Se você tem uma plataforma on-line, saber como estão suas métricas é um fator essencial — e pode fazer total diferença em seu site!
O Google Analytics (Universal Analytics) te oferece percepções sobre o comportamento do usuário, o tempo de permanência e qual a sua taxa, seja para aprovação ou rejeição. E configurá-lo é bem simples!
E, para te ajudar nesse processo, a Yav Digital preparou um post com um passo a passo de como fazer essa configuração para te guiar com essas métricas!
Veja também: 10 melhores plataformas de e-commerce para começar sua loja!
1. Crie uma conta no Google
E claro, a primeira etapa dessa lista — a criação de uma conta no Google. O ideal é que você faça uma conta voltada apenas para a empresa!
Dessa forma, você terá uma organização melhor e mais eficaz, sem misturar assuntos pessoais com os do trabalho. Você pode destinar essa conta a todos os usos do Google, para que os dados referentes ao seu negócio fiquem totalmente integrados.
2. Código de acompanhamento gtag.js
Com a sua conta criada, conseguimos entrar na instalação do Google Analytics (G.A), faça o login na sua conta, então, adicione um nome a ela.
Preencha os campos com o nome do website e o URL dele, escolha o setor da sua empresa. Feito isso, clique no botão “Ver ID de acompanhamento”: irá abrir um pop-up que te direcionará para o termos de serviços.
Assim que ler e concordar com os termos, você receberá um código de acompanhamento gtag.js. E, então, é o momento de instalá-lo em seu site!
3. Instalando o código no site
Para a instalação do código em seu site, existem dois meios que pode ser escolhido, dependendo do seu domínio:
– Instalação Manual
Nesse método de instalação, requer o mínimo de conhecimento de HTML. Faça sempre com muita atenção, ou então, você vai precisar da ajuda de um profissional, para ser feita da forma correta e não ocorrer nenhum erro.
Para começar, localize a seção do site, geralmente, ela fica no começo do documento, após a tag. Feito isso, pode seguir para o passo dois: pegue o código e cole logo após, faça isso em todas as páginas que deseja monitorar.
Salve seu arquivo e está pronto. Código Instalado!
Uma dica, mesmo que tenha conhecimento, sempre faça um backup para caso ocorra alguma fallha durante o processo.
– Instalação para sites WordPress
Para essa instalação, use o plugin do G.A que irá inserir a tag automaticamente para você. Depois disso, será possível instalar o código.
Para instalar: acesse o WordPress e vá para a área de plugins > adicionar novo. Como tem muitos deles, analise pelo ícone, clique em instalar e coloque o código que corresponder — agora está pronto!
4. Verificando o funcionamento
Feito toda a instalação, é necessário conferir se ocorreu tudo certo, para isso, acesse o seu site e em seguida, acesse o painel do Analytics e faça o seguinte caminho:
- Tempo real > Visão geral ou Tempo real > Comportamento.
E se você conseguir visualizar o código, está funcionando perfeitamente!
A instalação do Universal Analytics é bem simples, só precisa de um pouco mais de cuidado quando é feito manualmente, mas com um pouco de tempo e ajuda, é possível fazer tranquilamente!
Leia mais: Como atrair mais clientes ao seu e-commerce?
Benefícios de instalar o Google Analytics
Além de ser super simples de usar e instalar, a instalação dele traz vários benefícios para você, conseguindo mensurar muitas quantidades no seu site. Confira:
- Saber quem visita o seu: conhecer o público é um fator importante para todos e não seria diferente para os meios on-line. Ele consegue analisar dados como: a idade, gênero, interesses, se são usuários novos ou alguém que já visitou seu site;
- Identificar a região de origem: mensurar e extrair dados geográficos dos usuários como: país, estado e cidade — além de analisar o idioma;
- O que fazem no site: é possível verificar quais as páginas que visitam, o tipo de conteúdo que mais gostam e o tempo que ficam em cada um deles.
Esses são apenas os motivos que são mais utilizados, mas ainda você consegue analisar muito mais!
E fazer a análise dessas métricas é essencial para te ajudar ainda mais nesse campo, por isso, sugerimos que você leia também: Google Analytics: como usar e quais métricas considerar.
Vimos que o Google Analytics pode ajudar muito no processo de um site, é praticamente essencial utilizá-lo! Com essas análises de métricas, você consegue alavancar ainda mais seu site e negócio.
Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e que tenha entendido como realizar essa instalação. Continue acompanhando o blog do Yav Digital! E até o próximo post!
Impulsione Seu Crescimento com o Marketing Digital da YAV
A YAV Digital tem as ferramentas e a expertise que você precisa para dominar o mundo digital. Nossos especialistas estão prontos para transformar sua presença online e acelerar seu crescimento. Entre em contato agora e veja a diferença!