O marketing de conteúdo é uma estratégia muito promissora para quem deseja potencializar as vendas. De que forma?
Além de garantir mais visibilidade para a marca, essa tática promove consumidores que estejam realmente preparados para comprar o seu serviço e educa aqueles que ainda estão na fase de descobrir e solucionar um determinada problema.
Então, podemos afimar que o marketing de conteúdo trabalha a jornada do consumidor de maneira muito mais estratégica e resolutiva!
Está pensando em adotar essa estratégia no seu negócio? Continue a leitura que hoje vamos te apresentar o que o marketing de conteúdo, principais estratégias, benefícios e dicas para fazê-lo decolar no seu empreendimento!
O que é Marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa a criação e entrega de conteúdo. Ou seja, uma marca cria um conteúdo que será útil para seu consumidor sem fazer a divulgação da marca ou de algum produto. Assim, é possível criar engajamento com o público, alcançando potenciais clientes e gerando valor para a marca.
Essa ferramenta é muito significativa para o usuário, pois além de entregar conteúdos úteis, que façam a diferença no dia a dia, o marketing de conteúdo provoca sentimentos de identificação, empatia e representatividade — todos muito importantes para fortalecer, também, a jornada de compra de um usuário!
Como definir uma boa estratégia de marketing de conteúdo?
Para estabelecer uma boa estratégia de marketing de conteúdo, existem alguns passos fundamentais. Confira:
1. Faça um planejamento
O planejamento é o momento em que as metas são definidas, ferramentas, tarefas e responsáveis. Além disso, esse é o momento de definir um cronograma de execução, para que as tarefas tenham data de início e fim.
Então, considere as seguintes perguntas ao realizar o planejamento dos seus conteúdos:
- quantos textos preciso publicar por semana?
- quais são as palavras-chave mais importantes para o meu negócio?
- quais conteúdos posso elaborar para abordar essas keywords?
2. Entenda quem é o seu cliente e defina a persona!
Com uma persona definida, será mais fácil entender qual conteúdo preparar e como entregá-lo. Ter os dados demográficos já pode facilitar o processo. Considere os seguintes dados ao identificar quem tem interesse em comprar seu produto ou serviço:
- Qual a faixa de idade considerada?
- Qual é o estado civil?
- Qual é a classe social?
- Qual é a escolaridade?
- Qual é a ocupação?
- Onde mora?
- Qual é a principal motivação para compra?
- Qual é a relação com a marca?
3. Criação de conteúdo: qualidade e relevância
Antes de definir qual conteúdo será produzido, é preciso saber como seu consumidor receberá. O conteúdo deve fazer sentido para o público-alvo da sua marca.
Faça conteúdos de qualidade. Você não precisa de uma produção milionária para produzir um vídeo, basta ter atenção a qualidade do material final.
4. Distribuição do conteúdo
Para que seu público alvo receba esse conteúdo, é necessário usar canais pertinentes. Então se seu público-alvo quase não vê e-mails e usa muito Tiktok, a melhor forma de chegar até ele é o Tiktok.
5. Mensuração dos resultados: acompanhe os números
Conforme divulgado esse conteúdo, após um determinado período, é preciso acompanhar os resultados. Para isso, fique de olho nas métricas do tráfego, conversão e comportamento com as ferramentas de análise do Google.
Para fazer sua análise das métricas, tenha informações básicas como:
- Quando foi divulgado o seu conteúdo;
- Quais os principais canais de divulgação;
- Canais e fontes de acesso que foram indicados na campanha;
- Sua campanha fazia menção ou divulgava algum produto?
Essas são algumas informações que serão pertinentes na hora de conferir as métricas e entender se a campanha, de fato, teve resultados. A partir dai, observe se houve movimentações:
- Crescimento de tráfego no site proveniente dos canais indicados na campanha;
- Crescimento de navegação entre páginas;
- Oscilação do tempo médio de duração da sessão;
- Movimento nas vendas deste item foi significativo.
Cruze as informações da campanha com a performance do site e comportamento dos usuários para entender quais foram os resultados da campanha.
5 dicas para complementar suas estratégias
O Marketing de conteúdo é uma ferramenta muito ampla. Por isso, aqui vão algumas dicas para complementar suas estratégias.
1. Entregue conteúdo constante com blog!
Um exemplo de entrega constante de conteúdo é o blog, por meio de conteúdos completos e com informações relevantes, seu cliente passa a ver sua marca como uma autoridade nos assuntos relacionados.
O blog é uma forma de entregar conteúdo ao seu usuário, trazer informações e notícias sobre o nicho da sua marca. Também é das ferramentas usadas para as técnicas do SEO (Search Engine Optimization).
Por isso, trabalhe as palavras-chave e assuntos relacionados ao seu nicho, focando em entregar um conteúdo rico e autêntico. Essa é uma ótima ferramenta para gerar trafego ao seu site e entregar valor ao leitor!
2. Fortaleça outros canais de comunicação: Email!
Mais uma estratégia de marketing que a maioria das empresas investem (ou deveriam investir) é o e-mail marketing, que é uma excelente ferramenta para entrega dos seus conteúdos.
Isso porque através dessa estratégia, você envia notícias e divulga os links para que os leitores confiram os novos conteúdos publicados em seu blog.
Você pode conseguir leads para serem nutridos por estratégias de e-mail marketing por meio de uma newsletter programa em seu site. O principal objetivo do e-mail mkt é criar um relacionamento direto com o consumidor, comunicando diretamente, além de servir para envios de novidades e cupons de desconto.
3. Use as redes sociais e engaje seu público!
As redes sociais também precisam fazer parte dos canais de comunicação das empresas. É, muitas vezes, por lá que o consumidor tira duvida sobre um produto ou recebe alguma informação importante.
Por isso, não deixe de divulgar sua loja no instagram, atualmente, uma das principais redes sociais, além de investir também em outras mídias que seu público consome.
Seja um conteúdo informacional ou algo para gerar conversão, através das redes sociais é possível medir o engajamento dos clientes. No digital, é possível ficar de olho nos comentários e medir o índice de satisfação do seu público.
4. Faça vídeos
Os vídeos são uma forma de entregar conteúdo ao seu público. Ótimos para fazer um review de um produto, modo de uso e tutoriais, além de serem também uma ferramenta muito interessante para gerar conversão e, consequentemente, aumentar a receita!
Ao fazer demonstração de produtos, por exemplo, você consegue passar mais relevância sobre o que está vendendo, educa seu público e garante que eles sempre se lembre da marca.
Mas, não é só isso! Por meio dos vídeos, você também pode mostrar bastidores da empresa, além de falar sobre assuntos relacionados a marca.
5. Entregue conteúdos de qualidade
Ao falarmos de Marketing de Conteúdo, seja qual for o tipo de estratégias, lembre-se de oferecer informações verdadeiras e relevantes ao seu público.
Os motores de busca como o Google avaliam, por meio de fatores de ranqueamento, o que você está entregando para o usuário. Sendo assim, os algorítimos conseguem perceber se o que foi escrito é realmente verídico, relevante e possui informações úteis ao seu público.
Seja por blog, plataformas de vídeos ou redes sociais, sempre entregue bons conteúdos! Dependendo de qual for seu nicho, elaborar e-books e fazer webinars também podem ser excelentes estratégias que gerarão valor ao público.
Benefícios do marketing de conteúdo!
Dentre os benefícios do marketing de conteúdo podemos citar: aumento de tráfego no site, melhora no engajamento da marca, aumento nas vendas e, consequentemente, na receita e redução de custos na aquisição de clientes. Entenda melhor cada um desses benefícios a seguir:
– Aumento do tráfego do seu site
Se o consumidor chega ao seu conteúdo e aquilo faz sentido para ele, atende uma expectativa ou tira uma dúvida, isso se torna uma experiência positiva.
Ter conteúdos de qualidade no seu site ou blog alcança melhores posições na página de busca do google, alcançando, assim, mais tráfego. O crescimento do tráfego só é possível se deu blog é sempre alimentado com posts completos.
Ter assuntos relacionados a sua marca e que interessem seu publico, é crucial para ter um trafego assertivo, com leitores que iram se interessar pela marca.
Existem diversas formas de atrair trafego ao seu site, mas a entrega de conteúdo faz isso de forma orgânica.
– Aumento do engajamento da marca
O engajamento é o relacionamento construído com o cliente. Com os conteúdos bem direcionados e úteis, é comum o aumento das interações com o post e marca.
Com entrega de conteúdo valioso, surge aos poucos um relacionamento entre marca e cliente. Esse relacionamento sendo alimentado de forma constante, através da entrega de conteúdo, tende a crescer e se fortalecer.
Com uma percepção positiva e interações por parte do consumidor, temos o que é chamado de engajamento.
Gerar mais vendas
Nem sempre a produção de conteúdo visa o aumento das vendas. Esse crescimento se deve ao fortalecimento da marca. A entrega de conteúdo pode estar direcionada ao fortalecimento da marca, ou a divulgação para que a marca fique mais conhecida.
Com a entrega de conteúdos, os usuários têm a marca como uma autoridade e ao precisar do produto oferecido, tende a procurar pela marca.
Reduz o custo de aquisição de clientes
O custo de aquisição de clientes (CAC) é o valor investido para a conquista do cliente. O objetivo é ter um CAC baixo.
Com marketing de conteúdo fortalecendo a marca no pensamento dos consumidores, a expectativa é diminuir o gasto. Seja com anúncios ou outros esforços.
Não se esqueça de usar o funil de vendas nos conteúdos
O funil de vendas é uma forma de construir as etapas que o consumidor percorre até realizar a compra de algum produto, por meio de conteúdos que tragam os argumentos necessários para uma decisão final de aquisição.
Ainda, por meio do funil de vendas, é possível compreender que a parcela de pessoas que conhecerão o produto é bem maior do que a parcela que irá, de fato, realizar a compra.
Conteúdo topo de funil
Nessa etapa do funil de vendas, é preciso construir uma narrativa para fazer que o leitor descubra que tem uma necessidade. O objetivo dos conteúdos de topo de funil é chamar atenção para o problema. A partir dai, o cliente pode ser conduzido ao processo de venda, mas sem pular etapas.
Conteúdo meio de funil
É nessa etapa que o consumidor entende que tem uma dor e está procurando uma solução. Aqui, conteúdos interativos, webinars e e-books são cativantes!
Com uma boa entrega de conteúdo, seu blog ou site pode ser visitado mais vezes pelo usuário.
Conteúdo fundo de funil
Última etapa do funil, onde o usuário já está direcionado para a aquisição de um produto ou contratação de um serviço, é o momento de trazer argumentos para o consumidor analisar melhor as possibilidades de compra. Conteúdos explicativos, formas de usar, reviews de outros clientes e depoimentos são ótimos para essa etapa.
Depois de entender sobre os principais pontos do marketing de conteúdo e seus benefícios, te convidamos para entender mais sobre o marketing inbound e outbound e complementar suas estratégias.
Para ficar por dentro de conteúdos relacionados a e-commerce e marketing digital, continue navegando pelo blog da Yav Digital!
Impulsione Seu Crescimento com o Marketing Digital da YAV
A YAV Digital tem as ferramentas e a expertise que você precisa para dominar o mundo digital. Nossos especialistas estão prontos para transformar sua presença online e acelerar seu crescimento. Entre em contato agora e veja a diferença!