Aprenda em 4 passos como configurar o Google Analytics (Universal)!

Se você tem uma plataforma on-line, saber como estão suas métricas é um fator essencial — e pode fazer total diferença em seu site!

O Google Analytics (Universal Analytics) te oferece percepções sobre o comportamento do usuário, o tempo de permanência e qual a sua taxa, seja para aprovação ou rejeição. E configurá-lo é bem simples!

E, para te ajudar nesse processo, a Yav Digital preparou um post com um passo a passo de como fazer essa configuração para te guiar com essas métricas!

Veja também: 10 melhores plataformas de e-commerce para começar sua loja!

Pessoas colando lembretes em um vidro

1. Crie uma conta no Google

E claro, a primeira etapa dessa lista — a criação de uma conta no Google. O ideal é que você faça uma conta voltada apenas para a empresa!

Dessa forma, você terá uma organização melhor e mais eficaz, sem misturar assuntos pessoais com os do trabalho. Você pode destinar essa conta a todos os usos do Google, para que os dados referentes ao seu negócio fiquem totalmente integrados.

Código de acompanhamento gtag.js

2. Código de acompanhamento gtag.js

Com a sua conta criada, conseguimos entrar na instalação do Google Analytics (G.A), faça o login na sua conta, então, adicione um nome a ela.

Preencha os campos com o nome do website e o URL dele, escolha o setor da sua empresa. Feito isso, clique no botão “Ver ID de acompanhamento”: irá abrir um pop-up que te direcionará para o termos de serviços.

Assim que ler e concordar com os termos, você receberá um código de acompanhamento gtag.js. E, então, é o momento de instalá-lo em seu site!

Pessoas programando

3. Instalando o código no site

Para a instalação do código em seu site, existem dois meios que pode ser escolhido, dependendo do seu domínio:

– Instalação Manual

Nesse método de instalação, requer o mínimo de conhecimento de HTML. Faça sempre com muita atenção, ou então, você vai precisar da ajuda de um profissional, para ser feita da forma correta e não ocorrer nenhum erro.

Para começar, localize a seção do site, geralmente, ela fica no começo do documento, após a tag. Feito isso, pode seguir para o passo dois: pegue o código e cole logo após o , faça isso em todas as páginas que deseja monitorar.

Salve seu arquivo e está pronto. Código Instalado!

Uma dica, mesmo que tenha conhecimento, sempre faça um backup para caso ocorra alguma fallha durante o processo.

– Instalação para sites WordPress

Para essa instalação o seu site deve ter o morto WordPress nele, ele é bem fácil de fazer a instalação por que conta com plugins para essa tarefa, use o plugin do G.A e já será possível instalar o código.

Para instalar: acesse o WordPress e vá para a área de plugins > adicionar novo. Como tem muitos deles, analise pelo ícone. (seria legal uma imagem com a foto do plugin)

E clique em instalar e coloque o código que corresponder e já está pronto!

Homem e mulher em conversa, segurando um livro

4. Verificando o funcionamento

Feito toda a instalação, é necessário conferir se ocorreu tudo certo, para isso, acesse o seu site e em seguida, acesse o painel do Analytics e faça o seguinte caminho:

  • Tempo real > Visão geral ou Tempo real > Comportamento.

E se você conseguir visualizar o código, está funcionando perfeitamente!

A instalação do Universal Analytics é bem simples, só precisa de um pouco mais de cuidado quando é feito manualmente, mas com um pouco de tempo e ajuda, é possível fazer tranquilamente!

Leia mais: Como atrair mais clientes ao seu e-commerce?

Papeis com dados estátisticos e relatórios.

Benefícios de instalar o Google Analytics

Além de ser super simples de usar e instalar, a instalação dele traz vários benefícios para você, conseguindo mensurar muitas quantidades no seu site. Confira:

  • Saber quem visita o seu: conhecer o público é um fator importante para todos e não seria diferente para os meios on-line. Ele consegue analisar dados como: a idade, gênero, interesses, se são usuários novos ou alguém que já visitou seu site;
  • Identificar a região de origem: mensurar e extrair dados geográficos dos usuários como: país, estado e cidade — além de analisar o idioma;
  • O que fazem no site: é possível verificar quais as páginas que visitam, o tipo de conteúdo que mais gostam e o tempo que ficam em cada um deles.

Esses são apenas os motivos que são mais utilizados, mas ainda você consegue analisar muito mais!

E fazer a análise dessas métricas é essencial para te ajudar ainda mais nesse campo, por isso, sugerimos que você leia também: Google Analytics: como usar e quais métricas considerar.

Vimos que o Google Analytics pode ajudar muito no processo de um site, é praticamente essencial utilizá-lo! Com essas análises de métricas, você consegue alavancar ainda mais seu site e negócio. Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e que tenha entendido como realizar essa instalação.

Continue acompanhando o blog do Yav Digital! E até o próximo post!

Avalie este post

Implemente as melhores estratégias de vendas e logísticas em sua loja virtual e aumente sua performance no digital!

Yav Digital

Yav Digital

A YAV é uma empresa de consultoria especializada em tecnologia com o propósito: consolidar e-commerces no mundo digital, prezando sempre pela excelência no atendimento e pelo foco em resultados. Somos experts na gestão de projetos e oferecemos um serviço customizado para cada tipo de negócio. Nossa equipe atua de forma focada na construção e crescimento de empreendimentos on-line, para que ofereçam as melhores soluções do mercado.

Deixe um comentário