a possibilidade de criar o seu próprio (marketplace in);
- Interface facilmente personalizável: se você quer alterar as funcionalidades sem a necessidade de um programador, é melhor contratar uma plataforma SaaS do que uma OpenSource.
Essas são características indispensáveis para qualquer tipo de e-commerce funcionar bem, seja ele grande ou pequeno.
Então, você está pensando em abrir uma loja virtual? Ou já tem uma e quer fazer a transição de plataforma? Independente de qual for o interesse, agora você tem uma série de informações sobre as melhores plataformas e suas funções.
Até o próximo post!
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