Omnichannel: transformando a experiência do e-commerce

Garantir uma boa jornada de compras e atendimento para o cliente é fundamental para fidelizar os consumidores e alcançar bons resultados.

Atualmente, existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para alcançar esses resultados. Um deles é o omnichannel, um conceito cada vez mais presente entre os e-commerces do Brasil e do mundo.

Mas, afinal, você sabe o que é omnichannel? Essa estratégia pode auxiliar o seu e-commerce a atingir um novo patamar, por isso, continue conosco e confira o texto que preparamos com todas as informações essenciais sobre o assunto. Entenda esse conceito e prepare seu negócio!

O que é o Omnichannel e como funciona?

O omnichannel é uma estratégia utilizada para otimizar os processos de atendimento e de jornada de compra dos clientes. De modo geral, esse conceito integra os canais de comunicação e divulgação para proporcionar uma experiência do usuário valiosa e prática. Com isso, os clientes podem transitar entre redes sociais, sites e outros canais.

Essa profundidade de integração entre os canais da empresa faz com que os clientes se familiarizem com sua empresa em todos os locais. Além disso, os consumidores podem explorar todos os ambientes conforme suas preferências, podendo transitar livremente entre eles para realizar os serviços que desejam.

É importante ressaltar que essa estratégia também pode ser aplicada para os comércios físicos, quebrando as barreiras entre o ambiente online e offline e permitindo que o consumidor transite nesses dois âmbitos. Legal, não é?

Exemplos de negócios com o uso do Omnichannel

Para entender o funcionamento do omnichannel, é fundamental ver a aplicação da estratégia. Por exemplo, vamos imaginar que seu e-commerce vende celulares.

Caso seu site seja otimizado, apresente todas as informações sobre o produto e faça um bom marketing de conteúdo, o consumidor pode finalizar sua compra pela própria plataforma.

Mas, se o cliente tiver alguma dúvida sobre o funcionamento ou características do produto, ele pode tirar dúvidas pelo WhatsApp ou redes sociais da empresa. Unir todos esses canais faz parte da estratégia de omnichannel e proporciona uma experiência única e muito satisfatória.

Agora, vamos analisar a aplicação do omnichannel em uma empresa estabelecida no mercado. A Disney é uma das maiores empresas da atualidade, oferecendo diversos serviços para os consumidores.

A estratégia omnichannel se inicia no site da empresa, local onde é possível visualizar todas as informações necessárias que podem levar o consumidor a realizar mais de uma conversão. Além disso, o cliente também pode baixar o aplicativo da empresa para realizar outras compras e atividades.

Para fechar com chave de ouro, a empresa possui pulseiras digitais que dão acesso aos parques, servem como chave dos quartos, realizam compras e mais. Essa é uma experiência omnichannel memorável que proporciona uma jornada de compra inusitada e prática.

Você já ouviu falar em mentoria profissional para e-commerce? Acesse nosso post para entender como esse tipo de serviço pode te ajudar a impulsionar sua empresa!

Quais são as vantagens do Omnichannel para o seu e-commerce?

Conforme citado anteriormente, a estratégia omnichannel pode trazer diversas vantagens para as empresas, não sendo diferente para os e-commerces.

A integração de múltiplos canais de comunicação, vendas e atendimento faz com que os resultados da organização melhorem significativamente. Para te ajudar a entender melhor isso, veja quais são as principais vantagens da aplicação desse conceito nos e-commerces:

Melhora a experiência do usuário

O omnichannel faz com que as empresas tenham mais eficiência no atendimento e garantam uma maior satisfação do cliente com o serviço oferecido.

Além disso, essa estratégia proporciona mais comodidade para os consumidores, que podem escolher os canais que mais se sentem confortáveis para solicitar um atendimento ou realizar uma compra.

Os consumidores também se sentem mais à vontade para interagir com a empresa em diferentes ambientes, como em publicações nas redes sociais, live chat nos sites e atendimento direto pelo WhatsApp. Consequentemente, os usuários se sentem mais satisfeitos com os serviços prestados, aumentando as chances de fidelização.

Consolidação da marca no mercado

Oferecer uma experiência de usuário de qualidade faz com que mais consumidores se fidelizem e se tornem verdadeiros apoiadores da sua empresa.

Isto é, esses clientes passam a indicar sua organização para amigos, familiares e conhecidos. Isso faz com que sua cartela de clientes aumente e seu negócio passe a ser mais reconhecido no mercado.

Você sabe como fazer uma boa gestão de vendas? Isso é fundamental para o sucesso do seu negócio! Acesse e confira nosso material com o conceito, como funciona e por que investir.

Aumento das vendas do seu e-commerce

Uma vez que sua empresa já está consolidada no mercado, o serviço do seu e-commerce será cada vez mais procurado. Com isso, suas vendas podem aumentar consideravelmente, impactando positivamente nos lucros da sua empresa.

É importante ressaltar que, com esse aumento, é possível investir em melhorias para a sua plataforma e para a sua estratégia omnichannel.

Como implementar o omnichannel no meu negócio?

Agora que você já sabe quais são as vantagens da estratégia omnichannel, está na hora de aplicá-la no seu negócio para conseguir bons resultados. Selecionamos algumas dicas fundamentais para te auxiliar nesse processo. Continue conosco e confira:

1. Selecione e integre os canais mais relevantes para o seu e-commerce

Os canais de comunicação da sua empresa devem ser relevantes para os seus clientes. Por exemplo, se o seu público-alvo são jovens entre os 21 e 28 anos, o Instagram é um canal que não pode faltar para a sua estratégia. Por outro lado, se sua empresa é voltada para pessoas entre 55 e 60 anos, essa não é uma rede social muito útil.

Uma vez que você selecionou todos os canais que serão utilizados, está na hora de integrá-los em toda a empresa. Isto é, não apenas a sua equipe de marketing deve estar ciente das mudanças, mas todas as equipes.

Todas as ações realizadas, como o atendimento ao cliente e as vendas, devem ser alinhadas com a proposta do que é omnichannel. Por isso, lembre-se de comunicar os departamentos de vendas, atendimento, marketing, financeiro e outros.

2. Monitore os resultados e implemente melhorias

O monitoramento da integração dos canais é fundamental para garantir o bom funcionamento da estratégia de omnichannel na sua empresa. Ao analisar o desempenho das ações, é possível identificar possíveis áreas de melhoria.

Muitas vezes, existem pequenas lacunas que podem prejudicar a experiência dos consumidores, fazendo com que você perca clientes ou deixe de realizar vendas. O monitoramento te ajudará a identificar esses pontos com rapidez, fazendo com que os impactos negativos sejam reduzidos.

3. Desenvolva uma boa experiência pós-venda

Como você já sabe, o omnichannel é responsável por proporcionar uma jornada de compra única para os clientes. Mas as ações não param por aí! O pós-venda também é uma etapa fundamental para fidelizar os clientes e otimizar a experiência dos usuários, aumentando as taxas de retenção e de satisfação.

Alguns exemplos de ações que podem ser feitas são a implementação de feedbacks com clientes, mensagens de contato para manter a relação com os mesmos e o envio de presentes em datas especiais.

Esperamos que as informações e as dicas tenham sido úteis para te ajudar a implementar a estratégia omnichannel na sua empresa. Conte com a YAV Digital para alavancar o seu e-commerce e atingir um novo patamar no ambiente digital!

Além disso, continue acompanhando o nosso blog para encontrar outros materiais como esse. Veja também nosso post sobre as tendências para o futuro do e-commerce no Brasil! Te vejo no próximo conteúdo!

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